Melão amargo cura várias enfermidades

Melão de São Caetano e a saúde
O Melão Amargo, também conhecido por Melãozinho, ou Melão de São Caetano, auxilia na cura de várias enfermidades, entre elas o câncer e o diabetes. Muitas pesquisas e estudos realizados em laboratórios de diversas partes do mundo comprovam estes benefícios do melão amargo para a nossa saúde.

O melão amargo é de origem asiática, trazido da África pelos escravos. É um cipó herbáceo da família Cucurbitáceas, muito comum em cercas e entulhos de terrenos abandonados. Seu fruto cor de ouro com espinhos moles na superfície se abre espontaneamente em três partes, quando maduro mostra suas sementes vermelhas comestíveis de grande beleza e paladar suave, muito apreciado pelas crianças. A infusão dos frutos maduros é ótima para curar hemorroidas.

Com nome científico de Momordica Charantia, é um gênero botânico pertencente à família Cucurbitácea; muito conhecido como "melãozinho", ou Melão de São Caetano.

Melão de São Caetano

As folhas desta planta eram usadas pelas lavadeiras para clarear a roupa. Foi trazida da África ao Brasil pelos escravos que usavam o seu chá em banhos para facilitar o parto e para baixar febres.

No Brasil, os frutos são consumidos principalmente pela comunidade nipo-brasileira. São colhidos e vendidos verdes em feiras livres na cidade de São Paulo onde se concentram estas comunidades. Podem ser consumidos também em alguns restaurantes japoneses mais tradicionais. São popularmente conhecidos entre eles como nigauri, nigagori ou goya, sendo esta última denominação utilizada pelos descendentes provindos da província de Okinawa, onde consome-se muito este fruto.

Seu nome Melão de São Caetano se deve aos escravos que se estabeleceram na região das minas auríferas e plantaram ao redor de uma capelinha em Mariana. O padroeiro da capela era São Caetano e os frutos parecidos com melão. Daí o nome Melão de São Caetano. (Wikipédia - Takeguma, Massahiro)


Propriedades do melão amargo
O melão Amargo combate o diabetes, câncer, diarreia, resolutiva, febrífugo, cólicas abdominais, colite, menstruações difíceis, problemas gástricos, resfriado, inflamações hepáticas, dores articulares, eczemas, edemas inflamatórios, problemas de pele, faringites, prisão de ventre, tosse, catarro amarelo, úlceras, TPM e outras enfermidades.

Estudos científicos publicados nos últimos dez anos mostram que o Melão de São Caetano ou Melão Amargo, apresenta propriedades antitumorais e anticancerígenas e muitas pesquisas tem sido realizadas a respeito de suas atividades antivirais e no HIV.

O Melão pode ser usado contra todas as doenças de pele, tais como eczemas, acne e doenças por fungos.

É ótimo coadjuvante para os diabéticos, pois tem propriedades hipoglicêmicas, reduzindo o índice de glicose no sangue.

O Melão Amargo contém duas vezes a quantidade de potássio de uma banana e também é rico em vitaminas A e C, além dos seguintes compostos químicos: hidroxitriptmamina (serotonina), ácido linoleico, licopeno, zeaxantina e lanoesterol todos possuindo referências sobre atividade anticancerígena ou na prevenção do câncer. O Melão Amargo contém também a substância criptoxantina, que tem propriedades antimutagênicas. (Fonte: www.segs.com.br)


Modos de usar o Melão Amargo:
Infusão de folhas secas, para leucorreia e menstruações difíceis, 10 gramas por litro de água.

Sumo - feito com folhas e misturado com óleo de amêndoas doces, é usado em queimaduras. Decocção para diabetes - 5 gramas de folha fresca picadas em 1/4 de litro de água fria. Aquecer e ferver por 1 minuto. Deixar em repouso por 10 minutos e coar. Tomar 1/2 copo pela manhã e 1/2 copo antes do jantar.

Infusão para diabetes- 20 gramas de folhas e flores em 1 litro de água. Tomar 1/2 copo de manhã e 1/2 antes dom jantar.

Pomada - raspar e misturar a polpa dos frutos com vaselina, para provocar a supuração nos casos de tumores, furúnculos.

Frutos cozidos: para vomitivos e antivenéreos.

Frutos maduros em cataplasmas: hemostáticos.

Suco das folhas: emético, purgante, mordida de serpentes e afecções biliares. - raiz: adstringente. - decocção das folhas: infecções da pele.

Infusão das folhas (forte): escabiose, picadas de insetos, malária, pruridos e úlceras malignas - infusão da planta inteira: resfriado - folhas e frutos: gogo das aves - infusão de 10 g de folhas secas por litro de água: leucorreia, menstruações difíceis e cólicas causadas por vermes.

Infusão do fruto: hemorroidas.

Unguento: arilo contuso misturado com vaselina: tumores, furúnculos e carbúnculos.

Suco: machucar as folhas verdes em óleo de amêndoas doces: queimadura.

Suco puro das folhas: sarna.

Efeitos colaterais: causa queda drástica da taxa de glicose sanguínea (hipoglicemia) em poucas horas; pode ter ação teratogênica; in vitro, é um inibidor da síntese proteica; pode causar aborto.

Dosagem:
Adultos - 3 a 6 ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água, em uso internos - para todas as indicações; 3 gramas de planta inteira seca ou 6 gramas de planta inteira fresca (1 colher de sobremesa para cada xícara de água) em decocto ou infuso até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12 horas em uso interno para todas as indicações; Cápsulas : 1000 mg duas vezes ao dia em todas as indicações. Os frutos maduros vaporizados e transformados em polpa podem ser aplicados sobre e pele em emplastos; O suco de um ou dois frutos pode ser usado em todas as queixas gastrointestinais, nas parasitoses, para reduzir o colesterol e triglicerídeos, 2 vezes ao dia. (Fonte: Plantas Que Curam)


Chá de folhas e galhos de Melão de São Caetano
Modo de preparo:
Preparar o chá utilizando uma colher das de sopa bem cheia de folhas e ramos picados para uma xícara das de chá de água.
Colocar para ferver por três a cinco minutos.
Abafar.
Deixar amornar até chegar à temperatura apropriada para beber.
Coar.

Como usar o chá do melão:
Indicação: Diabetes de adultos.
Modo de usar:
Tomar duas xícaras de chá ao dia. Repetir o tratamento e fazer o controle da glicose.

Contra indicação:
O chá não é indicado na gravidez.
Forma do Chá: Cozimento
Forma de Uso: Oral
Partes Usadas: Folhas e Ramos
(Fonte: Plantas Que Curam)

Abraços e muita paz!

Melão amargo cura várias enfermidades Melão amargo cura várias enfermidades Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on outubro 25, 2016 Rating: 5
27 comentários:
  1. <> EU TENHO EM CASA E AJUDO VÁRIAS PESSOAS...

    ResponderExcluir
  2. Na minha infância adorava comer os frutos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo ensinamento

    ResponderExcluir
  4. Posso colocar as folhas da erva de são Caitano no vinho tinto suave. Ou como usa lo no vinho???

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, tenho essa planta aqui em casa, conheço como melão de São Caetano, vou fazer o chá, obrigada pela indicação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/3/24 09:39

      Comi muito quando criança a frutinha e’ muito gostosa, hoje estou com 89 anos. Morava no Brasil hoje moro em Portugal. Obrigadinha pelos ensinamento do Melão São Caetano . Beijinhos

      Excluir
  6. Gostei, me recomendaram usar o sumo da fruta para reduzir a próstata aumentada não vi nada a respeito quem souber algo por favor faça contato obrigado

    ResponderExcluir
  7. Este melão de são Caetano tem a ver com cayaponia Tayuya ou só dá família cucurbitáceas?

