Não deixe a tristeza invadir a sua vida

Não deixe a tristeza invadir sua alma
Cuide-se, não deixe a tristeza invadir a sua vida e a sua alma. Todos nós passamos por momentos de tristeza, mas não se pode permitir que ela se aloje na nossa vida ou na nossa alma perpetuamente, não podemos deixar que ela se transforme em desânimo ou frustração eterna, não podemos permitir que ela se transforme em um vício que provoca o sofrimento.

A tristeza é um estado afetivo duradouro caracterizado por um sentimento de insatisfação e acompanhado de uma desvalorização da existência e da realidade. A tristeza é um desgosto pela vida, um sentimento humano que se traduz em desânimo ou frustração em relação a alguém ou alguma coisa. Ela é um sentimento que pode provocar reações como a insônia e depressão. Este sentimento é teimoso e persistente, precisa de policiamento constante. É preciso perder a mania de ficar remoendo os fatos ruins que faz a melancolia perdurar por muito tempo.

Cuidado com a tristeza prolongada

A alma resiste muito mais facilmente às mais vivas dores do que à tristeza prolongada. (Jean-Jacques Rousseau)
A alma que não se abate, que recebe indiferentemente tanto a tristeza como a alegria, vive na vida imortal. (Textos Hindus)

Livre-se da tristeza eterna

Muitas vezes achamos que a tristeza invadiu a nossa vida como se nunca mais tivesse a pretensão de sair, mas se não lutarmos contra isso, ela realmente tem o poder de permanecer por muito tempo. Nós temos a decisão de como enfrentaremos nossos medos, nossas angústias e por quanto tempo esses sentimentos estarão ativos.

Não há mal em ficar triste quando passamos por algum problema, é até muito importante liberarmos aqueles sentimentos que ficam escondidos lá dentro, mas para diminuir a estadia da tristeza, a primeira ação que deve ser feita é pelo menos tentar ser otimista com relação ao problema. Por mais que a solução esperada não aconteça tão rápido quanto imaginava, o tempo que ficou pensando positivamente no mínimo levará para longe aquela tristeza.

Não se martirize pelo que ficou no passado, já aconteceu e não há como voltar atrás, a única solução está em arranjar formas de ultrapassá-lo, e não permanecendo no sofrimento. Não acontecerá nada de positivo se continuar pensando através do pessimismo e da negatividade. Deixe a fraqueza de lado e seja otimista, pois o mínimo que pode acontecer são os bons sentimentos começarem a fazer parte da sua vida.

Sabe essa dor que você sente e que nem consegue explicar, esse sofrimento e tristeza que acha que ninguém é capaz de entender? Sabe esse momento difícil que você vive agora e que acha que ninguém enxerga? Deus vê. Deus sabe tudo, Ele conhece todas as dores do mundo, Ele carrega essa dor com você, Ele está dentro do seu coração.

Livre-se da tristeza eterna 

Nos momentos de tristeza, procure DeusMas Deus não coloca no caminho de ninguém um obstáculo maior do que uma pessoa é capaz de ultrapassar. Se a sua cruz lhe parece pesada, respire fundo, retome as forças e siga. Você conseguirá levá-la até onde for preciso e na hora certa se livrará dela. Deus é misericordioso, e se passamos por dificuldades na vida é para crescermos, para nos tornarmos pessoas mais sábias. Nada é por acaso.
Confia a sua vida ao Senhor e segue em frente. Vai em paz, resigna-se a vontade Dele, busca serenidade e logo você vai entender. Tenha ânimo e força!

Não entendo a tristeza como ausência de felicidade. Acho que elas coexistem. Somos felizes e tristes. Felizes porque tentamos entender a nossa missão. Tristes porque assim tem de ser. A tristeza nos empresta respeito ao outro e percepção mais aguçada da dor. Talvez tristeza seja ausência de alegria, de riso fácil, não de felicidade. (Padre Fábio de Melo)

Para tirar a tristeza da alma vale tudo 

Ninguém aprende a viver pela experiência alheia; a vida seria ainda mais triste se, ao começarmos a viver, já soubéssemos que viveríamos apenas para renovar a dor dos que viveram antes. (Jacinto Benavente y Martinez)

Não permita que a tristeza se aloje
Porque para tirar da mente ou da alma o que nos entristece, vale tudo. Vale recordar de coisas que excluam a existência das entristecedoras. (Clóvis de Barros Filho)

Nunca permita que as tristezas do passado e as incertezas do futuro estraguem as alegrias do presente.

Abraços e muita paz!

Não deixe a tristeza invadir a sua vida Não deixe a tristeza invadir a sua vida Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on fevereiro 18, 2015 Rating: 5
4 comentários:
  1. Olá Luis,
    A felicidade é construída de bons momentos e é impossível alguém passar a vida inteira sem uma única visita da tristeza. Algumas pessoas são mais convidativas e permitem que a tristeza tome conta completamente das suas vidas, mas também há muita gente que a tratam como uma visita indesejada, e faz sempre o possível para que ele vá logo para outro lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, caro amigo Alfeu R Gomes!!!
      Verdade, caro amigo, não tem como viver sem a visita da tristeza em alguns momentos, a vida é formada de momentos bons e ruins, mas é como diz, temos que saber administrar esses momentos de tristeza, tratá-la como um momento passageiro.
      Obrigado, caro amigo, fico muito feliz com sua presença, participação e carinho, valeu!!!
      Tenha um excelente e abençoado domingo!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  2. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Que Deus nos auxilie sempre nos momentos de tristeza, principalmente a prolongada que nos enfraquece tanto. Vamos lutar sempre, Dias melhores virão. Nosso caminho depende muito de nós, vamos trabalhar otimismo. Muita Serenidade para todos nós!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Pois é, minha querida amiga, que saibamos administrar bem esses momentos de tristeza, fazendo sempre uso do otimismo para resolvê-los o mais rápido possível. Que tenhamos sempre muita serenidade nessas horas.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença, com seu comentário, com seu apoio e carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha um domingo maravilhoso e abençoado!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir