Vida e o mal maior da hipocrisia

Vida e o mundo da hipocrisia
A vida e o mundo da hipocrisia. Devemos sempre combater os males extremos como a hipocrisia e o sofismo. Estes dois males não deveriam fazer parte da vida de pessoas de verdade, honestas e retas.

Estamos tão familiarizados com a hipocrisia que a sinceridade de alguém nos parece um sarcasmo.

A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não as possui.

A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento.

Essa palavra passou mais tarde a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos. (Noam Chomsdky)


Vida e a fuga pela falta de coragem 
Os homens deviam ser o que parecem ou, pelo menos, não parecerem o que não são. (William Shakespeare)

Vida e o mundo da hipocrisia

Vivemos em um mundo de mentiras, falsos sentimentos, atitudes forçadas, hipocrisia. Tenho a impressão de que o mundo é montado, tem roteiro, personagens.... pura ficção. É só uma impressão.

Observo tudo ao meu redor com muita atenção e cada detalhe é considerado, e o que eu vejo? Sorrisos fingidos, amores traídos, gente pisando em gente, um ar contaminado pela inveja.

O motivo da minha felicidade é que às vezes me deparo com pessoas de verdade, que olham no olho, são transparentes, sem mistérios.

Elas são aquilo que se mostram para você. Estas pessoas de caráter admirável e sentimentos puros não se deixam levar pela onda de falsa devoção.

O jeito é respirar fundo e ficar atenta àqueles que realmente fazem a vida valer a pena. (Erika Auger)

Vida e o comportamento do hipócrita

Primeiramente eu concluía que uma pessoa hipócrita não é feliz, pois vive a falar e a agir contra sua própria natureza, pois condena coisas que ela mesma faz – muitas vezes às escondidas, e então eu disse:

‘O mal maior da hipocrisia não é simplesmente aconselhar o que tu simplesmente não fazes. Mas acreditar que ainda és verdadeiramente feliz assim!’

Depois percebi que somos educados de modo hipócrita, tanto por nossos pais, quanto por professores, políticos, mídia, etc..., então como não nos tornarmos hipócritas também, num mundo com valores tão frágeis e com tantos falsos moralismos e ideologias feitas conforme os interesses escusos e mesquinhos de outrem? Daí eu concluí:

‘A hipocrisia está tão presente em tudo, que fico a pensar que é quase impossível que um de nós já não tenha vestido suas roupas, caminhado com seus calçados, e falado com a sua língua’.

Por fim, verifiquei que até da hipocrisia se pode tirar bom proveito, pois se o errante aconselhar o erro, logo toda a humanidade se perde. Então é bom que o errante aconselhe o contrário do que ele faz, e assim ele estará praticando uma boa ação, por isto eu disse:

‘Se não consegues que em tua vida sejam boas as tuas atitudes, cuida para que sejam boas as tuas palavras. Melhor é ser um bom hipócrita do que um completo errante’.

E este é apenas um apanhado sobre alguns temas que abordo e sobre os quais eu escrevi coisas aparentemente divergentes.

Ocorre que as afirmações precisam ser observadas dentro de um contexto e, sobretudo, é preciso saber que o tempo passa, a sociedade muda, as pessoas amadurecem, e o pensamento precisa alcançar os mais diversos prismas.  (Augusto Branco)

Vida e a fuga pela falta de coragem

A hipocrisia é a fuga mais comum daquele que não tem coragem de ser ele mesmo, o que o leva a sufocar seus medos e frustrações no preconceito para com o outro. (Elis Raik M de Carvalho)

A pior prisão é a do preconceito, da inveja, da cobiça, da hipocrisia, do egoísmo, da mentira, enfim a pior prisão é a mente... (Afro-x)

Mais vale um minuto de vida franca e sincera do que cem anos de hipocrisia. Você não precisa provar os seus valores pra quem realmente ama você, afinal de contas, a melhor terapia para os sinceros é fazer dos hipócritas eternos ignorados!

Abraços e muita paz!

Vida e o mal maior da hipocrisia Vida e o mal maior da hipocrisia Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on dezembro 10, 2017 Rating: 5
2 comentários:
  1. Olá querido amigo Luis, como está passando?
    Sempre nos prestigiando com textos incríveis que passam recados primorosos para todos nós!

    Infelizmente a hipocrisia está presente em tudo e cabe a nós separar o joio do trigo e buscar sempre a verdade. Nada de compactuar com mentiras, fingimentos, falsidades... Isso tudo prejudica, nos leva ao abismo... A verdade sempre tem que permanecer!

    Estou passando para também agradecer a sua companhia e amizade neste ano de 2017. Foi um ano bastante complexo em todo o mundo, mas sempre terei esperanças que o próximo será melhor, com mais paz, felicidade e sobretudo amor e harmonia em toda a parte.
    É isso que faz o mundo ficar muito mais bonito!!

    Desejo uma semana maravilhoso e um final de ano absolutamente repleto de felicidade!!!
    Abraços com carinho da amiga de sempre! :))))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha querida e adorável amiga Adriana!!!
      Tudo muito bem, graças a Deus!
      Espero que com você também esteja tudo muito bem!

      Obrigado querida amiga, fico feliz que tenha gostado do texto, com seu carinho e presença por aqui.

      Sim, querida amiga, infelizmente a hipocrisia reina neste mundo, que Deus nos ilumine para que saibamos sempre fugir dela e do abismo que cria.

      Obrigado querida amiga, também agradeço muito por sua maravilhosa amizade e por sua carinhosa companhia durante este ano que termina. Foi um ano muito ruim, mas tenhamos fé que dias melhores virão, não podemos e nem devemos perder as esperanças. Que o novo ano nos traga belíssimos momentos e um mundo melhor para se viver.

      Também lhe desejo uma belíssima semana, repleta de bons momentos e o novo ano lhe traga muita felicidade, saúde e paz!!!
      Abraços com carinho, minha querida amiga de sempre!!! :)))))))

      Excluir