    ResponderExcluir
  8. Onde encontro semente para comprar

    ResponderExcluir
  9. Quando era criança comia essa fruta e era muito gostoso

    ResponderExcluir
  10. Uma benção para diabéticos , na minha cidade tem muito.

    ResponderExcluir
  11. Quando criança comia bastante muito bom para o fígado tbm

    ResponderExcluir
  12. Estou tomando melao de s Caetano pra abaixa glicose

    ResponderExcluir
  13. A q ende moro só o q tem mais vim descobrir agora q o melão serve p tanta coisa máis não sei fazer o remédio

    ResponderExcluir
  14. Como fazer tintura de melão
    são caitano

    ResponderExcluir
  15. Amei esse texto me foi muito útil por 2 vezes fui tomada por sua presença no meu quintal e acabei arranco tudinho e jogando fora pois pensei ser mato....
    Porém meu vizinho me oriento dizendo : que era planta que CURA
    DESDE ENTÃO ESTOU ME TRATANDO COM ELA E REALMENTE PUDE OBSERVAR QUE O MEU METABOLISMO ACALMOU MESMO...
    DESCOBRI COMO O NOSSO DEUS É BOM E PERFEITO NOS DEIXANDO PRESENTINHO DA NATUREZA QUE TRATA E CURA OS SEUS FILHINHOS AMADIS. AGORA TBM VO DÁ E VENDER OS SEUS FRUTO PRA MUITO TBM PODER OBTER ESSA BENCÃO QUE ME FOI DADA E O MEU DEVER É REPASSAR
    MUITO OBRIGADA POR ESSAS IMFORMACOES VALIOSAS #DEUS É CONTIGO������������������❤️������������������

    ResponderExcluir
  16. Moro na Cidade do Rio de Janeiro e quem se interessar e precisar pode me procurar...jeanemariasoares@gmail.com...
    Vou fazer a colheita e separar p/ compartilhar🔥🍂

    ResponderExcluir
  17. E um santo remédio, eu sou da roça e não tínhamos condições de comprar remédio de farmácia, são Caetano e que salvava a gente

    ResponderExcluir
  18. Sou diabética vou começar usar o melão de são Caitano obrigada pela informação

    ResponderExcluir
  19. Yo tengo en mi casa, y creo que tiene muchos beneficios, la salud está en la naturaleza que Dios nos regaló, debemos aprender a utilizar y tener fe en su eficacia y poder

    ResponderExcluir
  20. É muito bom poder contar com a ajuda das plantas para a nossa saúde. As vezes faço uso do chá das folhas do melão de são caetano acredito que devido a eficácia dessa planta o médico retirou o metformina a qual eu fazia uso há algum tempo.

    ResponderExcluir
  21. Comprei uma casa e essa plantinha tabsubindo por toda a parede no quintal da casa. Tenho por toda a casa, vou usá-la para diabetes pois acabei de descobrir que estou pré. Obg pela dicas

    ResponderExcluir
  22. Boa noite sou de São Paulo vila Prudente gostaria de saber se alguém tem mudas desse melão de São Caetano e poderia me doar uma muda por favor desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  23. Acho que seria possível encontrar sementes ou mudas lá na Vila Leopoldina no CEASA. Fica na Zona Oeste da cidade de São Paulo.

    ResponderExcluir
  24. O pessoal diz que serve pra diabetes,mas aqui no interior tem demais e não vejo ninguém usando.

    ResponderExcluir
  25. Eu comecei a tomar o chá através de um amigo, e disse que era ótimo para curar as dores dos ossos, como eu estou na penoupausa comecei a tomar estou me sentindo uma outra pessoa, sentindo coisas que eu não sentia, so que eu tomo durante 5 dias aí depois eu paro, não tomo maís hormônio, porque o melão de são Caetano está me deixando com tesão, estou com 61 anos, e eu não sentia antes. É isso ele é ótimo 👆🏾🤗

    ResponderExcluir