Alimento para a vida mental e espiritual

Energia espiritual
Será que temos boa saúde mental e espiritual? Qual o é o alimento correto para a saúde da vida mental e espiritual? Para alimentar a mente e o espírito é necessário praticar a paciência, fazer o bem e aprender a viver em união, todos são práticas essenciais para a boa saúde espiritual. O pensamento é fermento espiritual, é a mente que nutre o espírito. Não podemos esquecer que a evolução espiritual é o fruto máximo da justiça. Na vida espiritual, o nosso sentimento de amor é o que importa. A intenção, boa ou má, influencia diretamente nossa vida no futuro. Qualquer ação, por mais simples que seja, se feita com coração, produz benefícios na vida das pessoas que nos cercam.

Quantos estão espiritualmente quase mortos, vivendo sem alegria mental e espiritual? Quantos estão presos a uma rotina de trabalho cansativa, desanimadora, onde não conseguem enxergar horizontes melhores e perspectivas de prosperidade? Quantos vivem vidas familiares desgastada, arruinadas e destruídas? Quantos estão desanimados frios e sem vontade de produzir bons frutos?

Precisamos de reavivamento mental e espiritual, quando não conseguimos mais sonhar, quando não conseguimos mais crer, ou quando não conseguimos mais ter esperança. Precisamos de reavivamento quando a nossa alegria espiritual está desaparecendo em nossos corações. Precisamos de reavivamento quando os dons do Espírito estão se apagando em nós ou quando não temos mais o prazer da vida. (Josias Moura)

Crescimento e evolução espiritual

Os mestres dizem que a descoberta espiritual é solitária. "Por que estamos juntos, então?", perguntou um discípulo. "Vocês estão juntos porque um bosque é mais forte que uma árvore só", respondeu o mestre. "O bosque resiste muito mais ao vento, além de ajudar ao solo a ser fértil", continuou. "O que faz a árvore forte é a raiz, mas ela não pode fazer nenhuma outra planta crescer". E o mestre conclui: "Ter o mesmo propósito e deixar que cada um cresça é o caminho dos que comungam com Deus".  "A alegria de seu espírito é o indício de sua força." (Paulo Coelho)

Pensamento é fermento espiritual

O fermento espiritual é uma substância que excita outras substâncias, e nossa vida é sempre um fermento espiritual com que influênciamos as existências.

Nossos modos e costumes geram modos e costumes da mesma natureza, em torno de nossos passos, mormente naqueles que se situam em posição inferior à nossa, nos círculos da experiência e do conhecimento.

Nossas atitudes e atos criam atitudes e atos do mesmo teor, em quantos nos rodeiam, porquanto aquilo que fazemos atinge o domínio da observação alheia, interferindo no centro de elaboração das forças mentais de nossos semelhantes.

O único processo, portanto, de reformar edificando é aceitar as sugestões do bem e praticá-las intensivamente, por intermédio de nossas ações.

A mente, em razão disso, é a sede de nossa atuação pessoal, onde estivermos.
O pensamento é fermentação espiritual. Em primeiro lugar estabelece atitudes, em segundo gera hábitos e, depois, governa expressões e palavras, através das quais a individualidade influencia na vida e no mundo. (Emmanuel)

O Alimento Espiritual 

Amor é o alimento espiritualO professor lutava na escola com um grande problema.
Os alunos começaram a ler muitas histórias de homens maus, de roubos e de crimes e passaram a viver em plena insubordinação.

Queriam imitar aventureiros e malfeitores e, em razão disso, na escola e em casa apresentavam péssimo comportamento.
Alguns pronunciavam palavrões, julgando-se bem-educados, e outros se entregavam a brinquedos de mau gosto, acreditando que assim mostravam superioridade e inteligência.

Esqueciam-se dos bons livros.
Zombavam dos bons conselhos.

O professor, em vista disso, certo dia reuniu todas as classes para a merenda costumeira, apresentando-se uma surpresa esquisita.
Os pratos estavam cheios de coisas impróprias, tais como pães envolvidos em lama, doces com batatas podres, pedaços de maçãs com tomates deteriorados e geléias misturadas com fel e pimenta.

Os meninos revoltados gritavam contra o que viam, mas o velho educador pediu silêncio e, tomando a palavra, disse-lhes:
- Meus filhos, se não podemos dispensar o alimento puro a benefício do corpo, precisamos também de alimento sadio para a nossa alma. O pão garante a nossa energia física, mas a leitura é a fonte de nossa vida espiritual. Os maus livros, as reportagens infelizes, as difamações e as aventuras criminosas representam substâncias apodrecidas que nós absorvemos, envenenando a vida mental e prejudicando-nos a conduta. Se gostamos das refeições saborosas que auxiliam a conservação de nossa saúde, procuremos também as páginas que cooperam na defesa de nossa harmonia interior, a fim de nunca fugirmos ao correto procedimento.

Com essa preleção, a hora da merenda foi encerrada.
Os alunos retiraram-se cabisbaixos.
E, pouco a pouco, a vida dos meninos foi sendo retificada, modificando-se para melhor. (Mensagens Espirituais)

Saúde física, emocional e espiritual

Busquemos compreender as nossas limitações e as dos outros, sem jamais perder a fé e a esperança. A fé e a esperança são as vitaminas essenciais para mantermos a nossa saúde física, emocional e espiritual. Lembremo-nos de que Jesus está no leme deste barco da vida, nos guiando e nos amparando em todos os instantes. (Gotas de Paz)

O carisma é a expressão da alma

O carisma é a expressão da alma. Quando a alma fala, sua essência espiritual e divina se manifesta, e a pessoa brilha, conquista, aparece. É nela que reside sua força e poder. Negá-la é preferir a obscuridade. (Zíbia Gasparetto)

Abraços e muita paz!

Alimento para a vida mental e espiritual Alimento para a vida mental e espiritual Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on maio 29, 2015 Rating: 5
4 comentários:
  1. Luis Eduardo Pirollo · Quem mais comentou · Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha - UNIVEM
    Alimento para a vida mental e espiritual.
    O pensamento é fermento espiritual, é a mente que nutre o espírito. Não podemos esquecer que a evolução espiritual é o fruto máximo da justiça.
    Descurtir · 1 · Responder · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · há 7 horas

    ResponderExcluir
  2. O único processo, portanto, de reformar edificando é aceitar as sugestões do bem e praticá-las intensivamente, por intermédio de nossas ações.

    ResponderExcluir
  3. Uma boa saúde mental requer que o individuo tenha uma atitude de otimismo e que independente de suas experiências de seu passado visualize esperanças para si e com essa base enfrente os desafios presentes e futuros sem alimentar ressentimentos e culpa do passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, caro amigo Alfeu R Gomes!!!
      Certamente, caro amigo, sem uma boa saúde mental e bons pensamentos fica impossível uma evolução espiritual, a mente trabalha como fermento espiritual.
      Obrigado, caro amigo, fico muito feliz com sua presença, participação e apoio, valeu!!!
      Tenha um excelente e abençoado domingo junto dos seus!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir