O fruto abiu e seus excelentes benefícios


Abiu e seus excelentes benefícios à saúde

O fruto ou fruta abiu tem excelentes benefícios para a nossa saúde, principalmente para as doenças pulmonares. Abiu é o fruto do abieiro, uma árvore típica da região amazônica. Faz parte da família das Sapotáceas, assim como o sapoti, fruta-do-milagre, cupã, maná cubiu e tantos outros. 

A forma do abiu difere bastante de uma variedade para outra, podendo ocorrer frutas inteiramente redondas, ovais e mesmo alongadas.  Abiu vem do tupi-guarani e significa fruta com ponta.

A fruta é aproveitada quase sempre ao natural, podendo, porém, ser conservada até uma semana quando refrigerada. Como fruta seca, deve ser consumida exclusivamente quando estiver bem madura e amarela, pois, do contrário, sua casca libera um leite branco e viscoso que adere aos lábios, provocando uma sensação desagradável.

Sendo o abiu fruta generosa, de árvore bonita e de abundante frutificação, basta um único abieiro num quintal caseiro para suprir toda a família da delicadeza dos sabores da fruta. (Livro Frutas Brasil)

Na medicina popular a polpa mucilaginosa dos frutos é comida para aliviar tosses, bronquites, pneumonias e outras doenças pulmonares, anemia e desnutrição. A arvore é muito cultivada também em projetos de reflorestamento, visando fornecer alimento para a fauna.

A fruta abiu e seus benefícios


O fruto Abiu

O abiu é um fruto tipo baga, ovoide a globoso, de casca lisa e amarela e a sua polpa é mucilaginosa, comestível e adocicada, apresentando cor alva ou amarelada. Trata-se do fruto do abieiro, árvore originária da região amazônica próxima às encostas andinas do Peru e do oeste da Amazônia brasileira, que pode chegar a atingir até 10 metros de altura. Por seu alto porte, o abieiro tem a função de sombreadora na agro-floresta.

Na região Norte do Brasil, o abiu é bastante popular, sendo comum a sua comercialização nas feiras e mercados e a presença da árvore em quintais ou pomares domésticos. Muito conhecido já nas civilizações pré-colombianas da América do Sul e Central, o abieiro se espalhou e cresce em quase todo o Brasil litorâneo. Esta fruta vem chamando a atenção devido ao seu valor nutritivo e aos benefícios que traz à nossa saúde.


Benefícios do abiu


Propriedades e os benefícios do abiu

O abiu possui as vitaminas B1, B2, B5 e C e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, além de fibras. A fruta contém propriedades adstringente, amarga, emoliente, tônica, desinfetante e nutriente.

Os frutos, ao serem ingeridos naturalmente, são indicados para tratar casos de pneumonia, bronquite, anemia e desnutrição. A fruta também é utilizada no tratamento de diarreia, disenteria, dor de ouvido, malária, terçol, otite, sapinho da boca de crianças e nos casos de convalescênça.

A casca do abieiro é antidisentérica e baixa a febre; o azeite extraído das sementes do abiu abranda inflamações na pele, sendo aplicado em forma de cataplasma sobre a região afetada. Cada 100 gramas desta fruta contém 95 calorias.


Como utilizar o abiu?

A fruta é consumida quase sempre ao natural, mas pode ser conservada em até uma semana quando refrigerada. Como fruta seca, deve ser consumida quando estiver bem madura (com a casca toda amarela), do contrário, sua casca libera um leite branco e viscoso que adere aos lábios. O abiu é consumido ao natural, mas também pode fazer parte do preparo de sucos, doces, saladas de frutas, sorvetes e geleias.

Para tratar terçol recomenda-se usar de 1 a 2 gotas do chá em cada olho; para otites e otalgia, são utilizadas compressas mornas do chá; o látex do fruto é utilizado para combater vermes, prisão de ventre, herpes e verrugas. A decocção da casca do fruto trata disenteria e febre; já o óleo de suas sementes é utilizado para tratar inflamações em geral, principalmente no ouvido e na pele.

Como consumir o abiu


Benefícios do abiu para saúde 

A fruta abiu é indicada para várias doenças, como:
Aliviar tosses
Bronquites
Pneumonias
Anemia
Desnutrição
Diarreia e Disenteria
Dor de ouvido e otite
Malária
Terçol
Sapinho da boca de crianças


Formas de uso do abiu

Para inflamações - Aplicar localmente cataplasma do azeite extraído das sementes.

Para otite - Pingar algumas gotas do azeite do caroço do abiu, morno, Infelizmente este azeite não é fácil achar no mercado.

Para doenças crônicas dos pulmões - Fazer refeições com a polpa do abiu cozida em água e sal. Utilizar morno, inclusive o caldo, ao qual se pode adicionar mel. Este caldo com mel pode ser tomado ao longo do dia, às colheradas.

Abiu para doenças pulmonares

Para problemas pulmonares também podemos cozinhá-lo com água e sal e tomar o caldo morno com um pouco de mel, consumir várias vezes ao dia.

O óleo extraído das sementes do abiu é indicado para inflamações em geral, principalmente da pele e otites (inflamação no ouvido).
A casca do abieiro é antidisentérica e baixa a febre.

A polpa do Abiu também pode ser transformada em geleias, refrescos e sorvetes.

A fruta abiu, por enquanto, não tem contraindicações e nem efeitos colaterais.

Abiu na medicina popular

Abraços e muita paz!

O fruto abiu e seus excelentes benefícios O fruto abiu e seus excelentes benefícios Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on julho 07, 2015 Rating: 5
9 comentários:
  1. Muito saber e aprender,esta fruta é valiosa tem muitos nutrientes.Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Bernadete Lopes Marino!!!
      Mais um presente divino para a nossa saúde.
      Obrigado, querida amiga, fico muito feliz com sua participação e apoio, valeu!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  2. Estou com problemas nos broncos nao consigo respira direito tenho o pe de abiu mas nao tenho o fruto .nao pode se fazer o cha das folhas para os broncos? Moro em extremoz RN obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Joana Grutner!!!
      Querida amiga, não sei lhe informar se o chá pode ser feito com as folhas, vou ficar devendo.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  3. Boa tarde tenho um pé de abiu em casa pela primeira vez deu flor tem algum inseticida q tem que aplicar p manter o fruto obrigada

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!
    Não, também tenha alguns pés e nunca usei nenhum tipo de veneno.
    Obrigado pela visita e comentário!
    Tenha um excelente e abençoado dia!!!
    Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  5. Encontrei um pe desse fruto, e após pesquisa,vi o quão valioso são as propriedades dessa maravilha,vou aproveitar o máximo dos benefícios que esse fruto oferece. Deus é um criador maravilhoso,e nossos pesquisadores são abençoados por nos ensinar sobre as formas de consumo.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Paulinho/Sorocaba, boa noite!
    Obrigado por sua participação e visita!
    Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  7. Como é feito o chá do abiu evita que doenças

    ResponderExcluir