Ótimos benefícios do kino ou kiwano

Conheça o fruto exótico kino ou kiwano
O fruto Kino, também conhecido por Kiwano ou Pepino Africano, traz ótimos benefícios para a nossa saúde e é excelente para o emagrecimento. É um fruto comestível de sabor agridoce, que pode ser consumido como sobremesa. Kino é uma fruta exótica, ainda pouco conhecida no Brasil.

Benefícios do fruto kino ou kiwano
O fruto Kino tem aspecto espinhoso e seu interior lembra muito o maracujá. É um fruto importante para o nosso sistema imunológico, pois é rico em vitamina C. Mas o seu ponto forte é a obesidade, é um ótimo aliado para perder peso, pois é rico em fibras e ajuda a reduzir o apetite.

Kino é como ele tem sido chamado no nosso mercado. Kiwano é como ele é conhecido no exterior, onde assume também outras denominações: pepino “chifrudo” africano, melão “chifrudo” africano ou melão gelatina (jelly melon).

Benefícios do fruto kino ou kiwano

A sua forma assemelha-se a um pequeno melão oval, com espinhos grossos. Quando se encontra maduro, a casca possui uma cor alaranjada. A polpa, ligeiramente gelatinosa, é verde, com laivos de amarelo, contendo sementes de tonalidade branca, semelhantes às de um pepino.

A sua estrutura assemelha-se de certa forma à do maracujá e à da romã. O seu comprimento situa-se entre os dez e os quinze cm, quando completamente desenvolvido, variando o seu diâmetro entre os oito e os dez cm.

Quando é colhido verde, amadurecendo separado da planta, possui um sabor semelhante a uma mistura de pepino e kiwi. Quando é colhido maduro, possui um sabor semelhante ao da banana.

O kino ou Kiwano é um fruto de efeito visual atraente, dado o contraste entre a casca laranja com espinhos e o verde translúcido da polpa. É consumido cru, com a ajuda, por exemplo, de uma pequena colher.

É possível cortá-lo tanto de forma transversal como longitudinal, dependendo da forma como se pretende apresentar no prato, ou da forma como se pretende consumir. Pode também ser utilizado como xarope para uma salada de fruta.

O Kino não deve ser conservado refrigerado, uma vez que se deteriora mais facilmente em ambientes frios. Dura muito tempo armazenado, mantendo-se em bom estado de consumo durante meses. As temperaturas óptimas para a sua conservação situam-se entre os 20 °C e os 24 °C. (Fontes: Rain Org, Dictionary e Wikipédia)

As propriedades do fruto kino

Propriedades do Kino ou Niwano
O kino é rico em vitaminas A e C, em fibras, potássio, ferro e cálcio e possui poucas calorias (aproximadamente 25 em uma porção de cem gramas).

Os benefícios proporcionados pela fruta são muitos, incluindo o fortalecimento do sistema imunológico, o auxílio no processo de emagrecimento e no equilíbrio da flora intestinal.

O Kino é considerado refrescante, digestivo e um isotônico natural, por possuir baixos teores de sódio e altos teores de potássio.

Pela quantidade considerável de fibras que ele contém, a fruta proporciona uma maior sensação de saciedade e possui efeito laxante, auxiliando na perda de peso. (Remédio-Caseiro)

Formas de consumo do Kino
O fruto pode ser consumido ao natural, mas também pode ser consumido em forma de forma de suco, sorvetes, salada de frutas, coquetéis, mousse e molho para saladas. Basta coar a popa para retirar as sementes e preparar o suco, a salada, o sorvete, a mousse e o molho.

Para o consumo ao natural pode-se comer as sementes, assim como a romã, para os demais preparos é aconselhável retirar as sementes com a ajuda de uma peneira. Para a salada de frutas e coquetéis pode-se usar com as sementes.

O Kino ou Kiwano pode ser encontrado em mercados, quitandas e lojas de produtos especializados.

Estudos com o fruto Kino ou Kiwano
O endocrinologista Alfredo Cury, do SPA Posse do Corpo, explica que o kino se assemelha ao maracujá na sua textura, e que possui sabor agridoce.

Os benefícios para o organismo são muitos, incluindo a proteção para o sistema imunológico. O kino é rico em vitamina C, possui muita fibra e não possui muitas calorias, a média é de 25 em uma fruta de 100 gramas, afirma.

São as fibras que fazem com que a fruta acabe saciando a fome por mais tempo e fazendo com que o apetite seja reduzido. Além disso, ajudam no equilíbrio da flora intestinal.

Já existem alguns estudos que indicam o uso do kino na dieta, para a redução do apetite, diz o endocrinologista.

Receitas com o Kino ou Kiwano:

Sorvete ou molho de kinoMolho kino ou kiwano (salgado)
Suco de uma lima
Um dente de alho
Uma mão cheia de coentro fresco picado
Uma cebolinha ou 1/8 de cebola
1/4 de colher de chá de cominho
Sementes de kiwano em uma vasilha;
Misture tudo numa vasilha, adicione um pouco de óleo vegetal ou azeite de oliva para cobrir os ingredientes e utilize a mistura em carnes ou vegetais grelhados.

Mousse de Kino ou Kiwano (doce)
Dois kinos (polpa);
Um copo de iogurte natural;
Uma colher (sopa) de mel;
Duas bolas de sorvete de creme. 
Misture todos os ingredientes no liquidificador. Depois é só colocar o creme em pequenas taças, esperar gelar e servir. (Fonte: truques de meninas)

Suco de kino ou kiwano
Retire a polpa com o auxílio de uma colher e misture com água num liquidificador, coe as sementes e adicione açúcar a gosto ou adoçante.

Também pode ser misturado com açúcar ou iogurte e cereais.

Abraços e muita paz!

Ótimos benefícios do kino ou kiwano Ótimos benefícios do kino ou kiwano Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on fevereiro 23, 2016 Rating: 5
15 comentários:
  1. Ótimas informações. Não conheço, nunca vi este fruto em mercados.
    Vou procurar observar melhor!! Muita Paz para VC também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida amiga Eloiza!!!
      Este fruto ainda não é muito conhecido no Brasil, ainda é uma novidade, também não conheço o fruto. Vamos observar melhor para ver se a gente encontra este fruto, mesmo que em conserva.
      Obrigado querida amiga, fico muito feliz com sua presença e participação!
      Abraços e muita paz para você também!!!

      Excluir
    2. Tenho uma pessoa amiga que cultivou em casa e me deu uns vou fazer semente.

      Excluir
    3. Tenho uma pessoa amiga que cultivou em casa e me deu uns vou fazer semente.

      Excluir
    4. Bom dia, Liliane!!!
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Abraços e ótimo dia!!!

      Excluir
    5. Obrigado, amiga Liliane!!!
      Ótimo, é um fruto com muitos benefícios, compensa tirar as sementes para plantar.
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  2. Este pepino existe em abundância em angola, não é cultivado cresce por si nas matas, nós aqui chamamos de Pepino Silvestre, desde pequeno que como e conheço este fruto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, caro amigo!!!
      Aqui em minha região não temos este fruto.
      Obrigado, fico feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Tenha uma excelente e abençoada semana!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  3. Em que lugar do Brasil se encontra com mais facilidade este fruto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      O fruto é encontrado em mercados e mercadões, a grande maioria é importado, pois ainda é uma fruta escassa aqui no Brasil.
      Obrigado, fico feliz com sua participação, valeu!!!
      Abraços e ótima semana!!!

      Excluir
  4. Boa noite. Uma amiga que é agrônoma cultiva esse fruto aqui no interior do RS. Me trouxe um pra experimentar. Ele está maduro agora, gostaria de saber como fazer o manejo das sementes para futuramente plantar. Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Fátima!!!
      Infelizmente não sei lhe informar sobre a preparação da semente para plantio.
      Obrigado por sua presença e participação!!!
      Tenha uma excelente e abençoada semana!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  5. Já plantei e já comi esse fruto, é bem gostoso quando bem maduro. Perdi a semente, quero ver se consigo encontrar novamente.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelas informações foi difícil encontrar alguma coisa sobre este fruto

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho uma plantação cá em minha casa...Angola/Luanda.

    ResponderExcluir