Viva melhor seguindo cores do arco-íris

Decore seu prato com cores do arco-íris
Viva melhor e com mais qualidade seguindo as cores do arco-íris em sua alimentação, decore o seu prato escolhendo os vegetais e as frutas com várias cores, de preferência com base em todas as cores do arco-íris. As pessoas que consomem uma quantidade generosa de diversidades de cores nas frutas, verduras e legumes, diminuem os riscos de contraírem diversas doenças, pois as cores dos alimentos mostram potencialidades capazes de garantir uma melhora na saúde de quem os consomem.


Benefícios das cores nas refeições


A variedade de cores nas refeições não é algo somente atrativo. É uma realidade que pode representar a quantidade de nutrientes, vitaminas e antioxidantes específicos encontrados em cada vegetal.

Esses componentes podem auxiliar de alguma forma determinado órgão ou mecanismo do corpo. Por isso, muitos especialistas consideram que as cores são vista como fundamentais para a saúde, pois atuam contra a ação dos radicais livres, além de fortalecerem o sistema de defesa, a flora intestinal e, ainda, são capazes de prevenir doenças como câncer, diabetes tipo 2, hipertensão e problemas cardíacos.

Cores do arco-íris na alimentação


Propriedades das cores dos alimentos


Os cientistas garantem também que não são apenas os órgãos internos preservados, o alaranjado da cenoura ou os tons mais amarelos da manga podem deixar a pele mais bonita e saudável, o cabelo sedoso e o humor nas alturas. Cada cor indica uma predominância de algum componente importante para o nosso corpo.

O amarelo e o alaranjado apontam a presença de betacaroteno e vitamina C (capazes de fortalecer o sistema imunológico). Os avermelhados, como o tomate, possuem o licopeno, que pode prevenir alguns tipos de câncer como o de próstata.

Mesmo sabendo sobre essas importantíssimas informações, as pessoas ainda são incapazes de incrementar na alimentação esses compostos tão importantes para o corpo, preferindo a utilização de refeições carregadas de biscoitos, salgadinhos, sucos artificiais, balas, sorvetes, iogurtes e muitas outras possibilidades de comida destrutiva.

O aconselhado mesmo é caprichar na variedade de cores, sabores e qualidades no que diz respeito aos vegetais que a natureza nos deixa disponível. Sendo assim, você estará garantindo que sua saúde seja poupada de diversos problemas no futuro. (Fonte: Revista Vegetarianos)

Variedade de cores dos alimentos


Função das cores dos vegetais e frutas


Os vegetais (e algumas frutas) em uma ampla gama de cores devem compor a maior parte da sua dieta. As cores intensas indicam cargas de fitonutrientes, substâncias biologicamente ativas que protegem as plantas de vírus e bactérias e oferecem benefícios semelhantes aos seres humanos. (Danielle Claro)

Alimentos de cor vermelha
São antioxidantes e contém licopeno, uma substância aliada à vitamina C. Auxiliam na prevenção do diabetes, da hipertensão, das doenças vasculares e do envelhecimento precoce, e impedem o aparecimento do estresse físico e mental. Ao grupo pertencem alimentos como: tomate, maçã, melancia, cereja, morango, caqui, framboesa, pitanga, romã, goiaba e outros.

Alimentos da cor laranja
Alimentos como a manga, a abóbora, batata doce, o damasco e a cenoura, fornecem betacaroteno, vitamina A e vitamina C, sendo poderosos antioxidantes. Com isso, combatem os radicais livres e previnem o câncer, são benéficos para a pele e bons auxiliares no melhoramento da visão noturna.

Alimentos da cor roxa, preta ou azulada
São responsáveis pela prevenção da coagulação sanguínea. Como contêm antocianina, um tipo de pigmento ligado à presença da vitamina B1, dão disposição mental e energia física. Beneficiam o sistema nervoso, os músculos, o coração, retardam o envelhecimento e neutralizam substâncias cancerígenas. Seus maiores representantes são amora, uva, figo, beterraba, repolho roxo, berinjela, jabuticaba, figo e o vinho tinto.

Alimentos da cor marrom
Possuem grande quantidade de fibras, selênio e vitamina B e E. Suas funções ajudam a regular o intestino, agem no controle do colesterol, combatem a ansiedade, a depressão e também previnem contra o câncer. São encontrados em alimentos como nozes, avelã, canela, castanha, centeio, cevada, grão-de-bico, amêndoas, amendoim, arroz integral, aveia integral, feijão, lentilha, pão integral, pinhão, soja, tamarindo e trigo.

Alimentos de cor verde
São muito importantes por possuir propriedades anti-inflamatórias, protegem contra cataratas e reduzem o risco de diversos tipos de câncer. Previnem contra doenças cardíacas, diabetes, osteoporose, derrames, cáries, e ajudam na diminuição dos índices de mortalidade infantil. Também apresentam antioxidantes que combatem os radicais livres. Além disso, contêm ferro, cálcio, potássio, magnésio, vitaminas A, C, e K, e clorofila: um potente energético celular. Nessa classe estão os alimentos como espinafre, alface, abacate, ervilha, couve, rúcula, kiwi, manjericão, vagem, limão, pepino, abobrinha e outros.

Alimentos de cor branca
Leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo, banana, alho, cebola, couve-flor, feijão branco, maçã, pera, palmito, chuchu, mandioca, nabo e rabanete, são responsáveis por efeitos contra infecções. Ricos em minerais como o cálcio, eles ajudam na manutenção dos ossos e dentes. Por conta da vitamina B6, favorecem a respiração das células e ajudam no metabolismo das proteínas. (Fonte: Mais Equilíbrio)

Importância das cores dos vegetais e frutas

Faça sempre uma alimentação saudável, ela está diretamente associada com a composição de nosso prato, que deve ser o mais colorido possível. A diversificação de cores permite o consumo de uma maior variedade de vitaminas, assim como de algumas substâncias funcionais com ações variadas para nossa saúde.

Abraços e muita paz!

Viva melhor seguindo cores do arco-íris Viva melhor seguindo cores do arco-íris Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on julho 16, 2015 Rating: 5
8 comentários:
  1. Muito interessante!
    E a também serve de argumentação para inserir esses alimentos para com as crianças, pois dizendo que elas têm que comer as cores do arco-íris se torna um processo lúdico e assim mais fácil.
    Fiquei super interessada em fazer um cardápio com as cores do arco íris, será meu projeto pra executar o mais rápido possível, estou precisando de todas as cores rs!
    Inclusive das vermelhas
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daiane Aline!!!
      Verdade, é difícil convencer as crianças a trocarem os biscoitos, chocolates, salgadinhos, lanches... por esta alimentação saudável e colorida, é preciso argumentar muito e insistir muito, quem sabe eles se animem com o arco-íris.
      Já faço uso deste cardápio, quanto mais cores, melhor... rsrsrs...
      Obrigado, querida amiga, que bom que gostou da postagem, fico muito feliz com sua presença, participação e carinho, valeu!!!
      Abraços e ótimo final de semana!!!

      Excluir
  2. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Nossa alimentação precisa mesmo ser muito variada, quanto mais colorida melhor. Ótimas informações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Sim, precisamos variar muito e escolher uma alimentação bem colorida, quanto mais vegetais e frutas, melhor!
      Obrigado, querida amiga, que bom que gostou das informações, fico muito feliz com sua presença, participação, apoio e carinho de sempre, valeu!!!
      Abraços, muita paz e ótimo final de semana!!!

      Excluir
  3. Bruna Pirolo
    Oi tio
    Descurtir · Responder · 1 · 27 min

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida sobrinha Bruna Pirolo!!!
      Beijinhos e mais beijinhos!!!!
      Curtir · Responder · Agora mesmo

      Excluir
  4. Bruna Pirolo
    Oi tio
    Descurtir · Responder · 1 · 27 min

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida Bruninha!!!
      Beijinhos e mais beijinhos!!!!
      Saiu dobrado, preciso ver isso.
      Curtir · Responder · Agora mesmo

      Excluir