Fruta é um alimento vital para a saúde

Benefício das frutas para a saúde
A fruta é um alimento vital para a saúde do nosso corpo. As frutas possuem grande importância na nossa alimentação diária, o recomendado é que se consuma no mínimo três porções de frutas por dia. A fruta é um alimento saudável, refrescante, nutritivo e muito saboroso. Além disso, elas são excelentes fontes de vitaminas e possuem baixo valor calórico. O que às transformam em grandes aliadas nos regimes alimentares. São alimentos ricos em fibras alimentares, compostos protetores que ajudam a regular o organismo e antioxidantes que são nutrientes essenciais na proteção das células, muitas delas são alimentos funcionais.

Tanto a Organização Mundial de Saúde, como o Guia Alimentar para a População Brasileira estimulam o consumo diário de três a cinco porções de frutas frescas, incluindo variedades no café da manhã, nos lanches, nas principais refeições e nas sobremesas, em sua forma natural ou inserida como ingredientes nas preparações. As frutas são alimentos de baixa densidade energética, ou seja, de baixo valor calórico, e fontes de água, vitaminas, minerais e fibras. Além disso, a fruta contém uma variedade de substâncias bioativas, como polifenóis e carotenoides, reconhecidas principalmente pelo efeito antioxidante. Os antioxidantes ajudam o organismo a combater os radicais livres e a prevenir o envelhecimento precoce. É por isso, que as frutas são consideradas alimentos funcionais.
Na hora da compra, dê preferência para as frutas regionais e fique atento às questões como sazonalidade e estado de conservação, visto que são fatores que impactam diretamente na qualidade nutricional desses alimentos. E lembre-se de sempre caprichar na variedade!

Importância das frutas para saúde

Propriedades e composição das Frutas:

Água: Mais do que 80% e até 90% da composição da fruta é a água. Devido a esta elevada percentagem de água e aromas de a sua composição, o fruto é muito refrescante.
Hidratos de carbono: Entre 5% e 18% do fruto é formado por hidratos de carbono. O conteúdo pode variar de 20% para a banana em até 5% no melão, melancia e morangos.
Outras frutas têm um valor médio de 10%. O conteúdo de hidratos de carbono pode variar de acordo com a espécie e também de acordo com o momento da coleta. Os hidratos de carbono são geralmente açúcares simples como a frutose, sacarose e glicose, açúcares de fácil digestão e rapidamente absorvidos. A presença de amido ocorre em frutos climatéricos são imaturos; com a maturação ocorre a hidrólise do amido em açúcares simples.

Importância das frutas para saúde 

Propriedades das frutasFibra: Aproximadamente 2% da fruta é a fibra dietética. Os componentes de fibra vegetal que podemos encontrar nas frutas são principalmente pectina e hemicelulose. A casca da fruta é a que tem a maior concentração de fibras, mas também é onde podemos encontrar alguns contaminantes, como os resíduos de pesticidas, que são difíceis de remover, exceto com descascar a fruta.

Vitaminas: Dependendo do conteúdo em vitaminas podemos fazer dois grandes grupos de frutas: Rico em vitamina C, contendo 50 mg/100 g. Estes frutos são frutas cítricas, também o melão, morango e kiwi. Rico em vitamina A: Eles são ricos em carotenoides, como damascos, pêssegos e ameixas.

Sais minerais: As frutas são ótimas fontes de potássio, magnésio, ferro e cálcio. Os sais minerais são sempre importantes, mas especialmente durante o crescimento para a ossificação. O mineral mais importante é o potássio. Os mais ricos em potássio são as bananas e os de menos as frutas de caroço, como damasco, cereja, ameixa, pêssego, etc.

Valor calórico: O valor calórico é determinado pela sua concentração em açúcar, que varia entre 30-80 Kcal/100 g. Exceto os gordurosos como o abacate, que tem 16% de lipídios e do coco que chegam a até 60%. Abacates conter ácido oleico que é um ácido gordo, mono-insaturado, mas o coco é rico em gorduras saturadas, tais como o ácido palmítico. Por ter um valor elevado de lipídios têm um alto valor energético de 200 Kcal/100 gramas. A maioria das frutas são de baixa caloria em relação ao seu peso.

Alimentação saudável com frutasAs proteínas e gorduras: compostos de azoto, tais como proteínas e lipídios são escassos na parte comestível do fruto, enquanto importante nas sementes de algumas delas. E o teor de gordura, pode variar entre 0,1 e 0,5%, enquanto a proteína pode ser entre 0,1 e 1,5%.

Aromas e pigmentos: a fruta contém ácidos e outras substâncias aromáticas pelo alto teor de água do fruto torna este um alimento refrescante. O sabor de cada fruto é determinado pelo seu teor de ácidos, açúcares e outros aromas. O ácido málico predomina na maçã, o ácido cítrico em laranjas, limões e tangerinas e ácido tartárico em uvas.

Importância do consumo de frutas:

As frutas são ricas em açúcares, vitaminas A, vitamina C e minerais. Por causa de seu alto teor de vitaminas e minerais em um grupo de reguladores de alimentos, as frutas estão localizadas no segundo andar da pirâmide alimentar, ou seja, a ingestão de quatro porções de frutas para as crianças e duas porções para os adultos é a recomendação diária.

São alimentos de baixo valor calórico, uma vez que quase 80% de sua composição é água, e é recomendado em dietas para combater a obesidade.

Contém fibras dietéticas que nos proporciona muitos benefícios, tais como anti-constipação e diverticulose.

O fruto contém vários micronutrientes que atuam em sinergia com os antioxidantes e as suas substâncias parecem ser protetoras contra o câncer, demonstrado em estudos epidemiológicos em câncer de próstata e câncer de cólon. Ela também protege várias doenças crônicas, como arteriosclerose e diabetes mellitus.

A fruta não deve ser substituída por quaisquer outras sobremesas ou produtos lácteos, devemos dizer que esta substituição não é recomendável, se feita regularmente.


Benefícios e terapia com as frutas 

As frutas e seus benefíciosA terapia de fruta é uma técnica terapêutica com base em estudos das substâncias nutricionais e medicinais das frutas. Esta terapia da saúde e beleza estimula as diferentes partes do corpo, acalmam as doenças, mantém e rejuvenesce a pele e corrige problemas de funcionamento do corpo.
As frutas e os seus benefícios:
As cerejas são ricas em melatonina, um hormônio natural antienvelhecimento.
O melão suaviza a pele.
O coco é um bom condicionador de cabelo fortalece a pele.
Quanto às vitaminas, as frutas tropicais são ricas em vitamina C, a ponto de ser a segunda fonte mais importante depois dos citros. A vitamina A está presente em muitos cremes de beleza, porque elas proporcionam hidratação e brilho.
O damasco é um grande regenerador celular natural, com esta fruta pode-se fazer uma ótima máscara para a pele cansada.
A pera é adequada para acne.
Abacate é rico em óleos naturais, vitaminas A, B e Y, ferro, cálcio e fósforo, é excelente para a pele seca e rugosa.
O pêssego, fruta conhecida por sua textura, é comparada com a pele mais sedosa, contém vitamina A, C, potássio e é recomendado para a pele cansada e brilho perdido.
A maçã é uma excelente fonte de vitamina A e C, e vários minerais como cálcio, fósforo e ferro, que ajudam na luta contra o estresse físico e emocional. É indicado para reequilibrar a hidratação da pele e células que renovam dos efeitos nocivos do sol. 
Frutas são alimentos funcionaisO abacaxi é rico em vitamina C, promove milagres contra rugas e linhas de expressão. É altamente recomendado contra a celulite.
O Morango, ação desintoxicante da pele, anti radicais livres, estimula a circulação sanguínea, deixando a pele mais clara, mais suave e fresca. Ele contém minerais e vitaminas com ação hidratante.
O limão é adstringente e refrescante, um bom tônico para a pele oleosa.
A laranja hidrata a pele ao mesmo tempo em que limpa. Esta fruta favorece o aumento de colágeno, responsável pela firmeza da pele, ao mesmo tempo, promove a boa cicatrização. Seu alto teor de vitamina C aumenta a sua função antioxidante, retardando o envelhecimento prematuro.
A ameixa é diurética e limpa o fígado.
A tangerina é um ótimo digestivo e tônico.
O Morango serve para clarear, amaciar e nutrir a pele.
O mamão esconde muitos atributos por sua aparência exótica sedutora, um deles é o alto teor de enzimas papaína. Esta enzima tem a capacidade de neutralizar o ácido do estômago e ajuda a quebrar as proteínas, melhorando a digestão e queima de gordura, que desenvolve um purificador efeito de emagrecimento, desintoxicante e totalmente natural.
As uvas são de grande ajuda para combater a celulite. A uva vermelha contém ótimas propriedades para a pele, graças ao seu alto teor de polifenóis, antocianinas procyanidols e revitalizantes. Parece que o efeito antioxidante deste tipo de uva é maior do que a vitamina E. (Wikipédia)


Os sucos de frutas: 

Benefícios dos sucos de frutasOs sucos também são muito importantes para a saúde, são refrescantes e ótimas fontes naturais de reposição de líquidos, são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras.
Segundo a nutricionista Rosana Raele, do Centro de Medicina Preventiva do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), os melhores horários para ingerir sucos são os intervalos das refeições e o café-da-manhã, sempre dando preferência aos preparados com frutas frescas.
É preciso estar atento ao preparo e ao consumo dos sucos. Em alguns casos, como o da vitamina C, que oxida, o ideal é consumir logo após o preparo. Caso contrário, a bebida perde suas propriedades nutrientes, explica.
Não há restrição para a quantidade ingerida. "Lembre-se de que a sede é um sinal tardio da falta de água, devendo-se ingerir líquidos antes mesmo de senti-la para manter o nível de hidratação", aconselha a nutricionista.
Pode-se usar da criatividade para a preparação dos sucos. Folhas verdes, como couve e agrião, e hortaliças, como cenoura e beterraba, aumentam o valor nutritivo dos sucos, por serem fontes de vitaminas, minerais e fibras. E com uma vantagem: não alteram muito o valor calórico.
As combinações de frutas e legumes dependem muito do gosto e da criatividade de cada um. E vale a pena arriscar. Basta apenas ter cuidado com frutas de sabores marcantes, como a banana, que podem se sobrepor às demais e comprometer o resultado final.
Para ter sabor equilibrado, a dica é misturar frutas ácidas (por exemplo, laranja e abacaxi) com as mais neutras (como mamão e maçã). (Einstein Saúde)

Fruta, um ótimo alimento

Abraços e muita paz!

Fruta é um alimento vital para a saúde Fruta é um alimento vital para a saúde Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on fevereiro 28, 2015 Rating: 5
Nenhum comentário: