A beleza do mundo e a riqueza do olhar

A riqueza no olhar
A beleza do mundo está na riqueza do olhar de cada um. O olho abraça a beleza do mundo inteiro, é janela do corpo humano, por onde a alma especula e frui a beleza do mundo e a alegria da vida. A generosidade humana tem pouco valor se permanece apenas uma ideia; ela deve tornar-se nossa atitude em relação aos outros, refletida em todos os nossos pensamentos e ações.

Todos os homens se nutrem, mas poucos sabem distinguir os sabores. É preciso que o discípulo da sabedoria tenha o coração grande e corajoso. O fardo é pesado e a viagem longa. O coração do sábio, tal como o espelho, deve a tudo refletir, sem todavia macular-se. Se os homens fossem severos para consigo próprios e generosos para com os outros, nunca dariam azo a ressentimentos. A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros. (Confúcio) 

Janela da alma, espelho do mundo

É egoísmo pensar somente em nós próprios como centro do mundo e construir um mundo fechado que nos isola das oportunidades que a vida pode oferecer. (Texto Judaico)
Os olhos são a janela da alma e o espelho do mundo. O olho abraça a beleza do mundo inteiro, é janela do corpo humano, por onde a alma especula e frui a beleza do mundo, aceitando a prisão do corpo que, sem esse poder, seria um tormento. (Leonardo da Vinci)
Existe uma crença ancestral de que a visão depende de nós, muito mais do que dependeria das coisas. Exemplo disso é que fechamos os olhos quando não queremos que determinada coisa exista. Daí o ditado “O que os olhos não vêem o coração não sente”. 

Janela e o espelho

Um jovem muito rico foi ter com uma conversa com seu mestre, e lhe pediu um conselho para orientar sua vida.
Este o conduziu até a janela e perguntou-lhe:
– O que vê através dos vidros?
– Vejo homens que vão e vêm, e um cego pedindo esmolas na rua. Então o rabi mostrou-lhe um grande espelho e novamente o interrogou:
- Olha neste espelho e diz-me agora o que vê.
- Vejo-me a mim mesmo.
- E já não vê os outros! Repara que a janela e o espelho são ambos feitos da mesma matéria prima, o vidro, mas no espelho, porque há uma fina camada de prata colada ao vidro, não vê nele mais do que a tua pessoa. Deves comparar-te a estas duas espécies de vidro.
Pessoas de fé, de boa índole, enxergam os outros e têm compaixão por eles. Coberto de prata – o egoísta, hipócrita, pobre de espírito - vê apenas a ti mesmo.
Só vales alguma coisa, quando tiveres coragem de arrancar o revestimento de prata que tapa os olhos, para poderes de novo ver e amar aos outros. (Autor Desconhecido) 

Espelho da mudança

Só quando se vêem os próprios erros através de uma lente de aumento, e se faz exatamente o contrário com os outros, é que se pode chegar à justa avaliação de uns e de outros. Temos de nos tornar a mudança que queremos ver no mundo. Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim. Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras. Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes. Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos. Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores. Mantenha seus valores positivos, porque seus valores... Tornam-se seu destino. (Mahatma Gandhi)

Olhar de quem contempla

Abraços e muita paz!

A beleza do mundo e a riqueza do olhar A beleza do mundo e a riqueza do olhar Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on julho 18, 2014 Rating: 5
4 comentários:
  1. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Temos de nos tornar a mudança que queremos ver no Mundo... para reflexão sempre... A beleza, a leitura da Vida está ligada ao nosso mundo interior...\Façamos por viver sempre positivamente ... reforçando valores!! Momentos de muita energia espiritual para VC!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Certamente, minha querida amiga, este pensamento é riquíssimo para reflexão, tudo temos que começar por nós. Sim, a beleza do mundo está diretamente ligada com o mundo interior.
      Obrigado, minha querida amiga, fico muito feliz com sua presença, com seu comentário, com seu apoio e carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha também momentos de muita energia interior!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  2. Neide Alves · Escola Doutor Francisco Siqueira C da Cunha
    as vezes é muito fácil notar os erros dos outros porque não abri os olhos querer enchegar o que tentamos fingir não ver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida amiga Neide Alves!!!
      Verdade, minha amiga, é muito fácil ver e criticar os erros dos outros, antes disto devemos analisar os nossos erros e tentar não cometê-los mais.
      Obrigado, minha querida amiga, fico muito feliz com sua presença, com seu comentário, com seu apoio e carinho, valeu!!!
      Tenha um dia maravilhoso, feliz e abençoado!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir