Maravilhosos benefícios da fruta mirtilo

Benefícios da fruta Mirtilo
São maravilhosos os benefícios da fruta mirtilo para o nosso organismo. O mirtilo é uma fruta pouco consumida no Brasil. A fruta é riquíssima em nutrientes, também é conhecida como blueberry e é vendida na forma congelada ou in natura. O mirtilo é uma pequena fruta de forma arredondada e de cor roxa bem escura. O mirtilo já está classificado com alimento funcional, seu uso constante proporciona vários benefícios para o nosso organismo, além de possuir poucas calorias, o que auxilia em regimes alimentares.

O Vaccinium myrtillus é um arbusto que pertence à família Ericácea (família da azálea). As plantas são arbustos de pequeno porte nativos da Eurásia e que também crescem em sub-bosques das florestas temperadas na Europa. Existe também o mirtilo americano, uma espécie nativa da América do Norte Vaccinium corymbosum É uma planta arbustiva, o fruto é uma baga que quando maduro adquire a coloração azul arroxeada, de tamanho pequeno, de sabor doce-ácido. Esta planta adapta-se bem ao clima temperado.

Mirtilo para a saúde

Uso medicinal do mirtilo

O mirtilo já era um fruto utilizado pelo homem desde o século XVI, principalmente devido às suas propriedades antioxidantes e antibacterianas. Esta pequena baga está no topo dos alimentos com maior teor de antioxidantes e é rico em fibra, vitaminas A, B e C e sais minerais (Mg, Ca, P, Fe, Z, Se, Mn, L).

Atua em casos de diarréias graves. Embora a medida principal para o tratamento de diarreia seja a hidratação imediata.

Indicado para ação local no alívio de inflamações na boca e catarros.
Já foi muito utilizado contra febres.
É atribuída à mirtilina a ação antibacteriana, sendo atualmente aceita como tratamento para infecção urinária baixa de repetição, principalmente em forma de suco.

Mirtilo e a nossa saúdeMirtilo é uma planta que trabalha bem na restauração da pequena circulação e por isto é usada em retinopatia diabética, falta de perfusão renal e pé diabético.

Pesquisas recentes mostram que o mirtilo também é eficaz no combate aos radicais livres e ao colesterol ruim do organismo.

A folha também tem sido utilizada na medicina tradicional para tratar diferentes doenças como o diabetes. O instituto americano, National Institutes of Health, o reconhece como efetivo para problemas na retina de pessoas com diabetes ou pressão sanguínea alta.

Na culinária pode ser utilizada em cereal matinal, geleias, doces, vinhos, bolos, panquecas e etc. Seu suco era empregado para tingir finos vinhos tintos. (Wikipédia)

Benefício do uso do mirtilo 

Segundo a nutricionista Eneida Ramos, o mirtilo tem muitas propriedades benéficas à nossa saúde.

Propriedades do mirtiloForte ação antioxidante e combate ao envelhecimento precoce.
O mirtilo é rico em antioxidantes como os flavonoides, antocianidinas e resveratrol. Os antioxidantes são essenciais para combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e o desenvolvimento de algumas doenças.

Valor nutricional.
Fornece vitaminas A, C, E e minerais como potássio, cobre, ferro e zinco.

Ação antiinflamatória e proteção celular.

Um estudo publicado no Journal of Nutrition em 2009 mostrou que o mirtilo atenua a resistência à insulina e protege contra a inflamação do tecido adiposo em ratos alimentados com uma dieta rica em gorduras (dieta obesogênica). Esses efeitos benéficos do mirtilo podem ser resultado da habilidade das antocianidinas do mirtilo ajudarem a regular genes inflamatórios. Essa pesquisa sugere que o mirtilo tem ação de proteção celular e antiinflamatória, conferindo benefícios ao metabolismo no combate às patologias associadas à obesidade.

Ação anticâncer.

O mirtilo contém ainda ácido elágico e polifenóis. Esses componentes estimulam os mecanismos de eliminação de substâncias cancerígenas.

Saúde Cardiovascular. 
Saúde cardiovascular com mirtiloO resveratrol presente no mirtilo ajuda a prevenir processos oxidativos que levam a formação de aterosclerose (placas de gordura nas artérias). Um estudo publicado no periódico Circulation em janeiro deste ano sugeriu que o consumo regular (3 vezes na semana) de mirtilos e morangos podem diminuir o risco de ataques cardíacos em mulheres. Os pesquisadores encontraram uma redução de praticamente um terço no risco de ataque cardíaco em mulheres que consumiam essas frutas regularmente. Os pesquisadores acreditam que essa ação pode ser resultado dessas frutas oferecerem grande quantidade de flavonoides, compostos com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, protegendo a saúde cardiovascular. A antocianidina também pode contribuir na redução da formação de placas de aterosclerose, o que favorece também o fluxo sanguíneo.

Regule a glicemia com mirtilo.

O mirtilo tem baixo índice glicêmico, contribuindo na regulação da glicemia (açúcar do sangue). É uma excelente alternativa para pessoas que apresentam diabetes ou com intolerância à glicose.

Baixo valor calórico.
Regule a glicemia com mirtiloA cada 100 gramas = 32 calorias. O que torna a fruta uma aliada nas dietas de emagrecimento.

Sugestão de consumo do mirtilo: 

No desjejum acompanhando cereais ou salada de frutas.
Na forma de sucos, vitaminas, smoothies ou shakes, utilizando a fruta fresca ou congelada.
Elaboração de recheios de tortas, bolos ou geléias.
Acompanham muito bem sorvetes, iogurtes e sobremesas.

A versão congelada conserva a ação antioxidante da fruta, e a vantagem é poder consumir durante o ano todo. (Eneida Ramos - Nutricionista)

De acordo com muitos estudos, o mirtilo tem a capacidade de auxiliar na redução da gordura da região abdominal por conter muitas fibras, baixo teor de calorias e baixo índice glicêmico.

Estudos sobre o mirtilo

Pesquisas sobre o mirtiloPesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) comprovaram que o mirtilo produzido no Brasil tem as mesmas características do blueberry – a versão original da fruta, cultivada nos Estados Unidos e na Europa – e possui a mesma quantidade de pigmentos antocianos. É este pigmento que age de maneira benéfica em nosso organismo: combate os radicais livres, é antiinflamatório, melhora a circulação e reduz o colesterol ruim. Outro benefício comprovado do mirtilo está ligado à saúde dos olhos.

Estudos científicos têm mostrado que o mirtilo previne doenças relacionadas à visão, como catarata e glaucoma, melhorando a capacidade de leitura e o foco da visão.

Em um estudo recente, a fruta se mostrou eficaz em trazer benefícios cognitivos à saúde, já que pôde-se verificar melhoras significativas da memória e da função cerebral. Pode ainda prevenir ou controlar as doenças de Alzheimer e Parkinson.

Mirtilo para uma boa memória

Abraços e muita paz!

Maravilhosos benefícios da fruta mirtilo Maravilhosos benefícios da fruta mirtilo Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on abril 20, 2015 Rating: 5
Nenhum comentário: