Benefícios do fruto Cambuci


Propriedades do fruto Cambuci

Hoje vamos conhecer os benefícios do fruto Cambuci para nossa saúde. O Cambuci é o fruto da árvore denominada cambucizeiro, uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica.

O Cambuci é um fruto rico em vitamina C, também combate os radicais livres, pois é antioxidante e ajuda a combater o envelhecimento, e ainda, tem a função de fortalecer o nosso sistema imunológico.

O fruto Cambuci possui uma ótima composição, possui cálcio, fósforo, magnésio, potássio e sódio. Seu fruto é aquoso e possui o sabor agridoce, tem sabor agradável e suave e assemelha-se ao sabor da mistura de limão e melão.

Benefícios e propriedades do Cambuci

O nome Cambuci é de origem indígena e deve-se à forma de seus frutos, parecidos com os potes de cerâmica que recebiam o mesmo nome. Infelizmente chegou a estar em perigo de extinção, por ser fortemente explorada, por ter uma madeira de excelente qualidade na fabricação de ferramentas e utensílios básicos, e ao desmatamento em consequência ao crescimento urbano da própria cidade, porém com a descoberta do seu potencial econômico já não corre mais esse risco. Antigamente abundante na cidade de São Paulo, deu nome a um de seus bairros tradicionais.

O fruto Cambuci tem uma baga lisa, achatada, de cor verde mesmo quando maduro, de polpa carnosa doce-acidulada. As frutas de Cambuci têm um perfume intenso, adocicado, mas de sabor ácido como o limão.


Benefícios do fruto Cambuci
Fonte de agentes antioxidantes e taninos, que combatem os radicais livres, o fruto ajuda a retardar o envelhecimento e fortalecer o sistema imunológico, além de ser rico em fibras.

Mulheres - Os benefícios do Cambuci (26/11/15)

Segundo o químico e fitologista Lelington Lobo Franco, autor do livro As Incríveis 50 Frutas e seus Poderes Medicinais, ele é indicado para pessoas de constituição física frágil, doentes, anêmicas ou convalescentes.

Segundo o químico, o fruto Cambuci "Possui tanino, substância empregada no tratamento de bronquite, tosse e coqueluche. Ainda é composto por vitamina A (boa para visão), complexo B (ajuda na memória) e ferro". É rica em vitamina C, com propriedades antioxidantes e adstringentes que retardam o envelhecimento e fortalece o sistema imunológico, além de combater o colesterol. Tem altos teores de lipídios, carboidratos e proteínas, além de grande quantidade de ácido ascórbico.

Fruto CambuciDo fruto Cambuci se produz diversos subprodutos, é utilizado na culinária para elaborar deliciosas receitas como geleias, sorvetes, sucos, licores, maceração em bebidas alcoólicas, mousse, bolo, além do tradicional suco. É apreciada também ao natural, mesmo sendo ácida. Também se prepara a cachaça-com-cambuci, aguardente aromatizada com a fruta em infusão. (Wikipédia - Lorenzi Harri – Lelington Lobo)


Estudos sobre o fruto Cambuci
Características e potencial funcional do fruto Cambuci
Segundo estudos e pesquisas efetuadas pela farmacêutica e bioquímica Maria Inês Genovese Rodriguez, “A incidência de Síndrome Metabólica (SM) e de diabetes do tipo 2 (DM2) tomou proporções epidêmicas nos últimos anos, atingindo bilhões de indivíduos em todo o mundo, e encontra-se em contínuo crescimento. Nesse sentido, inovações na área científica, capazes de prevenir e/ou tratar essa patologia, tornam-se relevantes para amenizar seus impactos na saúde pública, tendo em vista a baixa adesão ao tratamento medicamentoso.”

“Estudos vêm mostrando que compostos bioativos fenólicos podem ser capazes de influenciar o metabolismo de carboidratos, sendo assim uma alternativa para a população portadora dessa doença. Algumas frutas nativas brasileiras podem ser consideradas excelentes fontes de compostos bioativos de natureza fenólica. Destacamos, dentre elas, as frutas da família Myrtaceae, como araçá, cambuci, jabuticaba, camu-camu, e cagaita, cujos compostos fenólicos são capazes de inibir as enzimas do metabolismo de carboidratos, alfa-amilase e alfa-glicosidase, in vitro, e cujos sucos clarificados são capazes de diminuir a glicemia pós-prandial, em cerca de 20 a 60%, em indivíduos saudáveis (resultados obtidos no Projeto FAPESP 2009/14654-7).”

“O objetivo do presente trabalho é ampliar o estudo anterior avaliando o efeito de sucos de duas frutas nativas brasileiras, cagaita e cambuci, da família das Mirtáceas, selecionadas de acordo com os resultados previamente obtidos em indivíduos saudáveis, sobre a glicemia pós-prandial e capacidade antioxidante em seres humanos pré-diabéticos, após consumo de 25 g de carboidratos disponíveis provenientes de pão branco (aproximadamente 1 pão francês de 50 g), utilizando somente frutas de plantações comerciais, e com comprovação da segurança de uso por histórico de consumo pela população. Possíveis efeitos gastrintestinais adversos (associados ao uso de inibidores de alfa-glicosidase) serão avaliados através de questionário específico e acompanhamento dos voluntários nas 24 horas seguintes aos testes. (AU)” (Maria Ines Genovese Rodriguez - Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP)

Várias pesquisas e estudos apontam que o fruto é rico em vitamina c, além de possuir agentes antioxidantes e adstringentes, que combatem radicais livres, retardam o envelhecimento e fortalecem o sistema imunológico.

Abraços e muita paz!

Benefícios do fruto Cambuci Benefícios do fruto Cambuci Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on julho 26, 2016 Rating: 5
Um comentário:
  1. Não conhecia essa fruta.E muito nutritiva e rica em proteínas.

    ResponderExcluir