A vida e o que temos dentro de nós

Vida e a felicidade humana
A vida é o que temos dentro de nós. E é o essencial para a felicidade humana. Em geral, nove décimos da nossa felicidade baseiam-se exclusivamente na saúde. Com ela, tudo se transforma em fonte de prazer.

Por sabedoria entendo a arte de tornar a vida mais agradável e feliz possível.

Vista pelos jovens, a vida é um futuro infinitamente longo; vista pelos velhos, um passado muito breve.

Observei que o carácter de quase todos os homens parece particularmente adaptado a uma certa idade da vida, de modo que nela se apresenta da forma mais proveitosa.

Alguns são jovens amáveis, e depois isso passa, outros, homens enérgicos e ativos, dos quais a idade rouba todos os valores.

Muitos apresentam-se mais favoravelmente na velhice, quando são mais indulgentes por serem mais experientes e serenos.


Vida, serenidade e a sabedoria
Felicidade é a certeza de que a nossa vida não
está se passando inutilmente. (Érico Veríssimo)

A serenidade e a vitalidade da nossa juventude baseiam-se em parte no fato de que nós, ao subirmos a montanha, não vermos a morte, pois ela encontra-se do outro lado da encosta.

O que um indivíduo pode ser para o outro, não significa grande coisa, no fim cada qual acaba só. Ser feliz, diz Aristóteles, é bastar-se a si mesmo.

Num mundo como este, onde nada é estável e nada perdura, mas é arremessado em um incansável turbilhão de mudanças, onde tudo se apressa, voa, e mantém-se em equilíbrio avançando e movendo-se continuamente, como um acrobata em uma corda – em tal mundo, a felicidade é inconcebível.

As pessoas comuns se preocupam apenas em passar o tempo. As que têm talento em utilizá-lo.

O tempo é a forma graças à qual a vanidade das coisas aparece como a sua instabilidade, que reduz a nada todas as nossas satisfações e todas as nossas alegrias, enquanto nos perguntamos com surpresa para onde foram.

Esse próprio nada é portanto o único elemento objetivo do tempo, ou seja, o que lhe responde na essência íntima das coisas, e assim a substância da qual ele é a expressão.

O amor é o centro invisível de todos os atos e de todos os fatos.

O amor é o objetivo último de quase toda preocupação humana; é por isso que ele influencia nos assuntos mais relevantes, interrompe as tarefas mais sérias e por vezes desorienta as cabeças mais geniais.

No fundo, apenas os pensamentos próprios são verdadeiros e têm vida, pois somente eles são entendidos de modo autêntico e completo.

Pensamentos alheios, lidos, são como sobras da refeição de outra pessoa, ou como as roupas deixadas por um hóspede na casa.

A ousadia é, depois da prudência, uma condição especial da nossa felicidade.

O que nos torna imediatamente felizes é a alegria do pensamento, pois essa boa qualidade se recompensa logo, por si mesma. (Texto montado com frases de Arthur Schopenhauer)

Abraços e muita paz!

A vida e o que temos dentro de nós A vida e o que temos dentro de nós Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on janeiro 31, 2020 Rating: 5
3 comentários:
  1. Olá um lindo texto para refletir valeu meu irmão.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Edu, lindíssimo texto, blog que respira pensamentos positivos. Voz do Povo.

    ResponderExcluir
  3. Texto excepcional fala da felidade e pensamentos positivos.

    ResponderExcluir