Vida e causas do sofrimento irrelevante

Vida e efeitos sofrimento desnecessário
Na vida todos passamos por experiências negativas, entre elas está o sofrimento. Uma emoção negativa que muitas vezes pode ser evitada, como é o caso do sofrimento irrelevante, sofrimento desnecessário ou falso.

Este sofrimento irrelevante ou desnecessário causa uma emoção negativa criada por nós, uma emoção que não seria necessário vivenciar. Lamentar desnecessariamente é criar novo sofrimento, nova dor e nova infelicidade.

O sofrimento é uma experiência que cria sentimentos negativos, quase sempre interligados à dor, infelicidade e tristeza. Muitas vezes, este sentimento negativo é criado pelo próprio ser humano, criado pela falta de experiência ou educação sentimental e emocional. (Doando Vida)


Vida e a educação emocional
A educação para o sofrimento evitaria senti-lo com relação a casos que não o merecem. (Carlos Drummond de Andrade)


Sofrimento desnecessário

Existe o sofrimento que é necessário, e existe muito sofrimento que é absolutamente desnecessário. Todos nós nos causamos sofrimento desnecessário.

Uma grande porcentagem que sentimos diariamente é de sofrimento extra. Não precisamos dele. Existe muito sofrimento criado para a vida humana; podemos somente esperar por ele.

Não precisamos adicionar mais fazendo escolhas sem atenção que causam mais sofrimento.

Não precisamos adicionar mais sofrimento ficando presos em nossas mentes apegadas ao passado e ao futuro, em seus problemas em potencial ou eventuais quedas.

Nós complicamos nossas vidas e somos cheios de desejos. Assim criamos mais sofrimento além do que realmente precisamos.

Se eu decido realizar quinze tarefas importantes hoje e só consigo realizar treze dessas tarefas então eu sofro, fico insatisfeito. Mas eu mesmo criei esse sofrimento! Por que não realizar só dez ou sete?

Se eu formo uma ideia sobre como meu dia ou minha vida deveria ser, e minha vida ou meu dia não sai como planejei, parece que tenho motivo para ser infeliz. Mas eu criei esse motivo por escolha própria.

Existem muitos motivos para ser infeliz sem criar mais motivos. Talvez eu pudesse somente prestar atenção ao sofrimento básico e atual que já surge, ao invés de criar mais sofrimento do que preciso.

O sofrimento natural, o sofrimento atual, é difícil, mas é útil. O sofrimento extra é trivial: não leva a iluminação e evolução; só me deixa mais irritado.

Quando o sofrimento real surge ele chama nossa atenção. Somos forçados a ir além da irritação. Se, diante do sofrimento, pudermos usar a prática e usar esse sofrimento para aumentar e fortalecer nossa motivação então podemos ter um benefício real desse sofrimento.


Sofrimento falso e sofrimento real

Quando paramos de criar sofrimento desnecessário podemos notar todo sofrimento real que nos cerca.

Todo o sofrimento falso e desnecessário está na verdade nos distraindo, de certo modo está nos protegendo do sofrimento real que nos cerca.

O sofrimento real é muito mais difícil de lidar. É muito doloroso. Mas nos conecta com todas as pessoas do planeta e nesse sentido é um sofrimento normal, natural.

Nos tornamos entorpecidos e isolados porque queremos evitar o sofrimento, e é esse isolamento e entorpecimento que nos afeta mais.

Quando nós deixamos de lado o sofrimento desnecessário e nos conectamos aos outros, é difícil e doloroso, mas também é melhor. Quando nos abrimos a dor real que os outros carregam, nos sentimos melhor. (Norman Fischer)

Se você é paciente em um momento de raiva, você evitará cem dias de sofrimento. (Provérbio Chinês)

A educação sentimental ou emocional pode te ajudar a se livrar do sofrimento irrelevante ou desnecessário e a suportar melhor o inevitável.

Abraços e muita paz!

Vida e causas do sofrimento irrelevante Vida e causas do sofrimento irrelevante Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on janeiro 24, 2017 Rating: 5
2 comentários:
  1. Todos nós já passamos por maus momentos que marcam a nossa vida e que, às vezes, nos impedem de seguir em frente. Mas todas essas más experiências podem ser um excelente ponto de reflexão que nos permite crescer, avançar e aprender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, caro amigo Alfeu R Gomes!!!
      Verdade, caro amigo, todos passamos por estes maus momentos e precisamos aprender a lidar com eles.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Tenha uma ótima e abençoada noite!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir