Beleza do corpo e da pele com uso do ágar

Beleza do corpo com ágar-ágar
Cuide da beleza do corpo e da pele com o uso do ágar-ágar.
O ágar é normalmente vendido sob a forma de pó ou como tiras de algas secas. Tem um aspecto esbranquiçado e semi-translúcido. Seu uso é centenário, vem sendo utilizado no Japão desde 1650, é muito utilizado na culinária e na alimentação oriental, vem ganhando muitos adeptos pelo mundo todo.

O ágar-ágar, também conhecido simplesmente como ágar ou agarose, é um hidrocolóide extraído de diversos gêneros e espécies de algas marinhas vermelhas que consiste em uma mistura heterogênea de dois polissacarídeos, agarose e agaropectina.
ágar em pó e o corpoEssas substâncias ocorrem como carboidrato estrutural na parede das células. O nome deste polímero provém da palavra malaia ágar-ágar.
O ágar-ágar é insolúvel em água fria, porém, expande-se consideravelmente e absorve uma quantidade de água de cerca de vinte vezes o seu próprio peso, formando um gel não-absorvível, não-fermentável e com importante característica de ser atóxico.
Possui em sua composição principalmente fibras e também sais minerais (P, Fe, K, Cl, I), celulose, anidrogalactose e uma pequena quantidade de proteínas.
A agarose é um polímero composto de subunidades de galactose. É um componente da parede celular em algas. Quando dissolvida em água quente e seguidamente arrefecida, a agarose toma uma consistência gelatinosa. Esta propriedade é usada em investigação laboratorial, medicina, culinária e indústria.

ágar-ágar em algas secasO ágar-ágar também auxilia no emagrecimento e na beleza da pele.
Um tipo de dieta surgido na Ásia é a dieta Kanten. Este tipo de ágar triplica o seu volume quando ingerido, devido à absorção de água. Como o consumidor sente o apetite saciado com este efeito, tende a ingerir menor quantidade de outros alimentos. A ausência de valor nutricional do kanten, assim como o fato de ser composto por cerca de 80% de fibras, contribui para o controle do peso tanto pela substituição do alimento, como possivelmente também pelo efeito laxativo deste produto. Existem também alegações que o kanten terá alguma eficácia contra a diabetes. (Fonte: FAO e Wikipédia)

ágar em doces e gelatinasBenefícios do ágar-ágar:
É rico em fibras vegetais.
Ajuda no emagrecimento.
Fonte de saúde para o organismo.
Auxilia na tonicidade e elasticidade da pele.
Auxilia no enrijecimento do corpo.
Elimina líquidos acumulados nos casos de inchaço.
Tem efeito laxativo natural e suave.
Fonte de iodo, magnésio e cálcio.
Regula o intestino e a prisão de ventre.
Estimula o metabolismo, ajudando na digestão.
Auxilia na celulite e gordura localizada.
Evita flacidez pós emagrecimento.

ágar-ágar o hidratante da peleO ágar-ágar tem grande efeito hidratante.
Uma hidratação praticamente imediata. A pele se torna mais macia e aveludada e, após alguns dias de utilização, rugas e marca de expressão são menos evidentes. Uma pele mais lisa, com aspecto mais jovem e sadio pode ser observada ao fim de uma vintena de dias de utilização. O efeito hidratante é tão intenso que reduz os sintomas do excesso de exposição ao sol, tais como a vermelhidão e a formação de bolhas.

O ágar ainda funciona como um poderoso vitalizante celular, retarda o envelhecimento dos tecidos, evitando as rugas, enrijece os seios, fortifica as unhas, revigora o couro cabeludo evitando a queda dos cabelos.

O ágar-ágar pode ser preparado com o sumo de frutas, sucos vegetais e líquidos diversos. O poder de gelificar da Agar-agar é maior do que o da gelatina animal, que precisa ser refrigerada para endurecer. O Agar-agar endurece em temperatura ambiente. Pode ser utilizado para substituir os ovos nas receitas caseiras.

Receita de gelatina com ágarReceita de gelatina básica com ágar-ágar.
Ingredientes:
3 xícaras (500 ml) de seu suco preferido, concentrado e adoçado a gosto
2 colheres de chá de ágar-ágar
Modo de preparo:
Dissolva os 4g de ágar-ágar no suco (cerca de 500 ml) e leve ao fogo. Sempre mexendo, ferva por cerca de 2 minutos. Retire do fogo e coloque em recipientes adequados. Espere esfriar e leve à geladeira por 1 hora ou até que fique em consistência de corte. (Fábio Chaves)
A gelatina de ágar-ágar não precisa ser levada ao refrigerador para endurecer, ela endurece normalmente com o resfriamento à temperatura ambiente.

Receita de chá de ágar-ágarChá de ágar-ágar: 
Também pode ser ingerido na forma de chá.
Receita do chá de ágar-ágar:
Uma colher de chá de ágar-ágar
Um copo com água morna.
Dissolver o pó na água morna e pronto.

Estudo realizado por Hiromichi Maeda avaliou a eficácia da combinação de uma alimentação de ágar-ágar com uma dieta japonesa convencional para pacientes obesos com intolerância à glicose e diabetes mellitus tipo 2. Os resultados foram publicados em 2005 no Diabetes, Obesity and Metabolism Journal. Setenta e seis pacientes foram aleatoriamente colocados em uma dieta convencional ou uma dieta convencional com Agar-ágar durante 12 semanas. O peso corporal de ambos os grupos, gordura corporal, distribuição de gordura, índice de massa corporal, controle glicêmico, pressão arterial, resistência à insulina e gordura e lipídios foram medidos antes e após o período experimental. Os resultados revelaram que a dieta do Agar-ágar produziu perda de peso significativa devido à manutenção da redução da ingestão de calorias e melhora do metabolismo.


Algas vegetais ágar-ágar

Abraços e muita paz!

Beleza do corpo e da pele com uso do ágar Beleza do corpo e da pele com uso do ágar Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on novembro 02, 2014 Rating: 5
Nenhum comentário: