Acorde para vida revelando os sentimentos

Fuja dos maus sentimentos
Acorde para a vida revelando e administrando os seus sentimentos, não é salutar enclausurar todos os seus sentimentos, alguns deles precisam e devem ser revelados e todos precisam ser administrados. É necessário administrar bem os sentimentos para alcançar uma vida de harmonia e paz. Todo sentimento tem o seu próprio e real valor e precisa de cuidados especiais.

O que são os sentimentos?

Sentimentos são o que seres biológicos são capazes de sentir nas situações que vivenciam. Por exemplo, medo é uma informação de que há risco, ameaça ou perigo direto para o próprio ser ou para interesses correlatos.

A empatia é informação sobre os sentimentos dos outros. Esta informação não resulta necessariamente na mesma reação entre os receptores, mas varia, dependendo da competência em lidar com a situação, e como isso se relaciona com experiências passadas e outros fatores.

O sistema límbico é a parte do cérebro que processa os sentimentos e emoções. A medicina, biologia, filosofia, matemática e a psicologia estudam o sentimento humano.

Nesta concepção, um sentimento é uma decisão que alguém toma em sua mente, ou alma, ou espírito, a respeito de outrem ou algo.

Por este conceito, toda e qualquer palavra que denota emoções quando usada, pode ser classificada como sentimento quando se refere a algo que podemos ou não escolher fazer. (Wikipédia)

Acorde para a vida

Os maus sentimentos

Nesta classificação encontramos os maus sentimentos.
É próprio da natureza humana que os bons sentimentos sejam efémeros e molengos. Ao contrário, os maus sentimentos perduram. A inveja, o ódio, o ciúme, o rancor, o ressentimento podem dirigir as ações de uma vida inteira.

E mobilizam tanto mais quanto os seus detentores se negam a aceitá-los, que é o mais frequente. Neste caso, basta que se lhes apresente alguém a quem odiar para que logo exprimam a sua raiva que asseveram justificadas.

É por isso que os maus sentimentos são explosivamente contagiantes. Estes sentimentos são destrutivos e semeiam o desastre para vida. (J L Pio Abreu)

Há quem guarde maus sentimentos como se fossem tesouros, sem perceber que pérolas de rancor e mágoa nada adornam. Apenas lhes deixam a vida e a alma mais amargas.

Seja feliz: livra-te destas pérolas de rancor e mágoa. Te aparta deste tesouro que ninguém suporta. (Augusto Branco)

Cuidando dos sentimentos

Sentimento sadio é vida em harmonia. Devemos sempre administrar muito bem os sentimentos negativos e doentios.

À medida que expurgamos os sentimentos negativos e doentios de nossa alma a vida reflorescerá. Haverá mais vida em sua vida, mais harmonia em seu viver.

Alimentar sentimentos negativos e doentios, tais como: raivas, mágoas, medos e depressivos, em relação a nós ou ao nosso próximo, faz muito mal para a saúde da nossa alma e para o corpo, em lugar deles devemos nutrir sentimentos sadios, ânimo sereno para viver a vida em harmonia e paz.

Mostre os seus sentimentos 

Revele seus sentimentosA maior parte das suas dores acontece porque você esconde alguns sentimentos. Quando você sente medo, seja lá do que for, os outros podem saber, sim. Não é vergonhoso sentir medo: ele é só um sinal de autoproteção.

Quando você sente raiva, expresse-a! Ela é um sentimento tão natural quanto à afeição. Se você pode dizer a alguém que o quer bem, por que não pode dizer-lhe que sente raiva também?

Se no seu coração existem mágoas, lave-o! Fale sobre elas com quem magoou você. Não deixe que elas corroam sua alma e seu espírito.

Muitas vezes a pessoa nem sabe o quanto magoou e, se você lhe disser, talvez vocês tenham a chance de, em conjunto, esclarecer algo pequeno que pareceu tão grande.

Se for ressentimento o que sente, por que esconde-lo? O ressentimento, depois de expressado, fica mais leve para quem o sente e, um dia, desaparece. Quando menos esperar você notará que veio o perdão em seu lugar.

Se há depressão, há outros caminhos diferentes da opção pelo isolamento. Escolha ouvidos amigos, fale e abra-se para ouvir as respostas, sejam elas quais forem.

Mesmo que venham palavras pouco agradáveis de ouvir, elas podem ser o gancho para trazer-lhe de volta a alegria de viver, a capacidade para enxergar que nem tudo são trevas.

Amigo não é só aquele que lhe empresta o ombro para chorar: muito mais amigo é aquele que traz o tapa que desperta, que o faz acordar para a Vida.

Não há ninguém neste mundo que nunca foi ferido, magoado, machucado. E também não há quem não conheça a alegria de retornar ao porto da felicidade. Você será entendido e compreendido.

Esteja você como estiver, não se esconda!
Mostre-se!
Todo sentimento tem seu próprio e real valor. (Autor desconhecido)

Administre seus sentimentos

Nós somos criaturas de tal modo volúveis que até acabamos por sentir os sentimentos que fingimos. (Benjamin Constant)

Abraços e muita paz!

Acorde para vida revelando os sentimentos Acorde para vida revelando os sentimentos Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on julho 08, 2015 Rating: 5
2 comentários:
  1. A vida é bela depende de nos como diz nosso Rei é preciso saber viver.Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Bernadete Lopes Marino!!!
      É isso, querida amiga, até eles precisam de administração e cuidados. Para uma vida feliz é preciso cuidar bem da saúde dos sentimentos.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença, participação e carinho, valeu!!!
      Tenha um excelente e abençoado novo dia!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir