Romã e o misticismo como fruto da vida

A importância da romã para a vida
A romã é uma fruta cercada de misticismo e com vários benefícios para a nossa saúde, sua importância para o homem é milenar. A romã é considerada o fruto da vida. A romã ou roman, fruta que é cercada de misticismo, fazendo parte de simpatias e rituais, afamada por trazer bons fruídos, também pode ser uma poderosa aliada da saúde.

A romã é uma fruta muito saborosa e pode ser consumida in natura, em forma de suco, chá, nas salas ou até como ingredientes de molhos, aqui vale a criatividade.

A importância da romã para a vida

A importância da romã é milenar, aparece nos textos bíblicos, está associada às paixões e à fecundidade. Os gregos a consideravam como símbolo do amor e da fecundidade. A árvore da romã foi consagrada à deusa Afrodite, pois se acreditava em seus poderes afrodisíacos.

Para os judeus, a romã é um símbolo religioso com profundo significado no ritual do ano novo quando sempre acreditam que o ano que chega sempre será melhor do que aquele que vai embora.

Segundo a Bíblia, quando os judeus chegaram à terra prometida, após abandonarem o Egito, os 12 espias que foram enviados para aquele lugar voltaram carregando romãs e outros frutos como amostras da fertilidade da terra que Deus prometera.

Ela estaria presente nos jardins do Rei Salomão. Foi cultivada na antiguidade pelos fenícios, gregos e egípcios. Em Roma, a romã era considerada nas cerimônias e nos cultos como símbolo de ordem, riqueza e fecundidade.

Os semitas a chamavam de rimmon; entre os árabes, era conhecida como rumam; mais tarde, os portugueses a chamaram de romã ou roman.

Na Idade Média, a romã era, frequentemente, considerada como um fruto cortês e sanguíneo, aparecendo também nos contos e fábulas de muitos países. Os povos árabes salientavam os poderes medicinais dos seus frutos e como alimento.

Tanto a planta como o fruto tem sido utilizados em residências ou em banquetes pelo efeito decorativo das suas flores e dos seus frutos, além do seu uso como cerca viva e planta ornamental. (Wikipédia)

Propriedades da fruta romã ou roman

          

Benefícios da romã para saúde

       
Estudos mostraram que a romã pode ajudar a reduzir a pressão arterial e ser utilizada na prevenção de alguns problemas cardiovasculares.

Rica em ácidos graxos, a romã beneficia de forma especial o sistema cardiovascular, diminuindo o colesterol ruim, fortalecendo as paredes internas dos vasos e evitando, assim, os temidos infarto e derrame.

Um estudo da Universidade Queen Margaret, na Escócia, mostra que o seu consumo leva a um aumento de testosterona que pode variar entre dezesseis e trinta por cento.

A romã possui substâncias que tem poder de barrar algumas moléculas que danificam a estrutura celular e desencadeiam o câncer. Estudos comprovam que essa propriedade se dá pela presença de três ácidos: gálico, elágico e protocatequínico, além de doses concentradas de antocianinas, que são substâncias reconhecidamente anticancerígenas e são as responsáveis pela cor avermelhada da sua polpa.

A romã também tem poderes de emagrecimento, antioxidante, o que previne o envelhecimento precoce e evita diversas doenças e o poder anti-inflamatório.

Auxilia na proteção e regeneração do fígado: estudos adicionais a este fruto mostraram que o sumo de romã não só protege o fígado, como ajuda na sua regeneração após ter sofrido lesões ou doença.

A romã também ajuda o sistema imunológico, o seu sumo contêm um reforço imunológico de vitamina C. Fortalece o sistema imunológico prevenindo o aparecimento de gripes, viroses, entre outras doenças.

A romã ajuda a regular o açúcar no sangue, melhora a sensibilidade do corpo à insulina, diminui a inflamação e melhora inúmeros outros fatores associados ao metabolismo.

Propriedades da fruta romã ou roman

Emagrecedora.
Antioxidante.
Previne o envelhecimento precoce da pele.
Anticancerígena.
Antisséptica.
Rica em vitaminas A, C e do complexo B.
Rica em fibras que ajudam a diminuir o nível do mau colesterol (LDL)
Anti-inflamatória graças a substâncias presentes em sua casca.
Ativa o sistema imunológico.
Previne infartos e derrames por proteger os vasos sanguíneos.
Ajuda na prevenção do diabetes.

Benefícios do chá de romã
O chá da casca de romã é um excelente aliado para a garganta, graças as suas propriedades anti-inflamatórias e também auxilia nos resfriados. O chá possui propriedades antissépticas, que ajuda a limpar a garganta e o torna ótimo também para pessoas que precisam da voz para trabalhar como jornalistas, cantores, professores ou aqueles profissionais que passam boa parte do tempo ao telefone.

Como fazer o chá de romã:
seis gramas da casca da romã
Uma xícara de água
Deixe as cascas fervendo por um curto período de tempo, apenas alguns minutos e depois coe a mistura, bebendo o chá em temperatura morna, caso esteja quente demais pode causar efeito contrário prejudicando a garganta.

O chá feito com as suas folhas e flores é muito usado pelos seus benefícios em problemas de estômago e infecções urinárias.

A romã também pode ser consumida em forma de suco, bater as sementes, polpa e casca num liquidificador com 150 ml de água e beber a mistura em seguida, tendo mais propriedades que o chá.  (Fonte: http://chabeneficios.com.br/)

Os gregos passaram a associá-la ao amor, virilidade e fecundidade.
Não se sabe de onde e nem como surgiu a lenda de que a romã dá sorte, mas de acordo com Frederico Cesarino, mestrando em Sociologia pela Universidade Federal do Amazonas e pesquisador da relação entre os homens e os vegetais, ela é provavelmente a única fruta com essa configuração de sementes com polpa comestível.

São várias as simpatias que estão relacionadas com essa fruta e praticamente todas falam de amor e prosperidade (herança dos gregos, romanos e árabes e judeus do oriente médio). Apesar de muitos fazerem simpatias com a fruta na virada do ano, a mais conhecida é para ser feita no dia dos reis magos.

Abraços e muita paz!

Romã e o misticismo como fruto da vida Romã e o misticismo como fruto da vida Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on agosto 23, 2015 Rating: 5
2 comentários:
  1. Fruta Linda, fácil de cultivar, paladar delicioso. A árvore é usada para ornamentação,minha filha cultiva em apartamento. Já conhecia algumas de suas propriedades, simpatia para o início do Ano, sempre faço. Procuro sempre comer in natura. Que a alegria encontre ,morada em seu coração!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eloiza!!!
      Sim, é uma bela fruta, fácil de cultivar e muito deliciosa. Também gosto in natura.
      Obrigado, fico muito feliz co sua presença e participação, valeu!!!
      Também desejo muita alegria e harmonia em seu coração!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir