Benefícios da amora para a nossa saúde

Novidades da amora para nossa saúde
São muitos os benefícios da amora para a nossa saúde. Pode ser consumida de várias formas, o fruto in-natura, sucos do fruto, chá de folhas, farinha de amora e cápsulas, todos com ótimos benefícios para o nosso organismo, além de ser muito saboroso, tanto o fruto como o chá.
A amora é rica em resveratrol, como todo fruto de cor roxa. A amora é nativa da Ásia, Europa, América do Norte e do Sul. Foram e ainda são utilizadas com propósitos medicinais. A amora contém grande quantidade de antocianinas, que são encontradas no pigmento que dá aos frutos suas cores. Antocianinas são poderosos antioxidantes que ajudam a reverter os danos celulares causados pelos radicais livres, e são úteis na prevenção de doenças cardíacas, câncer e derrames.

Benefícios da amora para a saúde

A amora serve para ajudar no tratamento de inflamações das mucosas da boca, inflamações de garganta, infecções urinária, úlcera, inflamações cutâneas, rouquidão, inflamação na gengiva, artrose, controlar a glicose, infecções genitais e intestinais, normalizar a pressão arterial, melhorar as taxas de colesterol, prevenir a obesidade e estimular a memória.

Propriedades da amora para saúde

A amora possui propriedades diuréticas, antidiarreica, antioxidante, reguladora intestinal, cicatrizante, antiinflamatória, bactericida, previne a osteoporose e diminui o risco de doenças cardíacas.
Ela pode ser comprada normalmente em mercados, feiras livres e em lojas de produtos naturais. (Tua Saúde)

Benefícios da amora na menopausa e osteoporose

A amora é uma fruta rica em nutrientes como cálcio e ácido elágico. Possui ação antioxidante e é indicada contra os sintomas da menopausa e da Osteoporose.
A amora é conhecida como reguladora dos hormônios por isso atua com bastante eficácia nos sintomas da menopausa, irritação, ansiedade, nervosismo, memória fraca, dores musculares e nas articulações.

Armando Falconi fala sobre os benefícios da Amora - Veja o vídeo: https://youtu.be/2_oM_wwtOKE


Chá de folhas de amora

O chá de folhas de amora é indicado para ser usado como auxiliar nos tratamentos contra dores de cabeça frequentes, insônia, alterações de libido, depressão e enfermidades nos rins e no fígado.

Na saúde da mulher o chá de folhas de amora se mostra muito benéfico em várias fases da vida: ele alivia as dores das cólicas menstruais e o desconforto da TPM e é um dos aliados de peso durante a menopausa. O ressecamento vaginal e os calores intensos que atingem muitas mulheres, não apenas durante a menopausa, são amenizados com o consumo do chá, que combate também a hipertensão e a glicose em excesso no sangue.

Chá de amora para a saúdeO chá de folhas de amoras trás vários benefícios para a saúde, suas propriedades medicinais são potencializadas na infusão.
Para fazê-lo é muito fácil, basta acompanhar os seguintes passos:
Em uma panela de ferro coloque um litro de água e desligue o fogo assim que começar a ferver.
Coloque a água em um recipiente e acrescente uma colher de sopa de folhas de amoreira secas.
Quando estiver morno coe e beba sem adoçar.

O chá pode ser guardado na geladeira ou em uma garrafa térmica, por não mais que 24h. Não são conhecidas contra-indicações do chá de folha de amora, mas não é aconselhado o consumo de mais de três xícaras por dia por períodos longos. (Chá Benefícios)

O chá de amora não apresenta contra-indicação, pode ser tomado quente ou frio durante todo o dia. Para fazer o chá, usam-se as folhas secas da amoreira, que podem ser encontradas em casas de produtos naturais e fitoterápicos.

Pesquisas indicam que o chá das folhas da amoreira ainda tem propriedades bactericidas, fungicidas, antiinflamatórias e anticancerígenas.

Chá de amora para o emagrecimento

Amora para emagrecimentoA amora se tornou a nova aliada do emagrecimento, especialmente na forma de chá, feito com suas folhas. O chá de amora pode colaborar para a perda de peso devido à presença de fibra e leveduras, que facilitam a digestão e melhoram o funcionamento do intestino, explica a nutricionista Fernanda Odebrecht Tonelli, da Clínica Livon, de Joinville (SC).

Preparo do chá de amora
A maneira correta de fazer o chá que ajuda a emagrecer é ferver um litro de água e acrescentar de três a cinco folhas de amora. O chá pode ser consumido no decorrer do dia em que foi preparado, quente ou em temperatura ambiente, diz a nutricionista.

Ela ressalta que o chá de amora serve apenas como aliado. É importante o acompanhamento nutricional para que o cardápio seja equilibrado e completo de acordo com as necessidades de cada um.

Suco do fruto amora
Usar 100 g de amora para 1 xícara de água. Bata no liquidificador juntamente com a água. Em seguida tomar sem coar.
Este suco de amora é indicado para ajudar no tratamento de osteoporose, porém quando aquecido e adoçado com mel pode ser usado para tratar rouquidão, inflamação nas cordas vocais ou amigdalites. (Tua Saúde)

Farinha de amora para a saúde

Farinha de amoraRegula o apetite: por fornecer um alto conteúdo de fibras, especialmente a pectina, aumenta a saciedade. Isto porque quando as fibras solúveis entram em contato com líquidos no nosso estômago, elas incham, aumentando o seu volume e preenchendo o estômago.
Diminui a absorção de gorduras.
Contribui para o controle do colesterol.
Reduz a absorção de glicose, o que é importante para diabéticos e para quem quer perder peso.
Tem ação antioxidante: a amora é rica em polifenóis como o ácido elágico e as antocianinas, que evitam o envelhecimento precoce, sendo um aliado de uma pele bonita e lisinha.
Regula o intestino: as fibras são essenciais para o funcionamento do intestino.
Auxilia na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

Como usar a farinha de amora
Consumir uma colher de sopa (20g) de farinha de amora em um copo de água, leite desnatado ou suco de frutas natural. Misture bem e consuma até três vezes ao dia, meia hora antes das principais refeições. A farinha de amora possui sabor doce e também pode ser incluída em diversas preparações como bolos e panquecas.

Suco de amora para a saúdeO endocrinologista Alfredo Cury, explica que, por possuir um alto teor de fibras, em especial a pectina, que prolonga a sensação de saciedade, melhora o funcionamento do intestino, evita a retenção de líquidos e reduz a absorção de açúcar e gordura, a farinha da amora é excelente para ajudar no processo de emagrecimento.

Pesquisa sobre o chá de folhas de amoras

O poder nutricional e medicinal da folha de amora:
Estudos realizados em 2009 indicam que o chá de folha de amora, possui vinte e duas vezes mais cálcio que o leite, além de conter mais potássio, magnésio, ferro natural, proteína, fibra, zinco e levedura.
O chá de folha de amora é poderoso complemento alimentar.
Conforme estudo elaborado pelo Departamento de Pesquisa de Função dos Alimentos do Instituto de Saúde e Nutrição do Ministério da Saúde do Japão.

Segundo os estudos, o chá de folhas de amora possui as seguintes propriedades:
1 – Combate ao diabetes. Possui a DNJ, inibidora da taxa de glicose com a liberação natural de insulina.
2 – Rica em proteínas e sais minerais.
3 – Previne a obesidade através da decomposição do açúcar pelo intestino delgado.
Estudos sobre a amora4 – Normaliza a elevação da pressão arterial.
5 – Melhora nas taxas de colesterol e de gorduras neutras no sangue.
6 – Melhora o funcionamento do fígado e dos rins.
7 – Auxiliar no tratamento de calvície.
8 – Melhora da prisão de ventre.
9 – Regula o Intestino.
10 – Tem efeito bactericida e antiinflamatório.
11 – Previne a Osteoporose.

Pesquisas feitas com ratos mostraram que o chá de folha de amora melhora o funcionamento do fígado e dos rins, diminui a pressão arterial e a taxa de glicemia. Foi eficiente até na prevenção do câncer.

Saúde e Bem Estar mostra os benefícios do Chá de Amora Miúra, assista ao vídeo: https://youtu.be/5vrc_LHs5CA


Dúvidas sobre o chá da amora.
Chá da Amora Miúra - Testei! Por Silvinha Prado - Veja o vídeo: https://youtu.be/O2ve8ICRyoI


Abraços e muita paz!

Benefícios da amora para a nossa saúde Benefícios da amora para a nossa saúde Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on maio 21, 2015 Rating: 5
2 comentários:
  1. Excelente contra infecções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Alfredo!!!
      Sim, é excelente contra infecções e outros males.
      Obrigado, fico feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Abraços e ótima semana!!!

      Excluir