Benefícios da hortelã pimenta para saúde

Uso medicinal da hortelã pimenta
São muitos os benefícios e a importância da hortelã pimenta para a nossa saúde. Atualmente o consumo da hortelã está muito popularizado, principalmente os relacionados ao mentol, o ingrediente ativo da hortelã, esta planta pode aliviar um grande número de problemas de saúde.

A Hortelã-pimenta é uma hortelã híbrida obtida do cruzamento entre Mentha Aquática e Mentha Spicata. É usada popularmente como descongestionante nasal, antigripal, vermífuga, digestiva e analgésica.

Também é muito usada como condimento na culinária, bem como em infusões, utilizando as folhas da planta. Possui mentol, substância da classe dos terpenos originalmente extraída do óleo essencial desta espécie.

Uso medicinal da hortelã pimenta
Esta espécie de hortelã é medicinal, atua em debilidades do estômago, cólicas, irritações cutâneas e constipações, dores de cabeça e dor de dentes (mastigar a folha).

As folhas da hortelã pimenta em chá (infusão) é usada contra a insônia e excitação nervosa.

Os talos triturados são eficazes contra picadas de insetos.

As folhas frescas em infusão facilitam a digestão. É uma erva verde-intenso e aroma refrescante; é tônica e estimulante estomacal.

Atua sobre os nervos como um sedativo, cura as dores de dentes (uma gota de hortelã-pimenta num algodão sobre a cárie), evita pés frios (pondo umas folhas de menta entre os pés e as meias).

A hortelã pimenta devolve o vigor a todos os órgãos, beneficiando os nervos, o coração, o aparelho digestivo (contra náuseas, fadiga, gases, úlceras), fígado e pâncreas.

Hortelã pimenta é ótima para o aparelho respiratório (tosse, asma, bronquite) e atua nas doenças infecciosas como bactericida e antisséptico, é anestésica e ao mastigá-la é curadora de gengivas e dentes. (Projeto Plantas)

O chá de hortelã pimenta

Benefícios da hortelã pimenta
São muitos os benefícios da hortelã pimenta para nosso organismo.

A hortelã pimenta é muito eficaz nos problemas e transtornos digestivos, incluindo gases, distensão abdominal, náuseas, indigestão e cólicas.

O óleo de hortelã também auxilia no tratamento dos calos. Cinco gotas de óleo de hortelã e duas colheres de sopa de vinagre de maçã adicionados a uma bacia com água morna para deixar os pés de molho pode ajudar a reduzir os calos e aliviar a dor.

A hortelã pimenta é eficaz contra o mau hálito e previne os problemas orais, pois é antibacteriana e antimicrobiana. Mastigar folhas de hortelã ou usar um enxaguante bucal a base desta planta pode manter longe o mau hálito e prevenir problemas de higiene dental, causadas pelo excesso de bactérias na boca.

Estudos com a hortelã pimenta indicam que auxilia no alívio da síndrome do intestino irritável. Setenta e cinco por cento dos participantes no estudo mostraram uma redução dos sintomas desta doença depois de tomar cápsulas de óleo de hortelã durante quatro semanas.

A hortelã pimenta ajuda a aliviar os problemas de estômago mediante o relaxamento dos músculos lisos no trato digestivo. Para aliviar estes problemas podemos fazer uma xícara de chá de hortelã ou mastigar as folhas da erva.

A hortelã pimenta também é eficaz contra dores de cabeça. Estudos comprovam os benefícios da hortelã para aliviar as dores de cabeça.

Se esfregarmos sobre a pele em pontos estratégicos, como nas têmporas, o óleo de hortelã pode relaxar os músculos que causam dores de cabeça por tensão.

A hortelã pimenta também pode aliviar a garganta irritada. Adicione algumas gotas de óleo de hortelã a um umidificador e respire profundamente.

A hortelã pimenta também é eficaz nas irritações da pele. Combate as irritações causadas por picadas de insetos, queimaduras, erupções causadas por hera venenosa e o carvalho venenoso ou outros. (Fonte: Melhor com Saúde)

O chá de hortelã pimenta
O chá de hortelã pimenta é uma dos chás mais nutritivos, neste ponto ele se destaca entre os chás medicinais. A hortelã, além de ser saudável e seguro, tem o aroma e o gosto muito agradáveis.

A hortelã possui também propriedades antioxidantes, ajuda a conservar o colágeno da pele e cabelo. Segundo os árabes, ele também é afrodisíaco.

Preparo do chá de hortelã pimenta
Um punhado de folhas de hortelã.
Meio litro de água fervente.
Modo de preparo: Coloque as folhas num recipiente com tampa, depois deite por cima a água fervida, tape e deixe em repouso durante 10 a 15 minutos. Coe, adoce a gosto.

Para a dor de estomago ferver as folhas por cerca de cinco minutos.
Consuma de duas a três xícaras por dia.

Contraindicações da hortelã pimenta
Deve-se ter cautela no uso de chá de hortelã, o uso da essência é contraindicado para lactentes.

Pessoas que possuem cálculos biliares só devem empregar a planta com aconselhamento médico.

O mentol em crianças de pouca idade e lactentes pode levar à dispneia e asfixia. O uso da essência irrita a mucosa ocular (conjuntiva) e os compostos da hortelã em pessoas sensíveis podem provocar insônia.


Abraços e muita paz!

Benefícios da hortelã pimenta para saúde Benefícios da hortelã pimenta para saúde Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on setembro 05, 2015 Rating: 5
4 comentários:
  1. Cultivo em casa, uso para chá e fazer cubos de clorofila. VC trouxe mais informações, muito bom. Vamos fazer mais usos. Que a alegria faça morada em sua vida!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, querida amiga Eloiza!!!
      Tenho o hortelã lá na chácara, gosto muito do chá, em saladas e no quibe. Ele tem vários benefícios para a nossa saúde, vamos fazer uso contante.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!
      Que a alegria também faça morada em sua vida!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  2. Minha filha está com asma,está nem atacada, ela tem 11 meses, poderia dar esse cha para ela, ou corro algum risco?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Acho que sua filha não corre nenhum problema, mas o melhor é sempre consultar um médico pediatra. Estimo melhoras para sua filha.
    Obrigado, fico feliz com seu comentário e com sua presença.
    Tenha um ótimo e abençoado dia!!!
    Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir