A liberdade num mundo regido por padrões

Liberdade em um mundo de padrões
É difícil definir a liberdade num mundo regido por padrões, mas ela é o nosso maior triunfo e não podemos abrir mão da liberdade de sentimentos e vontade própria, pois essa é a verdadeira essência da vida, é o que nos proporcionará a felicidade. A liberdade é um direito de todos nós, mas também é um privilégio na medida em que nem todos podem usufruir. A verdadeira liberdade é um ato puramente interior, como a verdadeira solidão: devemos aprender a sentir-nos livres até num cárcere, e a estar sozinhos até no meio da multidão.

Segundo o filósofo Aristóteles: "O homem livre é senhor da sua vontade e escravo somente da sua consciência". A liberdade também significa responsabilidade e respeito e é por isso que tanta gente tem medo dela, pois a liberdade sem responsabilidade não trará felicidade, mas sim a solidão.

A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência. (Mahatma Gandhi)

Aprender a valorizá-la e respeitá-la é a maior das aprendizagens na vida, principalmente a ideia de que a liberdade apenas existe enquanto a nossa não interferir com a do próximo, mas sim a respeitar.

Trabalhe e sua felicidade

Trabalhe pela sua liberdade

Com uma vida sempre tão agitada será que temos mesmo liberdade, podemos realmente afirmar que somos livres para fazermos o que nos dá vontade?

Se pensarmos mais profundamente podemos ver que nossa autonomia é bem restrita e condicionada. Com horários estipulados para cada atividade, ainda temos que nos vestir e falar de acordo com cada ocasião, pois não queremos ser hostilizados por alguns intimidantes olhares.

Em um mundo regrado pelos padrões, ficar fora deles pode muitas vezes custar muito caro. Ser magro, acordar cedo, fazer hora extra, comprar aquela roupa, fazer dieta, estamos rodeados de convenções que nem sempre se encaixam em todo o mundo.

Mais importante que seguir o que muitas vezes está imposto, é perceber a melhor maneira de se inserir sem ser prejudicado. Olhar intimamente para dentro e conhecer o que de fato nos faz feliz pode ajudar a perceber qual o melhor caminho que se deve seguir.

Obviamente vivemos em sociedade onde muita coisa deve ser respeitada, mas sua vontade tem que ser devidamente considerada. Até que provem o contrário só temos uma vida para ser vivida, se deixarmos de ser o que realmente somos porque pode entrar em choque com a sociedade, é a maior prova do bloqueio da nossa liberdade.

Devemos escolher sempre a felicidade, mesmo que possa parecer um pouco fora da nossa realidade, fique ao lado da sua verdadeira liberdade! (Desconheço o autor)

Nunca abra mão da sua liberdade 

Nunca abra mão de sua felicidadeAquele velho ditado que diz que só valorizamos a algo depois que perdemos, se encaixa perfeitamente quando o assunto é a liberdade. Vemos tantas pessoas presas em uma vida que nunca desejaram, ou trabalhando todos os dias numa profissão que não se identifica, tornando a sua vida um eterno fardo.

Ser livre para escolher como gostaria de viver, é algo essencial para alcançar a felicidade. A submissão que presenciamos por todos os lados deveria ser abominável, pois a cada dia que vemos a vontade própria de algumas pessoas serem anuladas, o caminho para a derrota passa a ficar cada vez mais curto.

Infelizmente muitas pessoas se vêem sem muitas escolhas, mas precisamos compreender que a liberdade é nosso maior triunfo e não podemos abrir mão dela. Muitas vezes pode não ser fácil, mas com certeza mais difícil que tentar e depender daquilo que não o agrada. (kdmensagens)

Liberdade de sentimentos

Todas as grandes coisas são simples. E muitas podem ser expressas numa só palavra: liberdade; justiça; honra; dever; piedade; esperança. (Winston Churchill)
Mas onde se deve procurar a liberdade é nos sentimentos. Esses é que são a essência viva da alma. (Johann Goethe)

A liberdade é um dos dons mais preciosos que o céu deu aos homens. Nada a iguala, nem os tesouros que a terra encerra no seu seio, nem os que o mar guarda nos seus abismos. Pela liberdade, tanto quanto pela honra, pode e deve aventurar-se a nossa vida. (Miguel de Cervantes)

Bom uso da liberdade

Abraços e muita paz!

A liberdade num mundo regido por padrões A liberdade num mundo regido por padrões Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on maio 22, 2015 Rating: 5
Nenhum comentário: