Vida e fascínio dos mistérios humanos

O mistério é a arte que fascina a vida
O mistério é a fonte de qualquer arte da vida, é o fascínio secreto que vivencia os humanos, algo que nossa inteligência não pode entender e nem explicar. São suspenses que geram incertezas e desafios, mas é preferível viver abertamente ao desconhecido que ter uma mente limitada e obscura pelas crendices desprovidas de fundamentos.

O mistério é a arte que fascina a vida.
A mais bela coisa que podemos vivenciar é o mistério. Ele é fonte de qualquer arte verdadeira e qualquer ciência. Aquele que desconhece esta emoção, aquele que não para mais para pensar e não se fascina, está como morto: seus olhos estão fechados. (Albert Einstein)

Abrace o mistério. Temos horror da incerteza e desperdiçamos quantidades enormes de tempo e energia tentando criar a ilusão de segurança, de controlar o incontrolável.

Amaldiçoamos o inesperado, porque ele atrapalha nossos planos, e não nos damos conta de que, com frequência, ele traz consigo justamente o desafio de que precisamos naquele momento para mudar e evoluir.

Da mesma forma, não temos paciência com o mistério. Se não podemos resolver ou provar alguma coisa, nós a ignoramos ou a desacreditamos, como se assim aquilo deixasse de ser real.

Contudo, “a vida não é um problema para ser resolvido, é um mistério para ser vivido”, como escreveu Kierkegaard. Todas as pessoas e as verdades que nos rodeiam são mistérios a serem simplesmente aceitos, incentivados, vivenciados e desfrutados. (Matthew Kelly)

A vida humana e seus mistérios

Mistérios e limites da vida humana
O mistério do destino humano é que somos fatais, mas temos a liberdade de cumprir ou não o nosso fatal: de nós depende realizarmos o nosso destino fatal.

É difícil perder-se. É tão difícil, que, provavelmente, arrumarei depressa um modo de me achar, mesmo que me achar seja, de novo, a mentira de que vivo.

Fique de vez em quando sozinho, senão você será submergido. Até o amor excessivo dos outros pode submergir uma pessoa.

Passei a minha vida tentando corrigir os erros que cometi na minha ânsia de acertar. Ao tentar corrigir um erro, eu cometia outro. Sou uma culpada inocente.

O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós.

Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom...

O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice.

Só que, de vez em quando, vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais; mas pelo menos entender que não entendo.

Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é possível fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada.

Quero sempre ter a garantia de, pelo menos, estar pensando que entendo; não sei me entregar à desorientação.

Na pobreza do corpo e do espírito eu toco na Santidade; eu quero sentir o sopro do meu além, para ser mais do que eu, pois tão pouco sou.

Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento. (Clarice Lispector)

Não compreendo nada de nada. Tanto mistério existe no crescimento de um grão de trigo, quanto no movimento das estrelas. Mas bem sabemos que somos os únicos capazes de amar, e é por isso que o menor dos homens é maior do que todos os mundos reunidos. (Guy de Larigaudie)

O mistério gera curiosidade e a curiosidade é a base do desejo humano para compreender. (Neil Armstrong)

Abraços e muita paz!

Vida e fascínio dos mistérios humanos Vida e fascínio dos mistérios humanos Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on janeiro 19, 2016 Rating: 5
5 comentários:
  1. Pouco sabemos das maravilhas do Mundo em que vivemos... imaginar a existência de outros mundo... mais evoluídos do que o nosso..Sim, vivemos rodeados de coisa que desconhecemos ainda! Podemos chamar de mistérios?? Depende de cada um. Muita Harmonia na sua caminhada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida amiga Eloiza!!!
      Pois é, querida amiga, pouco ou quase nada sabemos sobre a existência humana e outros mundos, ainda vivemos impulsionados pelos achismos. A própria Escritura diz que o ser humano ainda não está preparado para conhecer a verdade. Enquanto não conhecemos as verdades concretas sobre a nossa existência, elas são apenas grandes mistérios... para os seres humanos, é claro.
      Obrigado querida amiga, fico muito feliz com sua presença, comentário e participação, valeu!!!
      Também lhe desejo uma caminhada repleta de harmonia!!!
      Tenha um dia maravilhoso e abençoado!!!

      Excluir
  2. Belo texto da Clarice Lispector, viver é um mistério e nada é certeza, bem melhor viver sem entender, entregar-se ao doce mistério de viver!
    Fica mais suave a caminhada!
    Obrigada, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Maria Teresa Valente!!!
      Sim, um belíssimo texto de Clarice Lispector, uma grande lição de vida, viver sem se importar com os mistérios é sempre a melhor escolha, torna a caminhada mais suave e prazerosa!
      Obrigado, querida amiga, fico muito feliz com sua presença e participação!!!
      Abraços com carinho e muita paz!!!

      Excluir
  3. Muito bom esse artigo. Gostei.

    ResponderExcluir