Vida e o ensinamento consciente e sábio

Vida e a aprendizado consciente e sábio
A vida sempre mostra como ser consciente e sábio, o caminho está disponível para todos, sem exceção. Que a vida lhe ensine a viver com consciência e com sabedoria. Quando as nossas decisões são conscientes e pautadas na sabedoria de vida, as pedras, os espinhos e as tempestades são vencidas com mais facilidade e aceitação.

Seja sábio e consciente em suas escolhas, pense bem no que quer, analise se realmente é o que precisa, entre estes dois existe uma grande diferença, uma imensa lacuna, que muitas vezes torna o caminho repleto de espinhos e pedras desnecessárias.

Segundo o grande filósofo Sócrates, ser sábio e conhecer os limites da própria ignorância. Ser consciente é ter conhecimento de sua própria existência e capacidade de pensar, desejar, perceber, decidir... Portanto, conhece-te a ti mesmo, torna-te consciente de tua ignorância e será sábio. (Doando Vida)

A consciência é um estado de ser. Nesse estado de ser consciente, podemos escolher qualquer outra forma de ser. Podemos decidir ser sábios. Podemos decidir ser piedosos e compreensivos. Podemos decidir ser pacientes e magnânimos.

Se todos os nossos infortúnios fossem colocados juntos e, posteriormente, repartidos em partes iguais por cada um de nós, ficaríamos muito felizes se pudéssemos ter apenas, de novo, só os nossos. (Sócrates)

Vida, sabedoria e consciência

A vida sempre nos ensina o caminho
Se você pensa que sabe; que a vida lhe mostre o quanto não sabe.

Se você é muito simpático, mas leva meia hora para concluir seu pensamento; que a vida lhe ensine que explica melhor o seu problema, aquele que começa pelo fim.

Se você faz exames demais; que a vida lhe ensine que doença é como esposa ciumenta: se procurar demais, acaba achando.

Se você pensa que os outros é que sempre são isso ou aquilo; que a vida lhe ensine a olhar mais para você mesmo.

Se você pensa que viver é horizontal, unitário, definido, monobloco; que a vida lhe ensine a aceitar o conflito como condição lúdica da existência. Tanto mais lúdica quanto mais complexa. Tanto mais complexa quanto mais consciente. Tanto mais consciente quanto mais difícil. Tanto mais difícil quanto mais grandiosa.

Se você pensa que disponibilidade com paz não é felicidade; que a vida lhe ensine a aproveitar os raros momentos em que ela (a paz) surge.

Que a vida ensine a cada menino a seguir o cristal que leva dentro, sua bússola existencial não revelada, sua percepção não verbalizável das coisas, sua capacidade de prosseguir com o que lhe é peculiar e próprio, por mais que pareçam úteis e eficazes as coisas que a ele, no fundo, não soam como tais, embora façam aparente sentido e se apresentem tão sedutoras quanto enganosas.

Que a vida nos ensine, a todos, a nunca dizer as verdades na hora da raiva. Que desta aproveitemos apenas a forma direta e lúcida pela qual as verdades se nos revelam por seu intermédio; mas para dizê-las depois.

Que a vida ensine que tão ou mais difícil do que ter razão, é saber tê-la. Que aquele garoto que não come, coma. Que aquele que mata, não mate. Que aquela timidez do pobre passe. Que a moça esforçada se forme. Que o jovem jovie. Que o velho velhe. Que a moça moce. Que a luz luza. Que a paz paze. Que o som soe. Que a mãe manhe. Que o pai paie. Que o sol sole. Que o filho filhe. Que a árvore arvore. Que o ninho aninhe. Que o mar mare. Que a cor core. Que o abraço abrace. Que o perdão perdoe.

Que tudo vire verbo e verbe. Verde. Como a esperança. Pois, do jeito que o mundo vai, dá vontade de apagar e começar tudo de novo. A vida é substantiva, nós é que somos adjetivos. (Artur da Távola)

Não há sentimento que alcance um coração duro e pequeno; nem sabedoria que toque uma mente fechada; tampouco calor humano que aqueça uma alma vazia. O mérito do aprendizado será sempre de quem permitiu-se afetar... (Sócrates Magno Torres)

O amor é o impulso apaixonado de uma alma para a sabedoria e esta é ao mesmo tempo conhecimento e virtude. (Sócrates)

Abraços e muita paz!

Vida e o ensinamento consciente e sábio Vida e o ensinamento consciente e sábio Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on janeiro 22, 2016 Rating: 5
4 comentários:
  1. Eu aprendi que quando duas pessoas discutindo, não quer dizer que se odeiam. Que duas pessoas felizes, não quer dizer que se amam. Que o mundo dá voltas e a vida é uma seqüência de desafios. Que algumas feridas saram, outras não. Que quem vive do passado é museu. Que quem vive o futuro, não vive, sonha. Que com a pessoa certa uma vida é pouco tempo. Que com a pessoa errada um minuto é muito tempo. Que mesmo acompanhado ainda posso estar só. Que caráter vem de berço, não se compra. Que amor não se exige se dá. Que meus amigos eventualmente vão me machucar porque somos humanos. Que um ato pode mudar toda uma vida (...) mas que nem toda uma vida pode mudar alguns dos nossos atos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, caro amigo Alfeu Gomes!!!
      São todos aprendizados sábios e consciente. São belas lições que a vida nos reserva, ensinamentos que nos impõe no decorrer do caminho, o aprendizado é constante e a tarefa eterna.
      Obrigado caro amigo, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Tenha um excelente e abençoado final de semana!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  2. Que a vida nos ensine a viver com consciência e sabedoriapara acertarmos mais na nossas decisões. Vivemos dentro de grande diversidade de diferentes modos, saber viver é também aceitar e viver em Harmonia.Muita Paz para vc também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida amiga Eloiza!!!
      Sim, que Deus sempre nos ajude a escolher com sabedoria e consciência, somente assim é que vamos conquistar uma vida com mais harmonia e paz.
      Obrigado querida amiga, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Tenha um maravilhoso e abençoado final de semana!!!
      Abraços e muita Luz em seu caminho!!!

      Excluir