Fantásticos benefícios da ameixa seca

Benefícios da ameixa seca para saúde
Conheça os fantásticos benefícios da ameixa seca para a nossa saúde. A ameixa é uma excelente fonte de proteínas, é uma fruta rica em fenóis, possui boa quantidade de potássio, minerais, vitaminas e fibras. 

Existem muitas variedades conforme o seu tamanho, cor, sabor e estação do ano em que se desenvolvem. A ameixa é encontrada em todos os continentes do mundo.

A ameixa é a fruta da árvore denominada ameixeira ou ameixieira, que consumida ao natural, fresca, seca ou demolhada, é um alimento saboroso e saudável. É também muito apreciada em compotas, geleias, sopas, purês, ou em mistura com figos secos, passas de uvas ou nozes raladas, sendo muito utilizada em bolos e tortas.

A grande vantagem do consumo da ameixa seca é que pode ser encontrada o ano todo e pode ser guardada por mais tempo. Graças aos ricos nutrientes presentes na ameixa desidratada, ela é uma fantástica protetora do nosso organismo contra várias enfermidades.

Propriedades e benefícios da ameixa

Vida e saúde com ameixa seca

A ameixa, por ser uma fruta rica em fenóis, atua como eficiente inibidor do câncer e mantém o coração saudável, pois ajuda a manter níveis saudáveis do colesterol.

Por ser rica em fibras, especialmente a pectina, carboidratos, magnésio, sódio e potássio, a ameixa é laxativa, recomendada contra a prisão de ventre.

Por possuir alto teor de fibras ajudam a manter o nível de glicose, reduzindo a possibilidade de ocorrência de diabetes e auxiliam na manutenção do peso, pois ajudam a inibir o apetite.

Por possuir boa quantidade de potássio, é um excelente regulador da pressão arterial, auxilia na circulação sanguínea e mantém a saúde dos vasos sanguíneos.

Por ser uma rica fonte de vitamina B6, auxiliam em muito o sistema nervoso, ajudando na formação do bom humor.

Por ser uma grande fonte de vitaminas A, B2, C e potássio, ela preenche o nível de reabsorção óssea, reduzindo o risco de fraturas, bem como de se desenvolver a osteoporose.

Os médicos afirmam que a ameixa fresca é um magnífico agente terapêutico contra as enfermidades causadas pelos ácidos e associadas às hiperlipidemias, principalmente pelo ácido úrico, tais como o reumatismo, a artrite, a gota; a arteriosclerose, a nefrite; ácidos e gorduras originados por uma alimentação excessiva, à base de proteínas, gorduras saturadas e colesterol.

A ameixa fresca é indicada contra as hemorroidas e a hipocondria. Também é diurética, recomendada contra as afecções de caráter inflamatório das vias urinárias.

A ameixa também é uma fruta desobstruente do fígado, depurativa do sangue e desintoxicante do aparelho digestivo, pelo que se emprega com êxito nas afecções febris do estômago e do intestino.

As ameixas secas também costuma ser empregada no tratamento das afecções das vias respiratórias, tais como: anginas, catarros, etc.

Ameixa seca, benefícios para a vida

As propriedades das variedades da ameixa
A ameixa, conforme a variedade, apresenta algumas diferenças de valor nutricional. Por exemplo, a ameixa-vermelha é rica em provitamina A, ao passo que as outras variedades são relativamente pobres.

A ameixa-amarela é, por sua vez, mais doce e energética, além de conter um pouco mais de proteína.

A ameixa-preta apresenta elevada atividade aquosa, sendo a mais apropriada para o tratamento das afecções urinárias. (Fonte: Dr. Ernst Schneider - em "'A cura e a saúde pelos alimentos"; Instituto Plantarum - em "Frutas brasileiras e exóticas"; e, Wikipédia)

Valor nutricional da ameixa
As Ameixas contém uma grande variedade de componentes saudáveis, tais como vitaminas e minerais. Como a Vitamina A, Vitamina C, ácido fólico e Vitamina K.

As ameixas também são uma boa fonte de vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B3, Vitamina B6 e vitamina E.

As ameixas também são ótimas fontes de minerais, entre eles: potássio, flúor, fósforo, magnésio, ferro, cálcio e zinco.

Em estudos, ficou comprovado que a ameixa seca tem os mesmos tipos de compostos fenólicos (substâncias antioxidantes) da fresca, com exceção de um flavonoide chamado antocianina, que é destruído durante o processo de desidratação.

Mesmo assim, alguns estudos indicam que a capacidade antioxidante da ameixa seca é maior do que a da fresca. Uma das explicações para isso é que, no processo de desidratação, novos compostos fenólicos são produzidos.

Em uma classificação de conteúdo antioxidante de mil alimentos publicada pelo American Journal of Clinical Nutrition (2006), a ameixa seca ocupa o 21º lugar. (Nestlé)

Cuidados no consumo da ameixa seca
A ameixa seca é muito calórica, o ideal é consumir de duas a três frutas por dia. Qualquer alimento consumido em excesso pode ter consequências desagradáveis e, no caso da ameixa seca, não é diferente. Por conter grande quantidade de oxalato, o consumo em excesso da fruta pode causar problemas como pedras nos rins, diarreia e outros desconfortos intestinais.

Abraços e muita paz!

Fantásticos benefícios da ameixa seca Fantásticos benefícios da ameixa seca Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on janeiro 23, 2016 Rating: 5
2 comentários:
  1. Ótimas informações. Além de todas propriedades é uma delicia.Muita Paz para vc também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, querida amiga Eloiza!!!
      Verdade, é uma delícia, gosto muito e faço uso toda vez que temos churrascos ou assados, ajuda muito na digestão. Além disso, é uma grande protetora para o nosso organismo. Só não podemos abusar, pois é muito calórica.
      Obrigado querida amiga, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Tenha um excelente e abençoado dia.
      Abraços e muita paz para você também!!!

      Excluir