Vida e benefícios funcionais da pitanga

Benefícios da fruta pitanga
Vida e os benefícios funcionais da fruta pitanga. A pitanga, além de ser uma fruta muito saborosa, traz muitos benefícios para nossa saúde, é um alimento funcional. A fruta pode ser consumida in natura ou em sucos, as folhas são consumidas em forma de chá. O fruto também pode ser utilizado na culinária.

A pitanga, fruto da pitangueira, com nome científico de Eugenia uniflora L., possui a forma de bolinhas globosas e carnosas, de cor vermelha, laranja, amarela ou roxa. Na mesma árvore, o fruto poderá ter desde as cores verde, amarelo e alaranjado até a cor vermelho-intenso, de acordo com o grau de maturação.

A pitangueira é uma árvore nativa da Mata Atlântica brasileira, onde é encontrada na floresta do planalto e nas restingas, desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul em regiões de clima subtropical.

Apesar de ser tipicamente brasileira, esta espécie atualmente pode ser encontrada na ilha da Madeira (Portugal), na América do Sul (Argentina, Bolívia, Guianas, Paraguai, Uruguai e Venezuela), América Central (incluindo Caribe), América do Norte (exceto Canadá) e África (Gabão, Angola e Madagascar).

Benefícios e propriedades da pitanga

A palavra "pitanga" vem do termo tupi antigo ybápytanga, que significa "fruto avermelhado". Este fruto não é produzido comercialmente, pois, quando maduro, fica muito tenro e danifica-se facilmente com o transporte, apresentando grande fragilidade. Apesar disto, é apreciado no Brasil, por ser muito saboroso, além de ser rico em cálcio. A pitanga é cultivada tradicionalmente em quintais domésticos. (Fontes: Tropicos.org;  Harri Lorenzi; Instituto Plantarum e Wikipédia)

Benefícios da Pitanga


A pitanga é rica em vitaminas A e C, cálcio, fósforo e ferro; o que caracteriza grande potencial antioxidante favorável à prevenção de doenças como osteoporose.

Em sua composição, estão presentes ainda antocianinas e fenóis, substâncias capazes de prevenir doenças degenerativas e atuantes na proteção das moléculas de DNA contra mutações que podem levar ao câncer.

As folhas de pitanga, por sua vez, são usadas no tratamento de febre, hipertensão e doenças estomacais; por agirem como antioxidantes, anti-inflamatórios, diuréticos e calmantes naturais. Elas também ajudam no tratamento de bronquite e reumatismo.

Chá de folhas de pitanga
Coloque dez folhas da pitangueira bem lavadas em meio litro de água e leve ao fogo. Quando ferver, desligue. Tome ao longo do dia, quente ou frio. (Fonte: Isabella Marinelli)

Propriedades Funcionais da Pitanga
Um estudo entre a Embrapa Clima Temperado e parceiros apontam a pitanga roxa como uma importante combatente ao câncer do cólon.


A pitanga tem propriedade adstringente, antirreumática, antidisentérica, calmante, febrífuga e vermífuga.

Podem-se usar os frutos ou as folhas. As folhas são utilizadas, de preferência, frescas ou secas ao sol, em local ventilado e sem umidade. Guardar em sacos de pano ou de papel, ou em vidros escuros. Os frutos são consumidos maduros e frescos, conservados em geladeira.

Na forma de chá é utilizada para combater reumatismos, febres e diabetes. Combate também bronquite infantil, gota, hipertensão e ansiedade.

Modo de preparo:
Para bronquites, tosses e febres: Em uma xícara de café, coloque uma colher de sopa de folhas fatiadas e adicione água fervente. Abafe por dez minutos. Coe a acrescente duas xícaras de café de açúcar cristal. Leve ao fogo até dissolver o açúcar. Espere esfriar. Tome uma colher de sopa de 2 a 3 vezes ao dia. Para crianças dar somente metade da dose.

Para bronquites, tosses, febres, verminoses, hipertensão arterial e ansiedade: Coloque duas colheres de sopa de folhas fatiadas em uma xícara de chá de álcool de cereais a 70%. Deixe em maceração por sete dias e coe. Tome 10 gotas diluídas em um pouco de água, duas vezes ao dia.

Suco de pitanga e a vida

Para anemia, gripe e fraqueza, pode-se usar o suco da fruta pitanga. Bata a fruta com água e tome dois copos por dia. (Fonte: Plantas que curam)

Também é possível encontrar no mercado uma grande variedade de produtos à base de pitanga.

Pitanga: brasileira e saborosa
Uma fruta silvestre saborosa típica do Brasil, a pitanga é bem recebida pelo paladar brasileiro.


Abraços e muita paz!

Vida e benefícios funcionais da pitanga Vida e benefícios funcionais da pitanga Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on abril 04, 2016 Rating: 5
9 comentários:
  1. Olá meu querido amigo Luis!
    Saudades de você, mas sei que deve estar atarefado com o imposto de Renda! Só não se estresse viu amigo?

    Ahhhhhh, eu cheguei atrás de saúde, vida, alegria e encontrei na pitanga tudo o que mais preciso! :)))

    Além de saborosa, a pitanga tem inúmeros benefícios não é?
    Olhei com atenção os vídeos amigo, e fiquei impressionada, pois é praticamente tudo em uma única frutinha..
    Estou precisando dela, por isso que recorri ao seu blog nesta tarde....
    A mudança de estação, fez com que minha sinusite voltasse com força e pelo visto, a pitanga vai me auxiliar no processo de cura!
    Vou fazer o chá e me cuidar antes que a fraqueza tome conta do meu corpo..
    Parabéns pelo conteúdo tão completo, dinâmico e interativo amigo!
    Um grande abraço e desejos de um final de semana maravilhoso! :)))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha querida e adorável amiga Adriana!!!
      Que boa surpresa!!!

      Também estou com saudades, mas o IR me afasta de tudo, toma todo o meu tempo útil, mas logo ele acaba e volto para as atividades normais. Nada de estresse... rsrsrsrs... mesmo com o sufoco é seguir sempre com a calma emocional.

      Que bom que encontrou o que precisava, parece que a pitanga é tudo de bom, tenho várias pitangueiras em minha chácara. :))))

      Sim, é uma fruta muito saborosa com vários benefícios para o nosso organismo, vamos aproveitar!
      Também gostei dos vídeos, são bem esclarecedores.

      Fico torcendo para que o chá de pitanga lhe ajude com a cura sinusite.

      Obrigado querida amiga, fico muito feliz com sua presença e também por ter gostado da matéria.

      Assim que terminar o IR passo lá pelo seu cantinho para colocar os assuntos em dia.

      Obrigado, tenha também um maravilhoso final de semana!!!

      Grande abraço e muita paz!!! :))))))

      Excluir
  2. Obrigado pelas informaçoes estou satisfeita

    ResponderExcluir
  3. Eu é que agradeço pela presença e comentário, valeu!!!
    Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde
    Eu adoro pitanga mas não e facil fazer sumo por causa das semetes gostaria de saber algo sobre o assunto

    ResponderExcluir
  5. Amei o informativo sobre a pitanga. Moro em cidade litorânea e é fácil encontrar essa deliciosa frutinha. Faço geleia com ela.Fica uma delícia!

    ResponderExcluir
  6. No meu quintal tem um pé de pitanga da fruto o ano todo adoro pitanga mas não sabia q tinha tantos benefícios obrigado pelas informações

    ResponderExcluir
  7. En mi casa hay un árbol de Pitanga.Pero da una fruta chiquita,redondita,roja y a veces más oscura.Pero no da todo el año.Tiene los mismos beneficios que la Pitanga de la que Ud.habla?

    ResponderExcluir
  8. Soy Graciela Colman de Montevideo,Uruguay.

    ResponderExcluir