Vida e receita que ninguém nos ensina

Chega de vida complicada

Vida e a receita que ninguém nos ensina, a sabedoria para viver bem. “Há momentos em que a luz miúda nos revela muito mais que mil holofotes. Chega de vida complicada. Eu preciso é de simplicidade!” (Padre Fábio de Melo)

A vida é complicada para quem não a sente, e apenas a vive. (Crow Spike)

Na simplicidade aprendemos que reconhecer um erro não nos diminui, mas nos engrandece, e que as pessoas não existem para nos admirar, mas para compartilhar conosco a beleza da existência. (Roberto Shinyashiki)


Vida e a suprema virtude 
No caráter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude. (Henry W. Longfellow)


A real sabedoria da vida

Algo que se pode afirmar com plena e total certeza, é o fato de que a real sabedoria da vida consiste em saber analisar tudo o que a vida nos oferece, tudo aquilo que poderemos extrair de bom ou de ruim, para ver o que realmente nos convém, o que certamente nos poderá propiciar uma melhor qualidade de vida...

Podemos dizer que sabemos viver, quando tivermos o discernimento necessário para captar o que nos poderá ser benéfico ou não. E isso apenas será conseguido através de nosso próprio julgamento, pois nem sempre o que serviu para alguém, poderá resolver nosso problema, confirmando que "cada caso é um caso..."

Li uma citação de Gorki, que é um sábio conselho: "A sabedoria da vida é sempre mais profunda e ampla do que a sabedoria dos homens."

Realmente são muito sábias essas palavras... Induzem a uma reflexão profunda, mostrando-nos a importância de saber aproveitar a vivência. Mostra o quanto nos é importante saber analisar corretamente erros e acertos que formos cometendo durante a vida, ou que formos observando outros cometerem, uma vez que, analisando corretamente, poderemos aproveitar falhas alheias em nosso benefício, pois poderemos ver por quais caminhos não deveremos seguir...

Sabendo aproveitar e interpretar as lições que a vida nos oferece, saberemos que fontes de conhecimento buscar. Se tivermos a capacidade de saber separar o joio do trigo, conseguiremos formar um cabedal de conhecimentos que nenhuma escola, nenhuma faculdade é capaz de nos transmitir.

Uma coisa é o ensino teórico que nos é ministrado nos bancos escolares, que nos mostram como “poderá” ser a vida. Geralmente na prática, a teoria é outra. Desde pequenos, temos que saber “viver” nossa vida, analisando-a e estudando-a passo a passo. Isso ninguém nos ensina, é inato. Ou sabemos, ou não sabemos. Ou captamos as mensagens que a vida nos passa, ou não sabemos faze-lo...

Com isso, não estou dizendo que devemos fugir dos bancos escolares e ir para debaixo de uma árvore meditar. Temos que aprender com os professores o que ele tem para nos ensinar. Temos que aprender com os mais experientes, para captar o que eles têm para nos passar.

Temos, enfim, que buscar conhecimentos nas fontes que tivermos à mão, para podermos, aí sim, usar nosso raciocínio, fazer a média, e ver bem que caminho seguir, sempre sabendo usar em nosso benefício, erros e acertos que outros já cometeram...

Devemos sempre aproveitar a experiência daqueles que já passaram pela vida. Por menor que seja, sempre alguém tem algo para nos transmitir, e esse algo não pode, e não deve ser desprezado. Deve, sim, ser bem analisado, mesmo e principalmente se for um erro grosseiro, pois ao vermos o que outros fizeram de errado, claro é que devemos evitar esse caminho, ou ao menos saber como corrigir o erro.

Enfim, Gorki sabia o que dizia. A sabedoria da vida, está em saber aproveitar a sabedoria dos homens. Não devemos seguir cegamente os ensinamentos que recebemos, já que, sendo transmitidos por pessoas, é passível de erros. Devemos, isto sim, aproveitar os ensinamentos recebidos em benefício de nossa vida, e se assim soubermos agir, certamente poderemos fazer de cada dia de nossa vida, sempre... (Marcial Salaverry)

As pessoas lutam por coisas supérfluas, deflagram guerras por motivos fúteis e complicam a vida por infantilidade. Nem percebem que a vida passa como um sopro. (Mário Pereira Gomes)

Abraços e muita paz!

Vida e receita que ninguém nos ensina Vida e receita que ninguém nos ensina Reviewed by Luis Eduardo Pirollo on fevereiro 04, 2018 Rating: 5
Nenhum comentário: