Sabedoria é a insuperável arte da vida

Sabedoria e a arte de ser feliz na vida
A sabedoria é a insuperável arte da vida, é com ela que vamos aprender a olhar a vida com bons olhos e vamos conhecer a verdadeira arte de ser feliz. Segundo Nietzsche, a primeira tarefa é aprender a ver. É através dos olhos que tomamos contato com a beleza e o fascínio do mundo e da vida. Os olhos têm de ser educados para que a nossa felicidade aumente.

Não basta amealhar conhecimento no decorrer do caminho. É preciso usar a inteligência com sensibilidade e com habilidade, só assim vamos encontrar a sabedoria que será aplicada na arte de ser feliz e do bem viver.

Segundo Rubem Alves, prova de inteligência não é possuir todas as ferramentas. É possuir as ferramentas de que se vai necessitar. Sabedoria oriental: “O tolo soma ferramentas. O sábio diminui as ferramentas.” O importante não é ter. É saber onde encontrar.

A Educação se divide em duas partes: Educação das habilidades e Educação da sensibilidade. Sem a educação da sensibilidade, todas as habilidades são tolas e sem sentido.

Vida e a arte de ser feliz
Além da nobre arte de fazer coisas, existe a nobre arte de deixar coisas sem fazer. A sabedoria da vida consiste na eliminação do que não é essencial. (Lin Yutang)

Não tenha medo de viver e ser feliz!
Existem momentos na vida, que podem parecer bobos, que possam parecer comuns para você no enquanto, mas um dia você pode olhar pra trás e dizer: esse foi o dia mais feliz de minha vida, "até agora". Por isso, aprecie cada momento na vida, como se fosse único, e especial, com uma pessoa especial. (Victor Hugo)

A arte de ser feliz
Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia ser feita de giz.

Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco. Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto.

Mas todas as manhãs, vinha um pobre com um balde, e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse.

E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.

Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor. Outras vezes encontro nuvens espessas.

Avisto crianças que vão para a escola. Pardais que pulam pelo muro. Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais. Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar. Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega.

Ás vezes, um galo canta. Às vezes, um avião passa. Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino.

E eu me sinto completamente feliz.
Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim. (Cecília Meireles)

Assim Eu Vejo a Vida
A vida tem duas faces: Positiva e negativa. O passado foi duro, mas deixou o seu legado.

Saber viver é a grande sabedoria, que eu possa dignificar minha condição de mulher. Aceitar suas limitações e me fazer pedra de segurança dos valores que vão desmoronando.

Nasci em tempos rudes, aceitei contradições, lutas e pedras, como lições de vida e delas me sirvo, aprendi a viver. (Cora Coralina)

A arte, um dos grandes valores da vida, deve ensinar aos homens: humildade, tolerância, sabedoria e magnanimidade. (William Somerset Maugham)

Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma. (George Bernard Shaw)

Abraços e muita paz!

Sabedoria é a insuperável arte da vida Sabedoria é a insuperável arte da vida Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on janeiro 12, 2016 Rating: 5
2 comentários:
  1. A grande sabedoria para Mim, é viver conquistando Virtudes, seguir ensinamentos do Mestre Jesus. Com estas conquistas tudo de bom teremos: humildade, bondade, tolerância,Caridade... tudo que faz o ser humano evoluir. A felicidade? vem com estas posses.Para ver as belezas da Vida...devemos usar mais os sentidos da ALMA!! Que sua Alma esteja sempre sensível às maravilhas da Vida!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida amiga Eloiza!!!
      Hoje publiquei uma matéria sobre a sabedoria, a inteligência e as habilidades cognitivas humanas, a mais importante é a inteligência Espiritual, onde vamos aprender a cultivar justamente as virtudes e as belezas da vida espiritual.
      Obrigado, também desejo que sua Alma esteja sempre sensível às maravilhas da vida espiritual.
      Fico muito feliz com sua presença, participação e carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha um dia maravilhoso e abençoado!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir