Poder da mandala e simbolismo para vida

Mandala simboliza sabedoria de vida
Qual é o poder da mandala e o seu simbolismo para o ser humano e a vida? A Mandala é um ritual espiritual e um símbolo religioso indiano que representa o universo. É a harmonia espiritual em relação ao universo. As Mandalas exibem frequentemente um radial equilíbrio espiritual e simboliza a sabedoria de vida.

Há toda uma simbologia envolvida e uma grande variedade de desenhos de acordo com a origem e tradição religiosa. Mandala é uma circunferência usada como arte pelos antigos povos. A mandala ainda é criada no presente geralmente usando compasso.

Em várias tradições espirituais, as mandalas podem ser empregadas para a atenção de focalização dos profissionais e dos adeptos, como uma ferramenta de orientação espiritual, para estabelecer um espaço sagrado, e como um auxílio à meditação e indução ao transe.

Mandala simboliza sabedoria de vida

Na mandala, o círculo externo de fogo normalmente simboliza a sabedoria. Também são utilizadas para enfrentar a natureza transitória da vida e para enfatizar a natureza perigosa da vida humana.

A mandala como simbolismo do centro do mundo dá forma não apenas às cidades, aos templos e aos palácios reais, mas também a mais modesta habitação humana.

A morada das populações primitivas é comumente edificada a partir de um poste central e coloca seus habitantes em contato com os três níveis da existência: inferior, médio e superior.

    

Mandala, a arte e a cerimônia religiosa

    
No processo da construção de uma mandala, a arte transforma-se numa cerimônia religiosa e a religião transforma-se em arte.

A habitação, para elas, não é apenas um abrigo, mas a criação do mundo que elas, imitando os gestos divinos, devem manter e renovar. Assim, a mandala representa, para o homem, o seu abrigo interior, onde se permite um reencontro com Deus.

Um exemplo bem típico brasileiro de mandala, a partir da arquitetura, é a planta superior da Catedral de Brasília.

Temos também, a enorme construção do templo de Borobudur, em Java, na Indonésia.

Outros exemplos que podemos citar são as basílicas e catedrais cristãs da Igreja primitiva, concebidas como imitação da Jerusalém Celeste, representando uma imagem ordenada do cosmos, do mundo.

A mandala delimita um espaço sagrado

A mandala delimita um espaço sagrado

Mandala é uma palavra de origem sânscrito que significa círculo. É uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo.

De fato, toda mandala é a exposição plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino.

No tantrismo, compõe-se de círculos e quadrados concêntricos, ou seja, com um centro comum, que formam uma imagem simbólica do mundo e que servem de instrumento para meditação.

Nas sociedades primitivas, o ciclo cósmico, que tinha a imagem de uma trajetória circular, era identificado como o ano. O simbolismo da santidade e eternidade do templo aparece claramente na estrutura mandálica dos santuários de todas as épocas e civilizações.

Uma vez que o plano arquitetônico do templo é obra de Deus e se encontra no centro muito próximo Dele, esse lugar sagrado está livre de toda corrupção terrestre. Daí a associação dos templos às montanhas cósmicas e a função que elas exercem de ligação entre a Terra e o Céu.

O objetivo dessa arte na cultura budista tibetana é reforçar as Quatro Nobres Verdades. As mandalas são consideradas importantíssimas para os estudantes de budismo, de forma a prepará-los para o estudo do significado da iluminação.

O grande benefício para os que meditam a partir da mandala reside no fato de que a imaginaram mentalmente construída numa detalhada estrutura tridimensional. (Fonte: Ferreira, A. B. H.)

Para Carl Jung, psicanalista suíço, em sua exploração pioneira do inconsciente através de seu próprio fazer artístico, o desenho da mandala reflete o estado interior naquele momento. Para ele a mandala representa o Ser, a inteireza da personalidade e que se tudo correr bem, torna-se harmonioso.

Abraços e muita paz!

Poder da mandala e simbolismo para vida Poder da mandala e simbolismo para vida Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on agosto 19, 2015 Rating: 5
2 comentários:
  1. Muito interessante as representações do Homem em relação ao Cosmo. Instrutivas informações. Já estive em Brasília, visitei a Basílica é muito LINDA a Catedral, a Iluminação maravilhosa!! TE desejo Paz e tudo o que nela couber!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida amiga Eloiza!!!
      Também achei bem interessante as representações do Homem em relação ao Cosmo. Não conhecia quase nada sobre mandalas, fui pesquisar e gostei das informações, então resolvi postar aqui.
      Obrigado, querida amiga, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Também te desejo muita paz e harmonia.
      Abraços e ótima semana!!!

      Excluir