A vida e o ponto de equilíbrio cultural

Ponto de equilíbrio e a vida social
A vida é como uma balança, onde o ponto de equilíbrio cultural social está nos padrões que adotamos face aos costumes, hábitos e tradições de um grupo social. São com esses padrões de vida que estabelecemos as nossas verdades e interpretamos o que é certo ou errado.

A harmonia com o grupo onde vivemos é um ponto fundamental para encontrar este equilíbrio social, pois ninguém consegue viver bem isoladamente, isto é, sem seguir as regras e padrões culturais impostos pela sociedade onde vivemos.

Socialmente o indivíduo precisa respeitar ao conjunto de conhecimentos, informações, saberes adquiridos e que ilustram um grupo social ou sociedade, segundo uma perspectiva evolutiva. Doando Vida

"O bem estar, o fazer bem, estar justamente em encontrar o ponto de equilíbrio, é neste momento que as diferenças se igualam, se somam as forças, divide os pensamentos, compartilham a felicidade, luta para vencer as tristezas e tribulações, mas sempre juntos e buscando sempre confiar ao invés de acusar, dialogar ao invés de gerar conflitos". (Lindomar Batista)

"Aquele que é feliz espalha felicidade. Aquele que teima na infelicidade, que perde o equilíbrio e a confiança, perde-se na vida". (Anne Frank)

Vida, equilíbrio e credibilidade

          
Ponto de equilíbrio e a vida social
        
O que é credibilidade? É quando se diz e faz; prometeu, cumpriu. Palavra é compromisso; jamais, em tempo algum, prometa algo que você já tenha certeza que não vai cumprir.

Quando você promete sabendo que não vai cumprir, sua força interna recebe os reflexos da dúvida, da incerteza, da insegurança.

Esse movimento interno de não cumprir o que prometeu exerce uma pressão desnecessária dentro de você, no seu ponto de equilíbrio.

Ponto de equilíbrio é resultado dos padrões aprendidos, culturalmente. Depende dos costumes, dos hábitos, das religiões, das artes que, mantidos pela tradição, estabelecem o que é verdade e o que é mentira; o que é certo e o que é errado.

Se você prometeu, já sabendo que não irá cumprir, esse gesto forma um clima que vai trabalhar contrário à sua força interna. Muito mais grave ainda, prometeu-se para enganar, ou levar vantagens pessoais; enfim, por má-fé.

Credibilidade é você dizer modestamente o pouco que você pode fazer em qualquer circunstância, e, esse pouco cumprir. Se você não sabe se vai cumprir, não prometa, não garanta o compromisso. Tenha coragem de dizer: "Preciso de tempo para refletir, resolver pendências; ou ainda não posso fazer".

Se você não vai cumprir dentro do prazo combinado, avise antes e rápido. Não tenha vergonha de admitir: "Não dá, não posso, não vou conseguir". É engano imaginar que a nossa credibilidade cai quando se fala, antes do prazo combinado, que não vai dar. Afinal, imprevistos são imprevistos.

O que não pode acontecer é você dizer: "Fulano, me desculpe por não ter cumprido nosso compromisso de ontem, você me perdoa?" Agindo assim, é que sua credibilidade vai para o espaço. (Paulo Zabeu)

A felicidade mais elevada é aquela que corrige os nossos defeitos e equilibra as nossas debilidades (Johann Goethe)

Equilíbrio é a habilidade de olhar para a vida a partir de uma perspectiva clara - fazer a coisa certa no momento certo.

Uma pessoa equilibrada será capaz de apreciar a beleza e o significado de cada situação seja ela adversa ou favorável.

Equilíbrio é a habilidade de aprender com a situação e de prosseguir com sentimentos positivos. É estar sempre alerta, ser totalmente focado, e ter uma visão ampla.

Equilíbrio vem do entendimento, humildade e tolerância. O mais elevado estado de equilíbrio é voar livre de tudo e, ainda assim, manter-se firmemente enraizado na realidade do mundo. (Brahma Kumaris)

Abraços e muita paz!

A vida e o ponto de equilíbrio cultural A vida e o ponto de equilíbrio cultural Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on setembro 30, 2015 Rating: 5
2 comentários:
  1. Olá á mais importante é cumprir aquilo,que prometemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, querida amiga Bernadete!!!
      Sim, é muito importante cumprir as nossas promessas para viver em harmonia com os demais.
      Obrigado querida amiga, fico muito feliz com sua presença e participação!!!
      Tenha um dia maravilhoso e abençoado!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir