Fantásticos benefícios do baru ou cumaru

Fantásticos Benefícios do Cumaru
Os fantásticos benefícios do Baru, Cumbaru ou Cumaru e da castanha do baru para a saúde. O baru ou cumaru é uma árvore da família das leguminosas, subfamília papilionoídea. O baru é nativo da vegetação do cerrado brasileiro e das faixas de transição da Mata Atlântica.
Nomes populares: baru, barujo, bugueiro, cambaru, castanha-de-bugre, coco-feijão, cumari, cumaru, cumarurana, cumbaru, feijão-baru, feijão-coco, imburana-brava e pau-cumaru.
A árvore, de até 25 metros de altura com tronco podendo atingir 70 cm de diâmetro, possui copa densa e arredondada. Sua madeira é resistente.
O fruto (baru) é um legume lenhoso, castanho com uma única amêndoa comestível, que amadurece de setembro a outubro.

Sementes de BaruAs sementes são uma iguaria cada vez mais apreciada e muito nutritiva, embora a dureza do fruto dificulte sua obtenção. Animais silvestres e o gado consomem a polpa aromática do fruto, assim como seres humanos, in natura ou como geléia.
O gosto da amêndoa do baru, parecido com o do amendoim, leva a população da região a atribuir-lhe propriedades afrodisíacas: diz-se que na época do baru, aumenta o número de mulheres que engravidam. O que já se sabe é que o baru tem um alto valor nutricional. A castanha tem em torno de 23% de proteína, valor maior do que a castanha-de-caju e a castanha-do-pará.

O preparo das amêndoas para consumo é simples. Depois de tiradas da polpa, é só torrar. Podem ser consumidas sozinhas ou usadas no preparo de pé-de-moleque, rapadura e paçoca.

Benefícios do Baru

O óleo extraído da amêndoa é de excelente qualidade, e costuma ser utilizado pela população local como anti-reumático. Apesar de todas as suas qualidades, o baru não é ainda comercializado em grande escala, sendo muito raro encontrá-lo nas feiras de cidades do Sudeste. É comum, contudo, em feiras-livres e lojas de produtos naturais de Goiás e do Distrito Federal.
As qualidades do baruzeiro vêm sendo pesquisadas desde o fim dos anos 1980 pela Embrapa e suas propriedades o tornam uma planta relevante. (Wikipédia e Lorenzi Harri)

Benefícios do Baru para a saúde

Repleta de compostos com alto poder antioxidante, a castanha (ou amêndoa) do baru se mostrou, em pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), eficaz para prevenir doenças como cardiopatias, aterosclerose, câncer, diabetes, Alzheimer e até mesmo o envelhecimento precoce.
Óleo das amêndoas do BaruOs óleos da amêndoa do baru são tão ricos em ômega 3, 6 e 9 com ácidos graxos insaturados (81%) quanto os peixes, recomendados para quem quer uma dieta saudável. Além disso, a amêndoa é rica em vitamina E, que também tem função antioxidante e ajuda na imunidade do corpo, e compostos fenólicos (como ácidos gálicos, cafeicos e elágicos) que têm ações anti-inflamatórias e antivirais.
Da castanha do baru se extrai um óleo semelhante ao azeite de oliva, que contém ômega-6 e ômega-9. Essas substâncias são importantes na prevenção da hipertensão e na redução do colesterol total e LDL (colesterol ruim). Elas regularizam os níveis de glicose no sangue, reduzem a gordura abdominal e a incidência de câncer, além de ajudarem na cicatrização e na queda de cabelo. O ômega-9 ainda é um potente antioxidante, que reduz as lesões nas células causadas pelos radicais livres e inibe a agregação plaquetária e a formação de trombos.
Existem estudos em pacientes soropositivos que mostram que os ácidos gálico e elágico (encontrados no baru) podem inibir a ação do agente agressor do HIV quando ligado ao receptor CD4, interferindo nos sintomas e melhorando o quadro desses pacientes sob o ponto de vista imunológico.

O Baru é considerado um afrodisíaco natural 

Nas comunidades de onde o baru é extraído, ele é conhecido como o “viagra do cerrado”, em virtude da sua natureza afrodisíaca. O zinco é considerado o mineral mais importante para a fertilidade feminina e masculina, e o baru contém uma quantidade grande desse mineral.
Baru afrodisíacoAssim como o amendoim, a castanha do baru é considerada um alimento afrodisíaco. Geralmente, esse título é dado a alimentos ricos em energia de boa qualidade.
Mas, o valor energético não é o único responsável por isso. Outro nutriente participa desse processo: o zinco. O mineral é considerado o mais importante para a fertilidade, tanto masculina quanto feminina. Devido à sua riqueza de nutrientes e por ser fonte de zinco, necessário à maturação do esperma e à fertilização dos óvulos, a castanha do baru tem sido considerada um afrodisíaco natural.

Principais propriedades do Baru

O baru é antioxidante.
O baru combate a anemia.
O baru é afrodisíaco natural.
O baru combate doenças do coração.
O baru é emagrecedor.
O baru reduz a gordura abdominal.
O baru reduz o nível de glicose no corpo.
O baru auxilia na prevenção de câncer, diabetes e Alzheimer.
O baru é indicado no tratamento de cabelos (óleo de Argan).

Quantidade recomendada de Baru

Propriedades da castanha de BaruDe acordo com especialistas é recomendado o consumo diário de 30 gramas de castanha do baru, o equivalente a meia xícara (chá).

Onde encontrar a castanha de baru

A castanha de baru pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e sites especializados em produtos naturais.

Contra-indexações da castanha de baru 

A nutricionista Vanderlí Marchiori, alerta que a castanha do baru nunca deve ser consumida crua, pois possui substâncias antinutricionais, como taninos e fitatos, que são elementos capazes de alterar a biodisponibilidade de nutrientes, como o cálcio, por exemplo.
O processo de torragem da castanha inativa essas substâncias, por isso, é importante salientar que só deve ser consumida torrada, para aproveitar todos seus benefícios e não causar nenhum transtorno à saúde. Quando a castanha do baru é ingerida crua, causa intoxicação e pode levar a lesões na pele.

Árvore da castanha de baru

Composição nutricional do Baru

Valores aproximados referentes á 100 gramas.
Calorias 502 kcal
Proteínas 23,9 g
Gorduras totais 38,2 g
Gorduras saturadas 7,18 g
Gorduras insaturadas 31,02 g
Fibras 13,4 g
Carboidratos 15,8 g
Cálcio 140 mg
Potássio 827 mg
Fósforo 358 mg
Magnésio 178 mg
Cobre 1,45 mg
Ferro 5,3 mg
Manganês 4,9 mg
Zinco 4,1 mg
É rica em proteínas, fibras, minerais, além dos ácidos graxos oleicos (ômega-9) e linoleicos (ômega-6).

Abraços e muita paz!

Fantásticos benefícios do baru ou cumaru Fantásticos benefícios do baru ou cumaru Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on fevereiro 07, 2015 Rating: 5
17 comentários:
  1. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Ótimas informações, não conheço este fruto. É maravilhosa a natureza!! Vou procurar encontrar , Obrigada! Muita Paz!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Sim, a Natureza é maravilhosa e nos oferece muitos recursos para tratar da saúde, é a perfeição Divina. Também não conheço o fruto, vamos ver se encontramos nas lojas de produtos naturais.
      Obrigado, minha querida amiga, fico muito feliz com sua participação e carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha um maravilhoso e abençoado domingo!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  2. Luis Eduardo Pirollo · Quem mais comentou · Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha - UNIVEM
    Fantásticos benefícios do baru.
    As sementes são uma iguaria cada vez mais apreciada e muito nutritiva.
    Abraços e muita paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Repleta de compostos com alto poder antioxidante, a castanha (ou amêndoa) do baru se mostrou, em pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), eficaz para prevenir doenças como cardiopatias, aterosclerose, câncer, diabetes, Alzheimer e até mesmo o envelhecimento precoce.

      Excluir
  3. É para ser consumido com ou sem casca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, caro Eurico Vilela!!!
      É para consumir a amêndoa (castanha).
      Obrigado pela participação e presença.
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  4. eu como Baru sempre... sou apaixonada por esse fruto do cerrado.... além de ser delicioso é riquíssimo em vitaminas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Karina!!!
      Faz muito bem, é um fruto com muitos benefícios para a nossa saúde.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Abraços e ótimo dia!!!

      Excluir
  5. COMO FACO PRA TORRAR?E COMO TORRAR AMENDOIN?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!!!
      No forno, assim como o amendoim, é só colocar em uma assadeira e levar ao forno para torrar.
      Obrigado pela participação!!!
      Tenha uma excelente semana!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  6. Moro em Coxim- MS, comprei por 70,00 uma garrafa pet e torrei. Estou comendo há uns três meses, todo dia umas sete . Você sente que aumenta sua energia, como estou desejosa pra engravidar e tenho 43 anos, decidi comer o baru tostado , vitex e Fo-Ti. Senti meus hormônios melhorarem, tomara que os óvulos também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, cara amiga Nádia do Nascimento!!!
      Que bom, vou ficar torcendo muito para que dê certo e consiga engravidar. Que Deus esteja com você!!!
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  7. Pode comer com a casca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!!!
      rsrsrsrs... não dá para comer a casca, é dura feito pau de ferro, tem que comer as amêndoas que estão dentro. Já as amêndoas (sementes) são consumidas torradas e com a casquinha.
      Obrigado pela visita e participação, valeu!!!
      Abraços e ótima semana!!!

      Excluir
  8. Aqui onde moro costumamos tomar a casca do pe em agua gelada

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,o cumaru é muito fácil de encontrar na região Amazonas eu acabei de chegar de lá trouxe comigo 1.500 amêndoas todas pra fazer mudas e quando estiverem em um tamanho ideal irei planta-las espero q Todas nascem e dêem ótimos frutos!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, obrigado!!!
    Fico feliz com sua visita, dicas e comentário, valeu!!!
    Tenha um ótimo e abençoado dia!!!
    Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir