Dor oriunda do excesso de lixo emocional

Dor causada pelo lixo emocional
Dor emocional. O lixo emocional é a coletânea de desventuras desnecessárias que vamos juntando no decorrer do caminho. Passamos o tempo todo com medo da dor, vivemos tentando nos esquivar dos sofrimentos causados por ela.

No caminho da vida, o pior lixo é o causado pelas desventuras emocionais, pois para este não existe remédio curativo. Neste caso devemos sempre lembrar que a dor é inevitável, mas a persistência no sofrimento é opcional.

Também não podemos viver lamentando o que passou, pois como cita sabiamente William Shakespeare: "Lamentar uma dor passada, no presente, é criar outra dor e sofrer novamente".

É possível repousar sobre qualquer dor de qualquer desventura, menos sobre o arrependimento. No arrependimento não há descanso nem paz, e por isso é a maior ou a mais amarga de todas as desgraças. (Giacomo Leopardi)

Vida e o controle emocional
O homem é o que pensa o dia inteiro. Encha-se alguém de lixo, e tudo que produzirá será monturo. (Ralph Waldo Emerson)

Dor física e dor emocional

O maior medo do ser humano, depois do medo da morte, é o medo da dor. Dor física: um corte, uma picada, uma ardência, uma distensão, uma fratura, uma cárie.

Dor que só cessa com analgésico, no caso de ser uma dor comum, ou com morfina, quando é uma dor insuportável. Mas é a dor emocional a mais temível, porque essa não tem medicamento que dê jeito.

Uma vez, conversando com uma amiga, ficamos nessa discussão por horas: o que é mais dolorido, ter o braço quebrado ou o coração?

Uma pessoa que foi rejeitada pelo seu amor sofre menos ou mais do que quem levou 20 pontos no supercílio?

Dores absolutamente diferentes. Eu acho que dói mais a dor emocional, aquela que sangra por dentro. Qualquer mãe preferiria ter úlcera para o resto da vida do que conviver com o vazio causado pela morte de um filho.

As estatísticas não mentem: é mais fácil ser atingida por uma depressão do que por uma bala perdida. Existe médico para baixo astral? Psicanalistas. E remédio? Antidepressivos.

Funcionam? Funcionam, mas não com a rapidez de uma injeção, não com a eficiência de uma cirurgia.

Certas feridas não ficam à mostra. Acabar com a dor da baixa autoestima é bem mais demorado do que acabar com uma dor localizada.

Parece absurdo que alguém possa sofrer num dia de céu azul, na beira do mar, numa festa, num bar.

Parece exagero dizer que alguém que leve uma pancada na cabeça sofrerá menos do que alguém que for demitido.

Onde está o hematoma causado pelo desemprego, onde está a cicatriz da fome, onde está o gesso imobilizando a dor de um preconceito?

Custamos a respeitar as dores invisíveis, para as quais não existem prontos-socorros. Não adianta assoprar que não passa.

Tenho um respeito tremendo por quem sofre em silêncio, principalmente pelos que sofrem por amor.

Perder a companhia de quem se ama pode ser uma mutilação tão séria quanto a sofrida por Lars Grael, só que os outros não enxergam a parte que nos falta, e por isso tendem a menosprezar nosso martírio.

O próprio iatista terá sua dor emocional prolongada por algum tempo, diante da nova realidade que enfrenta. Nenhuma fisgada se compara à dor de um destino alterado para sempre. (Martha Medeiros)

Vida e o controle emocional

Mantém o teu controle emocional em todas as situações.
Sistema nervoso alterado, vida em desalinho.

Se dificuldades ameaçarem o teu equilíbrio, utiliza-te da oração.
A prece é medicamento eficaz para todas as doenças da alma.
(Joanna de Ângelis e Divaldo P. Franco)

A esperança é a poesia da dor, é a promessa eternamente suspensa diante dos olhos que choram e do coração que padece. (Paolo Mantegazza)

Abraços e muita paz!

Dor oriunda do excesso de lixo emocional Dor oriunda do excesso de lixo emocional Reviewed by Luis Eduardo Pirollo on outubro 27, 2017 Rating: 5
2 comentários:
  1. Bom dia Este mal muitas pessoas sofrem e nem imaginam o quanto é prejudicial a saúde.muita paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida amiga Bernadete!!!
      Sim, este é um mal muito prejudicial para a saúde.
      Obrigado querida amiga, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Abraços, muita paz e ótima semana!!!

      Excluir