Conheça o milagre da fruta miraculina

Conheça a Fruta do Milagre
Conheça o milagre da fruta miraculina ou fruta do milagre, uma frutinha interessante e cheia de mistérios. A fruta é conhecida como miraculina, fruta do milagre, ou cereja miraculosa, com nome científico de synsepalum dulcificum. A miraculina é conhecida internacionalmente como miracle fruit.

A planta é uma espécie nativa da África Ocidental e pertencente à família das sapotáceas. No oeste da África as tribos antigas já utilizavam a fruta, mastigavam antes das refeições.

A fruta ainda é novidade aqui no Brasil, é pouco conhecida por aqui, mas já é amplamente conhecida na Europa e nos Estados Unidos. A fruta é ideal para quem quer fazer regime e perder a barriga, sem abrir mão do doce na sobremesa.

A miraculina ou fruta do milagre produz um pequeno fruto vermelho com duas colheitas por anuais. O seu princípio ativo é capaz de transformar o sabor de uma fruta de polpa ácida como um limão, em algo adocicado e sem nenhuma acidez. Dessa maneira as frutas ácidas e amargas tornam-se extremamente agradáveis ao paladar humano.

Características da miraculina

Como funciona a fruta do milagre

A fruta não é doce ao paladar.
Mesmo que a fruta em si não seja doce, possui uma molécula ativa de glicoproteína, com algumas cadeias de carboidratos, chamada miraculina.

Esta molécula engana a percepção do gosto azedo e amargo da língua, fazendo com que a comida azeda e amarga (como o limão, maracujá, laranja), consumida após a ingestão da fruta tenha um gosto muito doce.

O efeito dura entre trinta minutos a duas horas. Mas a fruta não é um adoçante, o seu efeito depende daquilo que você ingere depois. A fruta não muda o sabor das coisas apenas neutraliza a acidez e o amargo dos alimentos. Para produzir o efeito basta mastigar um ou dois frutos maduros.

Frutas ácidas e amargas em doce

A miraculina ou fruta do milagre é um arbusto de porte reduzido que atinge em média um metro de altura e tem vida longa. Além da ação no paladar, o conjunto das folhas, frutos e o porte reduzido garantem uma excelente opção para decoração. É ideal para compor decoração de casas com vasos ou jardineiras. Fonte: (Ceasa-Campinas, Luis Bacher e Agrolink)

Características da miraculina

Por ser uma planta de crescimento um tanto lento e bastante rara, o custo da muda é relativamente alto em relação às espécies mais comuns.

A fruta do milagre ou miraculina tem o tamanho aproximado de uma uva e seu sabor é levemente azedo, porém a fruta não é preciosa por seu gosto e sim por sua particularidade incrível de transformar o azedo ou amargo em doce.

Também se pode consumir o tablete feito da fruta, durante o período de uma hora você poderá comer alimentos azedos como sendo deliciosamente doce. Sem açúcar, sem aditivos, cem por cento natural, saudável, e é realmente gostoso.

Tabletes de miraculina

Como usar o tablete de miraculina

Após deixar um tablete de miraculina derreter na sua língua naturalmente, a proteína estará na sua língua por torno de 30 minutos à até 1h30. Durante este período os alimentos azedos, amargos e/ou cítricos em geral ficarão doces!

Os tabletes contam com a aprovação do órgão alimentício de origem e também com a certificação internacional ISO (22000:2005). O produto pode ser encontrado no site: http://www.miraculina.com.br/

Estudos sobre a fruta do milagre

Alguns pesquisadores da Flórida, nos EUA clonaram o gene que codifica a miraculina frutas e vegetais transgênicos com objetivo de obter frutas com baixo nível de açúcar e vegetais que sejam mais agradáveis ao paladar, outra linha de pesquisa, procura desenvolver adoçantes baseados na fruta, tendo como alvo o público diabético.

Nos últimos anos já foram feito diversos estudos, especialmente nos Estados Unidos e na Europa que provaram que a miraculina é capaz de restaurar e melhorar temporariamente o paladar de pessoas em tratamento de quimioterapia.

No Japão já é comum restaurantes com cardápios especiais somente para consumo com a fruta do milagre ou miraculina. São tortas, bolos e muitos pratos variados, todos sem açúcar e ainda assim deliciosos graças à miraculina.

Estudos sobre a miraculina

Uma proteína semelhante à miraculina é a curculina que, além de fazer alimentos azedos parecerem doces, intensifica o sabor adocicado de outros alimentos. Encontrada na fruta de uma planta da Malásia, os efeitos da curculina, aparentemente, não duram tanto tempo quanto os da miraculina. Entretanto, pesquisadores levantaram a hipótese de que as substâncias da saliva suprimem o efeito adoçante da curculina, daí, ele durar apenas alguns minutos. (Fonte: Yamashita et al)

Abraços e muita paz!

Conheça o milagre da fruta miraculina Conheça o milagre da fruta miraculina Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on julho 13, 2015 Rating: 5
Nenhum comentário: