A simplicidade é o alimento da alma

Viva com simplicidade
A simplicidade é o alimento da alma, ela descomplica a alma. Ser simples não significa ser simplório, significa ser singelo nas ações e pensamentos, significa viver diretamente as nossas experiências de vida.
É curioso observar que quase todos os homens que valem muito têm maneiras simples, e que quase sempre as maneiras simples são vistas como indício de pouco valor. (Leopardi)
O sentido da vida é estar vivo. A simplicidade é uma força que vence todas as astúcias. É tão claro, tão óbvio e tão simples. Mesmo assim, todo mundo não para de correr em pânico, como se fosse necessário conseguir alguma coisa além de si próprio.
No caráter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude.

Simplicidade é suprema virtude.

Lao-Tsé disse: “Tenho apenas três coisas a ensinar: simplicidade, paciência e compaixão. Esses são os seus maiores tesouros. Simples nas ações e nos pensamentos, você retorna à fonte do ser”.

A beleza está na simplicidade

Mas, afinal, o que significa ser simples?
Num mundo que é complicado, somos muitas vezes induzidos a acreditar que ser simples é ser simplório. Na verdade, ser simples significa viver diretamente nossas experiências, ou seja, deixar que as coisas nos apareçam como realmente são e expressar nossos pensamentos e emoções claramente.

Recompensa pela simplicidade

Quantas vezes já não vimos as reações da pessoa amada ou de um colega e depois lutamos em particular para compreender o que realmente significavam? Quantas vezes já fizemos tudo que parecia possível, menos perguntar diretamente? E quantas vezes recusamos ser diretos: sem dizer o que queremos, sem mostrar o que sentimos, e sem deixar que a vida ao redor realmente nos toque?

Incrivelmente, nada na natureza é indireto.
Nada na natureza é indiretoO tigre tentando subir a montanha alonga-se e mostra o seu esforço. O esquilo assustado na árvore vacila e treme mostrando seu medo. A onda elevando-se em direção à costa nada poupa ao se dobrar e bater sem parar na praia, que abertamente se desfaz para ser abraçada. Somente os humanos expressam uma coisa, mas querem dizer outra. Somente nós vamos numa direção, mas desejamos ir a outro lugar.

Como em muitas outras tarefas que estão à nossa espera, a recompensa pela simplicidade é chegarmos mais pertos de nossa essência. Parece que Lao-Tsé nos revela uma ferramenta mantida secreta devido à nossa relutância em aceitar a verdade. Esse sábio antigo nos diz que o ato da simplicidade – o de viver diretamente – é o caminho para a fonte de todo ser. Por isso, quando se sentir perdido ou distante, experimente ser direto, e o universo, sem uma palavra responderá. (Mark Nepo)

Simplicidade e sabedoria

As coisas simples são as mais poderosas.
Qualquer um pode sugerir uma solução complicada para um problema.
O verdadeiro gênio é capaz de encontrar uma solução simples e elegante.
Para adquirirmos a aptidão para a simplicidade, devemos experimentar a vida de forma direta.
Devemos procurar o verdadeiro sentido das coisas, e não complexos significados ocultos.
Para podermos experimentar o sereno poder da simplicidade, devemos aquietar a ira, a inveja, o remorso, a preocupação e a decepção.
A simplicidade vive na beleza e na honestidade. A simplicidade pode envolver o mundo inteiro sem ser consumida por ele.
Aceite as coisas como elas são e você alcançará o poder da simplicidade. (Doando Vida)

A simplicidade é o último degrau da sabedoria. (Khalil Gibran)

A grandeza da simplicidade

As coisas mais simples da vida são as mais extraordinárias, e só os sábios conseguem vê-las. (Paulo Coelho)


Abraços e muita paz!

A simplicidade é o alimento da alma A simplicidade é o alimento da alma Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on maio 06, 2015 Rating: 5
Nenhum comentário: