Vida feliz e a necessidade da paz mental

Vida e a harmonia mental e física
Para uma vida feliz é preciso haver um equilíbrio mental e físico. Destas duas categorias, a mente é a que exerce maior influência e devemos destacar a necessidade da paz mental. No ciclo da vida, em suas várias fases, é preciso observar e cuidar da harmonia da estruturação física e mental.

Esta harmonia estrutural é que vai promover a qualidade de vida de cada um de nós, vai interferir diretamente na qualidade da felicidade e na intensidade do sofrimento.

A saúde mental é que vai influenciar no nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional, que muitas vezes têm grande peso na qualidade da vida física, podendo inclusive desencadear graves problemas físicos e doenças para o corpo.

Portanto, devemos dar uma atenção especial para a saúde da mente, promover um cuidado afinado com as nossas emoções e sentimentos, pois são estritamente necessários para promover a paz mental e interferem diretamente na saúde física. Aqui podemos citar o sábio pensamento do romano Juvenal “mente sã, corpo sadio”. (Doando Vida)

Vida e a influência da saúde mental
A paz mental é o teu maior tesouro, não deixe que a ansiedade venha roubá-la, nem permita que alguém a destrua, seja com palavras ou atitudes.

Vida e a influência da saúde mental e física
Para começarmos, podemos dividir todo tipo de felicidade e sofrimento em duas categorias principais: mental e física. Das duas, é a mente que exerce a maior influência em muitos de nós.

A menos que estejamos gravemente doentes, ou privados de nossas necessidades básicas, a condição física representa um papel secundário na vida. Se o corpo está satisfeito, praticamente o ignoramos.

A mente, entretanto, registra cada evento, por mais pequeno que seja. Por isso, deveríamos devotar nossos mais sérios esforços à produção da paz mental.

A partir de minha própria limitada experiência, descobri que o mais alto grau de tranquilidade interior vem do desenvolvimento do amor e da compaixão.

Quanto mais nos ocuparmos com a felicidade alheia, maior se tornará nossa sensação de bem-estar. O cultivo de sentimentos amorosos, calorosos e próximos para com os outros automaticamente descansa a mente.

Isto ajuda a remover quaisquer temores ou inseguranças que possamos ter e, nos dá força para enfrentarmos quaisquer obstáculos que encontramos. É a principal fonte de sucesso na vida.

Enquanto vivemos neste mundo estamos destinados a encontrar problemas. Se, nessas ocasiões, perdemos a esperança e nos desencorajamos, diminuímos nossa habilidade de encarar as dificuldades.

Se, por outro lado, nos lembramos que não se trata apenas de nós, mas, que todos têm de passar por sofrimento, esta perspectiva mais realista aumentará nossa capacidade e determinação para sobrepujarmos os problemas.

Na verdade, com essa atitude, cada novo obstáculo pode ser encarado como sendo mais uma valiosa oportunidade de aprimorar nossa mente!

Desse modo, podemos gradualmente nos esforçar para nos tornarmos mais compassivos, ou seja, podemos desenvolver tanto a genuína empatia pelo sofrimento dos outros, quanto à vontade de ajudar a remover sua dor. Como resultado, crescerão nossas próprias serenidade e força interior.

Todos os seres humanos têm desejos extraordinários.
Há momentos em que você se rejubila com as coisas, outros em que elas o entristecem.
Os altos e baixos fazem parte da vida de cada um.

O mais importante nessa existência é fazer algo que seja benéfico para os demais. É preciso verdadeiramente ter uma atitude altruísta: isso é o que dá sentido a vida. (Dalai Lama)



Abraços e muita paz!

Vida feliz e a necessidade da paz mental Vida feliz e a necessidade da paz mental Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on novembro 26, 2015 Rating: 5
2 comentários:
  1. Realmente a Paz mental é nosso maior tesouro. O corpo responde aos desequilíbrios mentais. E esta tão difícil ansiedade...como é difícil! Vamos trabalhando Mente/ Espírito ,para obtermos a tão necessária Saúde Mental Se a mente não estiver Sã...o Corpo não será sadio.Realidade! Que reponsabilidade!! .Ótimo texto. Que a Felicidade faça morada em sua caminhada.!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, querida amiga Eloiza!!!
      Sim, este é o nosso maior tesouro. A paz mental é necessária para alcançar o equilíbrio entre corpo e mente, este equilíbrio têm grande influência na qualidade de vida e na intensidade de nosso sofrimento.
      Obrigado, minha querida amiga, que bom que gostou do texto, fico muito feliz com sua presença, participação e cainho, valeu!!!
      Também desejo muita felicidade por toda a sua caminhada!!!
      Tenha um domingo maravilhoso e abençoado!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir