Óleo de hortelã curador de todos os males

Ótimos benefícios do óleo de hortelã
São vários os benefícios do óleo de hortelã ou menta para a saúde. O óleo de hortelã era tido pelos gregos e egípcios como um remédio natural curador de todos os males do corpo e da mente. Ele é considerado como um dos mais importantes óleos essenciais, são substâncias vitais aromáticas encontradas nas flores, ervas, frutas e especiarias, com aplicação na culinária e uso pelas indústrias na produção de alimentos e bebidas, cosméticos, medicamentos naturais e na fitoterapia.

O óleo de hortelã ou de menta é muito usado para adicionar sabor em bebidas, antisséptico bucais, pastas de dente, chicletes, sobremesas, doces e chocolates e medicamentos. As substâncias que dão à menta seu aroma e sabor característico são mentol e pulegona.

O mentol e óleo essencial de menta ou hortelã também são usados na medicina como competente de muitos medicamentos, e são populares na aromaterapia.  Em termos terapêuticos, é considerado um dos mais importantes óleos essenciais.

Os óleos essenciais, entre eles o óleo de hortelã ou menta, são considerados a alma da planta e são os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica das plantas aromáticas e medicinais. Podem ser incorporados no seu dia-a-dia, trazendo vários benefícios para sua saúde física, mental e emocional.

Óleo de hortelã e a saúde

Benefícios do óleo de hortelã ou menta
Com propriedades digestivas e descongestionantes, pode ser aplicado tanto a nível externo em forma de massagens, ou a nível interno se for adicionado algumas gotas à água ou aos chás. O óleo de menta é extremamente útil para combater dores de cabeça, resfriados e dores musculares.

Dores e inflamações: O óleo de hortelã ou menta pode ser usado diretamente no local. Pode ser friccionados diretamente na pele para alívio da dor e inflamação. Este método já era usado pelos antigos egípcios.

Funciona como estimulante do sistema nervoso e tônico: o óleo de menta alivia estafa, náuseas, dores de cabeça e enxaqueca. É extremamente útil no combate da fadiga mental, depressão, stress, dores de cabeça, enxaquecas, tonturas, fraqueza e estados de choque, melhorando significativamente a agilidade mental e os níveis de concentração.

Dores de estômago: Para problemas digestivos pode usar o óleo de menta três vezes por dia da seguinte maneira: deite uma ou duas gotas num copo de água morna e beba lentamente em pequenos goles.

Dores musculares: o óleo de menta exerce um efeito refrescante, calmante e ativa a circulação sanguínea. Ajuda a acalmar as contraturas musculares e a aliviar as dores articulares. Sendo também útil nas dores reumáticas, devido ao seu efeito levemente anestésico.

Dores de cabeça: é particularmente benéfico nas dores de cabeça causadas pelo stress e a tensão acumulada na nuca. O óleo essencial de hortelã pimenta aplicado na testa e têmpora pode aliviar a dor de forma tão eficaz como a aspirina ou o paracetamol, segundo um estudo alemão, sendo portanto, a alternativa saudável aos analgésicos.

Resfriados e constipação: quando há uma infecção respiratória pode realizar massagens no peito e nas costas com óleo de hortelã pimenta, com o propósito de descongestionar toda a zona do tórax. Espalhe também algumas gotas sob o nariz e respirará melhor.

Como antisséptico e antiespasmódico: o óleo de hortelã auxilia e reduz o muco, ajuda a aliviar tosses, sinusites, infecção na garganta, gripes, resfriado, asma e bronquite.

O óleo também é indicado para enjoos, indigestão, flatulência e mau hálito.

Banhos: um banho de corpo inteiro com óleo essencial de menta é uma verdadeira bênção para as constipações e para a pele. Não só proporciona um efeito relaxante, como também é particularmente indicado para as peles sensíveis com comichão, espinhas ou acne.

Contraindicação e efeito secundário
Apesar de suas excelentes propriedades, este óleo tem algumas restrições de uso.

A hortelã não tem efeitos secundários, a não ser naquelas pessoas que são alérgicas à hortelã-pimenta ou a outros óleos essenciais, devendo evitar o seu uso.

O óleo de hortelã pimenta não deve ser usado em bebês e as crianças menores de seis anos podem reagir com sintomas semelhantes à asma quando expostos à inalação dos vapores de menta.

O óleo de menta ou hortelã não deve entrar em contato com os olhos ou as membranas mucosas. (Fonte: http://www.remedios-caseiros.net/oleos-essenciais/oleo-de-hortela-pimenta-um-remedio-para-quase-tudo/)

Propriedades do óleo de hortelã
Rica em minerais como o cálcio, ferro e fósforo, a hortelã é uma planta medicinal que possui vitaminas A, B e C. Foi descoberta ainda na Antiguidade, quando gregos e egípcios passaram a usar o óleo essencial da planta para usufruir de seus efeitos relaxantes e antiespasmódicos. O óleo de hortelã era tido como um remédio natural que curava todos os males.

Escolha sempre o óleo essencial de menta 100% puro e extraído mediante prensagem a frio e filtração (cold pressing and filtration), obtido de matéria prima com procedência garantida. Pode ser encontrado facilmente pela internet ou em lojas de produtos naturais.


Óleo de hortelã curador de todos os males Óleo de hortelã curador de todos os males Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on outubro 09, 2015 Rating: 5
5 comentários:
  1. Boa noite querido amigo Luis
    Maravilha! Cura todas as maleitas! E deve cheirar maravilhosamente, mas como se obtém o óleo de hortelã? Tem de espremer a planta ou já se vende feito? Eu nunca vi à venda...
    Tenha um dia feliz e abençoado
    Bjinhos no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida amiga Gatinha!!!
      Sim, minha querida amiga, uma maravilha, principalmente para massagens e banhos relaxantes. O cheiro é ótimo, o mentol é muito utilizado em pastas de dente. Já encontramos o produto ponto para uso em farmácias de produtos naturais e pela internet. Dá para fazer em casa, mas é um tanto trabalhoso.
      Valeu minha querida amiga, tenha também um dia muito feliz e abençoado!!!
      Beijinhos no coração!!!

      Excluir
  2. Como usar dizem q e bom pingo n vista com catarata e verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Lucineia!!!
      Querida amiga, infelizmente não posso lhe informar se podemos pingar no olho, bom seria consultar um oftalmologista.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  3. gostava de saber como fazer o oleo de meta

    ResponderExcluir