A Senda Estreita

Na busca da solução dos problemas que lhe inquietam a alma, não se deixe seduzir por caminhos aparentemente fáceis. Realização pede trabalho.
Vitória exige luta. A conquista da paz, pressuposto da felicidade, é incompatível com a deserção de compromissos assumidos.
Muitos jornadeiam no mundo da larga avenida dos prazeres efêmeros. Mas cedo ou tarde se entediam e desencantam, quando não sucumbem às tentações do crime. Há quem prefira a estrada agradável dos caprichos pessoais atendidos.
Entretanto, não raro incide em tenebrosos enganos, carregando pela vida afora o peso do arrependimento.
As experiências da vida terrena são as mais diversas, mas não constituem obra do acaso.
Ninguém recebe um berço entre os homens para acomodar-se, entre a preguiça e a inércia. Nosso dever é nossa escola. A confiança em Deus pressupõe acreditá-lo no absoluto comando do universo.
Se o Pai permitiu que você tivesse determinada experiência, faça o seu melhor, mesmo com dificuldade.
Por certo esse vivenciar corresponde ao valor que lhe incumbe amealhar, em sua jornada para a amplidão da verdadeira vida.
Na trilha do aperfeiçoamento moral, não existem atalhos de facilidade. Ninguém poderá aprender em seu lugar a lição que lhe compete. Jesus aconselhou que o homem porfiasse por entrar pela porta estreita.
A senda estreita refere-se à fidelidade que deve ser mantida por quem  aspira à paz.
É necessário ser fiel às próprias obrigações, evitando fugir delas por qualquer pretexto. O dever bem cumprido pacifica a criatura, credenciando-a a experiências mais ricas e plenas. Para sustentar a necessária fidelidade ante os compromissos, é preciso algum sacrifício.
Não há como atender a todas as fantasias e caprichos nascidos da vaidade e ao mesmo tempo cumprir programas de elevação espiritual.
A comunhão com o alto, na humildade dos deveres retamente satisfeitos, implica paulatino abandono da bagagem de sombra que ainda trazemos  em nós.
Tanto mais feliz é o ser humano, quanto mais contentamento encontra em colaborar para a alegria e o crescimento alheios. Prestar muita atenção nos próprios problemas os faz crescer em importância.
Já a dedicação ao próximo tende a auxiliar o homem a perceber a pequenez de seus dissabores.
O saber-se útil, buscando propiciar bem-estar aos semelhantes, acalma e pacifica o coração.
O caminho para o céu que todos almejam passa pela disciplina de adaptar o próprio espírito na garantia da felicidade geral. Não concentre suas energias e talentos na busca de vantagens passageiras.
Glórias desnecessárias ou imerecidas, ociosidade e fulgores sociais tendem a atrair penúria e ignorância.
Não escolha caminhos fáceis, mas de destino duvidoso.
Persevere na renúncia que eleva e edifica, enobrece e ilumina.
Não rejeite a provação e o trabalho, a abnegação e o suor. Em todas as circunstâncias, recorde que a 'porta larga' é a paixão desregrada, o culto do personalismo.
Já a 'porta estreita' é sempre o amor intraduzível e incomensurável de Deus.
Equipe de Redação do Momento Espírita, com base no capítulo 12 do livro ‘Ceifa de luz’, do Espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier.



Tenha uma dia maravilhoso e abençoado!!!


Fique com Deus!!!
A Senda Estreita A Senda Estreita Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on setembro 30, 2011 Rating: 5
Nenhum comentário: