A sabedoria é o equilíbrio dos dois eus

Sabedoria, equilíbrio dos dois eus
A sabedoria se aprende com a vida, é o equilíbrio dos dois eus. Esses dois eus vivem em nós por toda a nossa vida. A sabedoria é o equilíbrio do discernimento com o amor na manifestação da consciência. O equilíbrio e a profundeza da sabedoria estão fundados no aprendizado e evolução do ser humano.
A sabedoria mais elevada é aquela que corrige os nossos defeitos e equilíbra as nossas debilidades. O sinal mais seguro da sabedoria é a constante serenidade. Em todas as circunstâncias da vida o equilíbrio e a serenidade são essenciais para alcançar a sabedoria do viver.

Equilíbrio dos dois eus

Duas pessoas têm vivido em você por toda a sua vida. Uma é o ego, tagarela, exigente, histérico, calculista; a outra é o ser espiritual escondido, cuja silenciosa voz de sabedoria você somente ouviu ou reparou raramente, você revela em si mesmo o seu próprio guia sábio. (Sogyal Rinpoche)
Uma introspecção nos dois eus dentro de um homem esclarece muitas confusões e contradições. Foi nosso entendimento que precedeu a nossa vitória. (Vernon Howard)

Introspecção dos dois eus

Caminhos para aprender a sabedoria

Confúcio certa vez disse que há três caminhos para aprender a sabedoria:
Primeiro, pela reflexão, que é o mais nobre;
Segundo, pela imitação, que é o mais fácil;
Terceiro, pela experiência, que é o mais implacável.
Ganhar sabedoria, a virtude mais almejada em quase todas as culturas, é um exercício em aprendizagem sobre a vida, análise cuidadosa e em ações pensadas.

A sabedoria não se transmite, é preciso que nós a descubramos fazendo uma caminhada que ninguém pode fazer em nosso lugar e que ninguém nos pode evitar, porque a sabedoria é uma maneira de ver as coisas. (Proust)

O controle dos dois eus

Você tem a liberdade de decidir que atitudes tomar.
Não existe ninguém, nenhuma lei, muro, prisão nem circunstância que possa impedi-lo de exercer controle sobre sua própria mente.

As circunstâncias não podem controlá-lo. Você tem o controle sobre si mesmo. O mundo ao seu redor pode ser bom ou ruim, mas a decisão está em suas mãos.

Você pode ter nascido em um palácio e acabar por não fazer nada da sua vida. Ou você pode ter crescido em um gueto e tornar-se uma pessoa de grandes realizações.

Você pode ser paciente em meio a frustrações. Você pode manter o foco no meio da confusão. Você pode ser disciplinado em meio à libertinagem.

Como ser sábioVocê pode ser positivo em face ao desespero e amoroso em face à amargura.
A pessoa que você é por dentro não depende das coisas que acontecem do lado de fora.

Uma vida de sucesso é consequência da nossa firmeza de propósitos e nossa habilidade em usar os caprichos das circunstâncias em vez de sermos consumidos por eles.

Como ser sábio 

Aquele que conhece os outros é sábio.
Aquele que conhece a si mesmo é iluminado.
Aquele que vence os outros é forte.
Aquele que vence a si mesmo é poderoso.
Aquele que conhece a alegria é rico.
Aquele que conserva o seu caminho tem vontade.
Seja humilde e permanecerás íntegro.
Curva-te, e permanecerás ereto.
Esvazia-te, e permanecerás repleto.
Gasta-te, e permanecerás novo.
O sábio não se exibe, e por isso brilha.
O sábio ouve muito, mas fala pouco.
E quando fala, edifica as pessoas.
O sábio não se faz notar, e por isso é notado.
O sábio não se elogia, e por isso tem mérito.
E, porque não está competindo, ninguém no mundo pode competir com ele.

Só o conhecimento que vem de dentro é capaz de revelar o verdadeiro discernimento. (Aristóteles)

O poder da sabedoria

O poder de um ser humano não está na sua musculatura, mas na sua inteligência. Os fracos usam a força, os fortes usam a sabedoria. Procure a sabedoria e aprenda a escrever os capítulos mais importantes de sua história nos momentos mais difíceis de sua vida. (Augusto Cury)

Assim como as pedras preciosas são tiradas da terra, a virtude surge dos bons atos e a sabedoria nasce da mente pura e tranquila. Para se andar com segurança, nos labirintos da vida humana, é necessário que se tenham como guias a luz da sabedoria e virtude.
Assim como, em verdade, a terra recebe com serenidade tudo, puro e impuro, que se atira sobre ela, assim também aceitarás com serenidade tanto a alegria como a tristeza - se pretendes atingir a sabedoria. (Frases Budistas)

Sabedoria é sabaer adaptar-se

Abraços e muita paz!

A sabedoria é o equilíbrio dos dois eus A sabedoria é o equilíbrio dos dois eus Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on maio 08, 2015 Rating: 5
Nenhum comentário: