Os fantásticos benefícios do moranguinho

Benefícios e propriedades do moranguinho
São fantásticos os benefícios do moranguinho para o nosso organismo em geral. O moranguinho ou morango é uma fruta muito saborosa, tem propriedades que apresentam muitos benefícios para a nossa saúde, além de ser um grande aliado para a beleza e saúde da pele. O fruto é repleto de vitaminas e fibras, os morangos estão entre os melhores frutos com capacidade antioxidante e são uma boa fonte de manganês, potássio e vitaminas. O morango é fonte abundante de vitamina C, que é antioxidante e previne gripes, infecções e ainda fortalece os dentes e ossos, e auxilia na prevenção do envelhecimento precoce da pele. O morango é considerado um alimento funcional.

Morango e a saúdeAs frutas vermelhas são frutas ricas nesses compostos nutritivos, vitaminas, minerais e fibras. O morango ou moranguinho está entre as frutas vermelhas mais conhecidas, sendo consumido na sua forma fresca ou na forma processada.

O moranguinho é rico em vitamina C e folato, e em compostos fenólicos como as antocianinas. As antocianinas conferem à ele propriedades fotoprotetoras, antioxidantes, antiinflamatórias, anticarcinogênica, anti-mutagênica e moduladora de vias enzimáticas. Estudos recentes mostram que o consumo de morangos por dois meses reduz o dano oxidativo a nível celular, tecidual e subcelular, além de melhorar os biomarcadores antioxidantes do organismo e do perfil lipídico.

O Morango pode rejuvenescer a textura da pele. Pois, o Morango possui algumas substâncias como o ácido alfa-hidroxi, que atua como um esfoliante.
Também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo, assim resfriados, tosse e várias infecções virais.

Benefícios do moranguinho

Alguns estudos apontam a função preventiva dos polifenóis no progresso de ulcerações gástricas, erosões e câncer. Evidências sugerem que a adição de um alimento rico em polifenóis, como o morango, na dieta melhore os fatores de risco para doenças cardiovasculares, inibindo a inflamação e a agregação plaquetária, melhorando a função endotelial, o perfil lipídico e diminuindo os radicais livres, impedindo assim a oxidação do LDL.

O morango é uma fruta vermelha de origem européia de baixo valor calórico e rico em vitaminas (C, A, E, B5 e B6), fibras, minerais (cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio) e flavonóides (antocianinas). O ideal é consumi-lo na sua forma natural e orgânica, ou seja, sem pesticidas. A diversidade dos componentes químicos do morango confere o seu sabor e aroma. Para obter um bom sabor o seu conteúdo de açúcar e ácidos devem estar no padrão ótimo.
O Ácido aspártico, presente no morango ajuda na remoção de toxinas do corpo.

Morango é alimento funcionalO morango é uma excelente fonte de potássio e de magnésio, eles inibem a absorção de sódio no corpo, portanto, ajuda na redução da pressão arterial.

Estudos tem demonstrado que os flavonóides presentes no morango conferem a ele grande atividade antioxidante, antiinflamatória e imunomoduladora. Essas propriedades ajudam na prevenção de doenças cutâneas, cardiovasculares, alguns tipos de câncer, obesidade, desordens gástricas, entre outras. Alguns estudos demonstram o seu benefício contra os danos provocados pela H.pilory, responsável por alguns tipos de gastrite e úlcera gástrica, diminuindo a concentração de radicais livres e inibindo a ação de citocinas pró-inflamatórias.

Além do alto conteúdo de antocianinas apresenta ainda em sua composição outro poderoso antioxidante, a vitamina C. Os dois trabalhando em conjunto ajudam a melhorar o perfil lipídico, controlando os níveis de colesterol e triglicerídeos, reduzindo o dano ao DNA celular e prevenindo contra o surgimento de doenças. Além disso, aumentam a defesa antioxidante natural do organismo através da modulação positiva das enzimas antioxidantes.

Benefícios do moranguinho para o organismo.

Morango e noso organismoO morango é uma fruta muito rica em vitaminas, sobretudo em vitamina C e minerais. Desta forma têm propriedades antianémicas e restauradoras.

Os morangos ajudam nos problemas de retenção de líquidos, ou seja, é uma fruta diurética. Por este motivo, são muito benéficos em casos de artrites, gota ou obesidade.

Além disso, os morangos são recomendados em casos de problemas de trânsito intestinal, como é o caso da obstipação, já que conta características laxantes.

Por outro lado, os morangos também têm um importante papel no crescimento ósseo, tecidos e sistema nervoso das crianças.

Também é importante destacar a quantidade de ácido fólico que os morangos contêm, um composto que favorece a multiplicação celular e a sua falta está associada a casos de anemia e problemas cardiovasculares.

Os morangos também são uma boa fonte de fibra, o que previne ou melhora a obstipação, porque ajuda a regular o trânsito intestinal.

Uma xícara de morangos que contenha aproximadamente oito unidades grandes, apresenta 50 calorias, 11 gramas de carboidratos e 1 grama de proteína, uma porcentagem muito pequena de gorduras e não contém colesterol, além de oferecer numerosos benefícios a nosso organismo. (Melhor com Saúde)

Propriedades do moranguinho para a saúde.

Morango para nossa saúdeO morango tem propriedades antioxidantes.
O morango nos oferece propriedades antioxidantes, que ajudam a combater o estresse oxidativo, produzido pelos radicais livres, que são um subproduto natural do metabolismo celular e que têm a capacidade de danificar ou destruir células saudáveis, produzindo ou não danos coronários.

Propriedades contra o câncer.
Graças às suas propriedades antioxidantes, o morango pode ser um útil tratamento contra o câncer, especialmente os cânceres de cólon e de próstata, já que acredita-se que o morango possa deter seu avanço.
Pesquisas apontam cada vez mais que os morangos são uma potência anticâncer. Um estudo, publicado em novembro de 2012 na Revista Internacional do Câncer, mostrou que o extrato de morango inibiu o crescimento de tumores no pulmão em ratos expostos a fumaça de cigarro. Morangos também podem proteger contra outros cânceres, incluindo de boca, de mama e cervical.

Propriedades contra o colesterol e doenças coronárias
O morango pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue, em pacientes com dislipidemia, onde os níveis de colesterol não podem ser regulados.
Ele também reduz o risco de surgirem doenças coronárias e acidentes cerebrovasculares, que estão ligados aos níveis de colesterol alto.
Um estudo recente realizado pela Universidade de Harvard relaciona o morango a um menor risco de ataques cardíacos entre mulheres mais jovens. O estudo acompanhou mulheres entre vinte e cinco e quarenta e dois anos que comiam mais do que três porções de morangos por semana.

Propriedades contra a aterosclerose 
O morango pode prevenir a aterosclerose, uma condição onde as artérias endurecem e perdem sua função, afetando em muitos casos a pessoas com síndrome metabólica – sintomas que afetam a um indivíduo com excesso de gordura abdominal, hipertensão e níveis elevados de colesterol.

Shake de morango Para essas pessoas, obesas e com síndrome metabólica, o morango, ou mais especificamente o pó liofilizado do morango, reduz a capacidade que as placas de gordura apresentam de aderir às paredes dos vasos.

Propriedades anti-inflamatórias:
Os fenóis presentes nos morangos lutam contra muitas doenças inflamatórias, tais como a osteoartrite, a asma e a aterosclerose, através da inibição da enzima ciclo-oxigenase.

Propriedade para a visão.
Os estudos da oftalmologia publicou recentemente um estudo em que três ou mais porções de morangos por dia pode diminuir a possibilidade de contratação relacionadas com a idade e degeneração macular por mais de um terço.

Propriedades no auxilio do diabetes:
Em um recente estudo finlandês, quando as mulheres saudáveis comeram pão branco com morangos, sua resposta glicêmica ao pão melhorou 36% em comparação com os indivíduos que comeram apenas pão. Os pesquisadores acreditam que alguns componentes presentes nos morangos (polifenóis) retardam a quebra e absorção de carboidratos, diminuindo a necessidade de insulina para manter a glicemia normal. Nesse caso, consumir geleia de morango com pão, parece ser uma ótima opção para os diabéticos.

Propriedades para os dentes:
Os cientistas acreditam que os polifenóis inibem a degradação dos amidos na boca, limitando o acúmulo de placas nos dentes, e também, combatem as bactérias que contribuem para a cárie dentária.

Propriedades do chá de morangos.

Chá de morangoO chá das folhas do morango são muito utilizados na melhora das funções de todo o organismo. Porém seu uso principal é mais voltado para auxiliar em problemas digestivos. Esse chá ajuda a emagrecer, é antioxidante, diurético, ajuda a purificar o sangue, além de conter as propriedades existentes na fruta.

Podemos utilizar, também, o chá da própria fruta. Você deve lavar bem oito morangos, retirar as folhas e esmagar com um garfo, em seguida esquente meio litro de água com dois dentes de cravo-da-índia e um pedaço de canela em pau, coloque os morangos e deixe ferver por aproximadamente dez minutos. Deixe esfriar um pouco e adoce ao seu gosto, com adoçante ou uma colher de chá de mel.

Você pode consumir esse chá sempre que precisar equilibrar os ácidos estomacais. As pessoas que sofrem de azia, refluxo ou qualquer condição que possa gerar desconforto gastrointestinal podem tomar o chá pelo menos três vezes na semana, sempre após as refeições. (Priscila Melo)

Os frutos cortados e esfregados nos dentes alguns minutos antes da escovação, podem auxiliar no clareamento dos dentes e remoção da placa bacteriana. Os frutos moídos são aplicados na pele para aliviar queimaduras de sol e clarear sardas.

Os moranguinhos também são muito usados em gelatinas, shakes, sorvetes, bolos, tortas e sucos de frutas. Um suco de morango bem gelado é excelente para matar a sede durante o verão. Também pode ser utilizado em saladas.

Morangos orgânicos

Os moranguinhos cultivados em processo agrícola tradicional costumam concentrar agrotóxicos. Portanto, antes de consumí-los é importante fazer uma boa higienização da fruta. Se possível, prefira consumir morangos orgânicos, livres de agrotóxicos e pesticidas.

Abraços e muita paz!

Os fantásticos benefícios do moranguinho Os fantásticos benefícios do moranguinho Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on maio 07, 2015 Rating: 5
Nenhum comentário: