Benefícios do suco e farinha de berinjela

Suco de berinjela e farinha de berinjela
São vários os benefícios do suco e da farinha de berinjela para a nossa saúde. A berinjela pode ser consumida como farinha, suco, in natura e cápsula. A farinha de berinjela tem o poder de saciar a fome e regular o funcionamento do intestino. O suco de berinjela é excelente para diminuir o colesterol de forma natural.

A Farinha de Berinjela têm o poder de reduzir a fome durante uma dieta. Quando consumidas com água, as fibras presentes no produto aumentam de tamanho ao chegar ao estômago.

Esse efeito causa a perda da fome e dá motivação para a pessoa seguir um cardápio com baixas calorias, explica a nutricionista Roseli Ueno Ninomiya. Ainda faz o intestino funcionar corretamente e reduz o nível de açúcar no sangue. "Isso também contribui para o emagrecimento", afirma a especialista.

Benefícios da farinha de berinjela


Benefícios do suco de berinjela
Segundo a nutricionista Tatiana Zanin, o suco de berinjela é um excelente remédio caseiro para o colesterol alto, que serve para baixar seus valores de forma natural.

A berinjela contém um alto teor de substâncias antioxidantes, especialmente na casca. Por isso, ela não deve ser retirada no preparo do suco.

Além de tomar este suco é preciso adequar a alimentação para evitar que a taxa de colesterol no sangue volte a subir.

Preparo do suco de berinjela com laranja:
Meia berinjela fatiada com casca.
Suco natural de três laranjas.
Bata no liquidificador o suco de laranja com a berinjela. Se desejar, adoce com mel e beba a seguir.

O suco de berinjela com laranja deve ser tomado diariamente em jejum por quem sofre com colesterol alto, pois esta é uma deliciosa forma de combater o excesso de gordura no sangue. Mas, este remédio caseiro não isenta a necessidade de praticar exercícios físicos e de alimentar-se corretamente. (Fontes: Tatiana Zanin e tuasaude.com)

Suco de berinjela com limão
O suco de berinjela com limão é excelente para limpar o organismo e perder a barriga, tem a função de acelerar o organismo e também a função detox.

Modo de preparo: Um litro de água, suco de dois ou três limões, uma berinjela crua com casca cortada em fatias ou cubos, gelo a vontade, bata no liquidificador e mantenha na geladeira, consumir o suco em até dois dias.

Benefícios da Farinha de Berinjela
Seca a barriga: A farinha associada a uma dieta pobre em calorias favorece a queima da gordura corporal, principalmente da área abdominal.

Emagrece: A niacina, vitamina presente na berinjela, atua nas reações bioquímicas responsáveis pelos processos metabólicos de emagrecimento que fazem o corpo secar.

Reduz os níveis de colesterol LDL.

Melhora o trânsito intestinal: Como as fibras não são absorvidas pelo organismo, elas promovem o aumento do bolo fecal e regulam o intestino. No entanto, o consumo da farinha deve estar associado ao aumento da ingestão de água para equilibrar o trânsito intestinal.

Tira a fome: As fibras solúveis presentes na farinha absorvem água do organismo e, no estômago, aumentam o volume. Conclusão: o órgão informa o cérebro que o corpo está saciado e não precisa mais se alimentar nas próximas horas.

Tem ação diurética: Rica em vitaminas do complexo B, a farinha favorece o bom funcionamento dos rins.

Auxilia no tratamento de artrite e reumatismo: Ajuda a reduzir a concentração de ácido úrico no organismo que, em excesso no sangue, se acumula em forma de cristal e provoca dores nas articulações.

Como consumir a farinha de berinjela:
Misturar uma colher de sopa durante as refeições.
Também pode ser consumida em sucos, bolos e pães.

Precauções e contraindicações:
A ingestão em excesso da berinjela pode causar dores abdominais, devido à quantidade de vitamina P.

Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto.

Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Embora não existam contraindicações relativas a faixas etárias, recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta.

O uso do medicamento durante o período de amamentação também não é recomendado.
(Fontes: mdemulher.abril.com.br; Chevallier, A; The Encyclopedia of Medicinal Plants, DK; 1996. e pt.wikipedia.org/wiki/Berinjela.

Estudos com a farinha de berinjela
Estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentou a farinha de berinjela como melhor opção para o controle do colesterol. A nutricionista Paula Castilho, diretora da Nutrição Integral, diz que: a farinha de berinjela preserva as propriedades do vegetal e é mais indicada do que o suco e o consumo do vegetal in natura.

De sabor agradável, semelhante à farinha de mandioca, ela deve ser consumida em iogurtes, sucos, sopas ou compondo receitas. Duas colheres de sopa, duas vezes ao dia, são suficientes. A nutricionista ressalta que a berinjela não substitui o tratamento tradicional para o controle do colesterol.

Estudo da UFRJ indicou que a farinha de berinjela é capaz de diminuir os níveis de ácido úrico, que, em excesso, provoca dores articulares. É preciso acrescentar ao consumo frutas cítricas, ricas em vitamina C, como limão, laranja e acerola, que combatem os radicais livres, explica a nutricionista Paula Castilho.

Pesquisa realizada pela UFRJ comparou mulheres obesas que ingeriram 14 g de farinha de berinjela por dia com um grupo que não consumia o vegetal. Ambos seguiram cardápio de reeducação alimentar. O estudo concluiu que aquelas que ingeriram a farinha emagreceram 6 quilos em 60 dias, enquanto o outro grupo emagreceu 3 quilos no mesmo período.

Como consequência, as mulheres que consumiram a farinha de berinjela também viram reduzir os níveis de colesterol total e triglicerídeos. "Além do alto teor de fibras, que provoca saciedade e diminui a fome, a berinjela é composta por 92% de água. Sua função diurética também é bem-vinda para a perda de peso e bom funcionamento dos rins", diz a nutricionista Paula Castilho.

Neste link você encontra os benefícios da berinjela “in natura” para a saúde (Doando Vida)


Abraços e muita paz!

Benefícios do suco e farinha de berinjela Benefícios do suco e farinha de berinjela Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on setembro 23, 2015 Rating: 5
Nenhum comentário: