Vida e saúde respiratória xarope guaco

Vida, saúde e o xarope do guaco
Vida e saúde respiratória com o xarope de guaco, uma ótima solução caseira para acabar com a tosse persistente. A planta medicinal é rica em cumarina, substância que age diretamente no sistema respiratório, ajudando no combate da tosse, resfriado, asma, bronquite e outras doenças respiratórias.

O guaco, planta com nome científico "Mikania glomerata Spreng", é um tipo de planta medicinal largamente utilizado contra gripe, rouquidão, infecção na garganta, tosse, asma, bronquite.

Benefícios e vida com xarope de guaco

A ciência já comprovou as propriedades medicinais do guaco e atestou seu efeito broncodilatador e expectorante. A planta produz excelentes benefícios para a saúde da vida respiratória. A planta pode ser consumida em forma de chá ou de xarope.

No inverno, quando aumenta incrivelmente a incidência de problemas do aparelho respiratório, por conta das gripes e resfriados, o guaco volta a figurar nas receitas caseiras.

Vida e benefícios do xarope de guaco

A planta é também conhecida como erva-de-serpentes, cipó-catinga ou erva-de-cobra. O guaco sempre foi muito conhecido na vida índios brasileiros, que usavam a planta para combater o veneno das serpentes (daí vem alguns dos seus nomes populares).

Ainda hoje, em algumas regiões do Brasil, o macerado das folhas é aplicado em forma de cataplasma sobre picadas de cobras e outros animais peçonhentos.

Existe também a tradição de usar a planta fresca e nova (cujas folhas emanam um aroma intenso e agradável) para manter as cobras afastadas.

Pesquisas realizadas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovaram os efeitos do guaco contra câncer, úlcera e afecção por microrganismo, além de prevenção da cárie e da placa bacteriana dos dentes. (Wikipédia)

O guaco é uma das plantas medicinais que foram aprovadas pela Anvisa. Seu efeito para combater a tosse e o resfriado foram pesquisados e comprovados.

Cientificamente já está provado que o guaco apresenta propriedades medicinais expectorantes e broncodilatadoras, sendo indicado no combate à tosse, asma, bronquite, rouquidão e outros sintomas associados à gripes e resfriados. Popularmente, o guaco continua sendo usado para tratar reumatismo, infecções intestinais e cicatrizar ferimentos.

Xarope de guaco com açúcar e mel 
Vida e xarope de Guaco e a VidaCaramelizar a xícara de açúcar em uma panela funda.
Após dourar o açúcar colocar o litro de água fervendo.
Colocar as folhas de guaco e mexer bem até desmanchar bem o açúcar.
Tampe a panela de deixe ferver por uns 20 minutos as folhas do guaco tem que ficar amolecidas.
Deixe esfriar e após passe no coador.
Depois de frio acrescente o mel e misture até ficar homogêneo.
Tome 1 a 2 colheres de sopa antes de deitar.

Xarope de guaco só com açúcar
40 folhas de guaco.
Uma xícara (chá) de açúcar.
Duas xícaras (chá) de água.
Derreta o açúcar em fogo brando até caramelizar e então acrescente as folhas de guaco e a água. Deixe apurar por cerca de 15 minutos. Apague o fogo e deixe esfriar. O xarope deve ser conservado em recipientes de vidro âmbar higienizados, e armazenados ao abrigo da luz e em temperatura ambiente. (Viva Saúde)
Tome até quatro colheres de sopa ao dia.

O mel e a planta medicinal guaco agem juntos desobstruindo as vias respiratórias e como antiinflamatórios, diminuindo a inflamação da garganta e a tosse. Apesar de sua eficácia o chá de guaco deve ser evitado por mulheres grávidas e indivíduos com cálculos biliares.

Índice do Blog Doando Vida


Abraços e muita paz!

Vida e saúde respiratória xarope guaco Vida e saúde respiratória xarope guaco Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on novembro 01, 2015 Rating: 5
Nenhum comentário: