Manga fruta nutritiva de alta qualidade

Benefícios da manga para saúde
A manga é uma fruta nutritiva de alta qualidade que traz grandes benefícios para a nossa saúde geral. É uma fruta doce, com excelente sabor e muito refrescante. A manga é considerada a rainha das frutas.

A manga é uma fruta do tipo carnoso, com apenas uma semente, sendo esta aderida ao endocarpo de maneira que só pode ser separada mecanicamente, ela pertence à família das Anacardiaceae.

É um fruto de coloração variada: amarelo, laranja, vermelha e roxa, sendo mais roseada no lado que sofre insolação direta e mais amarelada ou esverdeada no lado que recebe insolação indireta.

Normalmente, quando a fruta ainda não está madura, sua cor é verde, mas isso depende da variedade cultivada. A manga é a fruta nacional da Índia, nativa do sul e do sudeste asiáticos, desde o leste da Índia até as Filipinas, e foi introduzida com sucesso no Brasil, em Angola, em Moçambique e em outros países tropicais.

A polpa é suculenta e muito saborosa e em alguns casos fibrosa, doce, encerrando uma única semente grande no centro. As mangas são usadas na alimentação das mais variadas formas, mas é mais consumida ao natural.


A manga é rica em nutrientes


Propriedades nutricionais da manga:


A manga é um fruto muito rico em nutrientes. O fruto da mangueira contém: 15% de açúcar, em média 1% de proteína, grande quantidade de vitaminas (A, B, C e E) e beta caroteno, antioxidantes e minerais. Contém uma significativa quantidade de ferro de alta qualidade. É rica em fibras solúveis e pectina. Cada cem gramas de manga possui 60 calorias.


Benefícios da manga para a saúde:


● Auxiliam na diminuição do colesterol LDL.

● Combate a anemia, pois possui grande quantidade de ferro.

● Ajuda no combate de câimbras, problemas do coração e estresse, pois possui boa quantidade de potássio e magnésio.

● É benéfica para os que sofrem de acidose.

● Auxilia na digestão e regula o intestino.

● Melhora a visão, pois possui boa quantidade de vitamina A.

● Traz ótimos benefícios para o cérebro.

● Auxilia no combate às afecções pulmonares, tais como: bronquite asmática, bronquite catarral e tosse.

● Auxilia no tratamento de gengivites e feridas na boca e canto dos lábios.

● Ajuda no combate às úlceras varicosas, pois auxilia na limpeza do sangue.

● É preventiva para vários tipos de câncer e leucemia, pois ajudam a combater os radicais livres.

● Auxilia na saúde da pele.


Os benefícios da manga para a saúde:




No Brasil a manga é uma fruta muito comum, existe por toda parte, produz geralmente no verão e muitos não dão nenhum valor ao fruto, pois não conhecem o seu grande valor nutricional. Em diversos países a manga é considerada uma fruta sofisticada e exótica, além do consumo in natura, a manga é usada no preparo de vários pratos elegantes e sofisticados.


Curiosidades sobre a fruta manga:

Acredita-se que a manga é a fruta fresca mais consumida em todo o mundo.

A manga possui mais de cem variedades, alguns dizem que são milhares.

Manga com leite não causa nenhum mal, é um grande mito.

São encontradas menções a ela em canções do século IV em poemas escritos em sânscrito, por poetas como Kalidasa.

Acredita-se ter sido provada por Alexandre, o Grande (século três aC) e o peregrino chinês Xuanzang (7º século dC). Mais tarde, no século 16, o imperador mogol Akbar plantou 100.000 árvores de manga em Darbhanga, Bihar em um lugar agora conhecido como Lakhi Bagh.

Algumas variedades da fruta chegam a pesar mais de dois quilos.

O nome da fruta vem da palavra do idioma malaiala e foi popularizada na Europa pelos portugueses. (Fontes: London Fruit, National Fruit e USP Universidade de São Paulo)


Modos de consumo da manga


Pode ser consumida in natura, em sorvetes, em sucos, saladas, mousses, doces e acompanhamento de vários pratos.

São poucas as contraindicações do consumo da manga, na maioria das pessoas não causa nenhum problema, mas para algumas pessoas há restrições quanto à quantidade a ser consumida. Crianças com menos de dois anos não devem consumir o fruto.

Para estas pessoas é aconselhável consumir mais que dois frutos por dia, pois além de calórico, pode causar desconforto intestinal, reações alérgicas, cólicas de estomago, urticária, constipação e febre.

Abraços e muita paz!

Manga fruta nutritiva de alta qualidade Manga fruta nutritiva de alta qualidade Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on janeiro 05, 2017 Rating: 5
Nenhum comentário: