Conflitos da vida e a verdade infinita

Verdades infinitas ou eternas
Os conflitos da vida se barram na verdade infinita ou eterna, que só está presente no plano abstrato da nossa inteligência, pois o campo do conhecimento humano verdadeiro e próprio é limitado, depende sempre da iluminação divina.
Segundo o maior teólogo e grande filosofo São Tomás de Aquino, em sua tese sobre a verdade ou a realidade das coisas e não de ideias imaginadas, se originou da percepção sensível do mundo, e depois tirou dela, o plano abstrativo da inteligência. Ele buscou suas conclusões filosóficas nas razões principais das coisas, que têm grandíssima extensão e conserva em seu seio o germe de quase infinitas verdades, para serem desenvolvidas em tempo oportuno e com imensa quantidade de frutos pelos mestres dos tempos posteriores. Ele afirmava que a verdade não tem dono, pertence a todos, é de todos, e acrescentava que: “toda verdade, dita por quem quer que seja, vem do Espírito Santo”, e diante das diversas opiniões dos filósofos, ele dizia: “não olhes por quem são ditas, mas o que dizem”.

Infinitas verdadesSeguindo Aristóteles, Tomás de Aquino diz que: "para o homem, o bem supremo é a felicidade, que não consiste na riqueza, nem nas honrarias, nem no poder, e nem em nenhum bem criado, mas na contemplação do absoluto, ou na visão da essência Divina, pois excede as forças humanas". Segundo ele, o campo do conhecimento humano verdadeiro e próprio é limitado, depende sempre de uma particular iluminação divina.

Sobre a verdade existem teorias, existem teses, existem verdades científicas e verdades eternas ou infinitas. As verdades eternas pertencem a Deus, só podemos conhecer através do Espírito Santo.
Diz Augusto Branco: "Existem Teorias, e existem ‘Verdades Científicas’. As Teorias são idéias razoáveis do que algo possa ser. ‘Verdades Científicas’ são teorias aparentemente comprovadas do que algo possa ser. O Universo é um eterno mistério.

A inteligência sabe por em evidência verdades gerais e eternas. A sensibilidade cria verdades particulares e momentâneas. (Gustave Le Bom)
O carisma é a expressão da alma. Quando a alma fala, sua essência espiritual e divina se manifesta, e a pessoa brilha, conquista, aparece. É nela que reside sua força e poder. Negá-la é preferir a obscuridade. (Zíbia Gasparetto)

Verdade, a fome do mundoQuem provou das verdades eternas não sente mais a fome do mundo. Continuará se alimentando normalmente para manter-se vivo e poder assim prosseguir no aprimoramento destas santas verdades.
A sabedoria que jorra de uma mente consciente é como o néctar dos deuses. Flui abundantemente para o despertar de muitos.
A mente é um tesouro que está obscurecido por uma poeira. A prática da meditação é a forma de revelar este tesouro.
A mente quando está domada é o mais precioso dos bens. É a maior de todas as riquezas.
Todos os demais tesouros são perecíveis, apenas a mente fica. É um precioso bem intransferível.
A meditação é como o elixir da vida. É uma seiva que nos alimenta e dá força para continuarmos na caminhada rumo ao infinito.
O espírito dá vida à matéria. No decorrer da existência caminham juntos.
Com a mente pura siga caminho do Verdadeiro Estado. A Verdade Interior. O estado da pacificação tanto interna quanto externa.
Aferra-te fortemente à verdade, não desgrudes dela um só instante.
Que ela seja tua Luz!
Que Deus ilumine o seu caminho!

Leia também: As várias faces da verdade absoluta

Essência Divina

Abraços e muita paz!

Conflitos da vida e a verdade infinita Conflitos da vida e a verdade infinita Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on novembro 17, 2014 Rating: 5
2 comentários:
  1. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Lindo texto, Amei. "Quem provou das Verdades Eternas não sente mais a fome do mundo"... Eu queria viver assim, mente no divino, Sentir Deus é tudo de Bom!! Deus me ajude, quero viver assim. Tenha um dia Iluminado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Minha querida amiga, quem provou das verdades Divinas não tem mais fome do mundo. É a vida plena, pautada em Deus e Suas Verdades.
      Obrigado, minha querida amiga, que bom que gostou do texto, fico muto feliz com sua participação, com seu comentário, com seu apoio e carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha também um dia muito iluminado!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir