Novidades e ricos benefícios da Taioba


Benefícios da taioba

Hoje vamos conhecer as novidades e os ricos benefícios da Taioba. A Taioba é uma excelente fonte de nutrientes. A Taioba é muito apreciada na cozinha típica de Goiás e Minas Gerais. As pesquisas já comprovaram que a folha tem mais vitamina A do que a cenoura, o brócolis ou o espinafre. Por ser rica em vitamina A e amido, é um alimento fundamental para as crianças, idosos, atletas, grávidas e mulheres que amamentam. Com uma excelente composição, a taioba torna-se um alimento completo importante para a nutrição humana.

Em sua composição, encontramos cálcio, fósforo, ferro, proteínas e uma grande quantidade de vitaminas: vitamina A, vitaminas B1, B2 e C. Tanto o talo quanto as folhas apresentam os mesmos elementos, apenas em proporções diferentes. Nas folhas, encontramos mais ferro e mais vitamina A. O valor energético para cada 100g de talo é de 24 calorias, enquanto que, nas folhas, temos 31 calorias para as mesmas 100g.

A taioba, cujo nome científico é Xanthosoma sagittifolium (L.) Schott, vulgarmente conhecida por orelha-de-elefante, macabo, mangarás, mangará-mirim, mangareto, mangarito, taioba, taiá ou yautia, é uma espécie da família das Araceae, originária da América Central e hoje largamente cultivada nas regiões tropicais e subtropicais, que produz cormos, ricos em amidos, muito utilizados na alimentação humana e animal.

Uso da taioba

Taioba pode atingir até dois metros de altura. Possui como características grandes folhas cordiformes encontradas em tons de verde e roxo escuro, com enormes limbos cerosos e carnosos e, com nervuras marcantes.


Uso da Taioba

A Taioba, uma verdura praticamente esquecida, é muito saborosa, seu sabor se assemelha ao do espinafre, porém é um pouco mais suave. A verdura nunca deve ser consumida crua, já que possui oxalatos de cálcio que são capazes de irritar a garganta. Apesar disso, seu cozimento não prejudica a oferta de minerais importantes como o magnésio e o ferro.
A taioba é parente do inhame, alimento que está tornado-se popular, pelo seu delicioso sabor e propriedades curativas.

Toda a planta pode ser consumida, as folhas, flores, talos e rizomas, sempre cozidos para uso interno ou ralados crus para emplastros no edema reumático.
A fécula da taioba, extraída da raiz, possui 85% de amido, sendo uma boa opção de alimento energético.

No Brasil, principalmente nos estados de Mina Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Espírito Santo, aprecia-se muito o consumo de folhas de taioba. Elas que podem ser preparadas de variadas maneiras, desde cruas em saladas, como também refogadas e como ingredientes de receitas exóticas, estão se tornando cada vez mais conhecidas e presente na alimentação dos brasileiros, tanto por serem nutritivas, como também pelos seus poderes medicinais. (Embrapa)

Ainda no Brasil, uma das iniciativas que tenta integrar a taioba ao cultivo comercial em estímulo à agricultura familiar é desenvolvida pela Embrapa Hortaliças, em Gama, DF.


Propriedades e indicações da Taioba 

Propriedades e banefícios da taiobaDepurativa.
Controle do ciclo visual.
Regula o sistema neurológico.
Regula a imunidade.
Combate o stress.
Combate a prisão de ventre.
Fortalece ossos e dentes.
Combate a anemia.
Combate a osteoporose.
Emoliente.
Cicatrizante.
Promove cicatrização de úlceras.
Rica fonte de amido, que dá energia ao organismo.
Reduz o risco de doenças cardiovasculares.
Reduz a incidência de câncer de cólon.


Receitas para consumo da Taioba

Esta verdura não pode ser consumida crua, o consumo não é muito diferente do que usamos com a couve: as folhas devem ser picadas e refogadas. O caule pode ser cozido, frito, acrescentado a cremes ou no preparo de bolinhos, sopas, cozidos, omeletes e caldos.


Taioba refogada 
Taioba refogadaIngredientes:
2 pés de taioba
Água o suficiente para aferventar a taioba
3 dentes de alho
2 colheres (sopa) de óleo
Sal a gosto
Preparo:
Lave as folhas da taioba e corte-as bem fininhas.
Coloque a taioba já cortadinha em uma panela com água e deixe dar uma leve fervura; Escorra toda água.
Leve-as a uma panela com um pouco de óleo, e alho amassado.
Espere refogar, mexa e abafe-a com a tampa da panela para cozinhar um pouco.
Verifique o sal e pronto. (Receitas de Todos os Dias)


Farofa de Taioba da vovó 
Farofa de TaiobaIngredientes:
5 dentes de alho
10 folhas de taioba
2 colheres de manteiga
2 ovos
Farinha de rosca
Preparo:
Lave as folhas de taioba retirando o cabo
Corte as folhas em tiras
Pegue uma frigideira ou panela e despeje um pouco de óleo
Coloque o alho e deixe dourar, acrescente a taioba fatiada
Mexa bem e acrescente a manteiga
Ponha dois ovos e misture até os ovos ficarem prontos
Jogue farinha de rosca até ficar com consistência de farofa. (Tudo Gostoso)


Salada de Taioba
Ingredientes:
100 gramas de taioba = 4 colheres de sopa rasas;
10 gramas de cebola = 1 colher de chá cheia;
2 gramas de óleo = 1 colher de café;
30 gramas de água = 2 colheres de sopa;
Salsa e cebolinha = 1 colher de café cheia;
Limão = 5 gotas;
Sal = a gosto.
Preparo:
Pesar e lavar bem as folhas de taioba.
Depois de cozinhá-las em água e sal, deixar escorrer toda a água. Bater bem com uma faca como se faz com o espinafre. Se ainda tiver água, espremer.
Fazer um molho, misturando bem o óleo com a cebola batidinha, sal, limão, salsa, cebolinha e água. Misturar o molho com a taioba e servir. 1 porção. (Wikibooks)


Suflê de Taioba 
Receita de Suflê de TaiobaIngredientes:
1 copo e meio de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de margarina
1 pires de queijo parmesão ralado
1 pires de mussarela picada
1 pires de taioba picada fininha
3 ovos
Preparo:
Picar a taioba, aferventá-la, para tirar o amargor e o leite e, em seguida, pôr na água fria para dar um "choque".
Picar novamente com faca, sobre uma taboa, para ficar mais homogênea, Reservar.
Numa outra panela, pôr uma colher de margarina, a farinha de trigo e o leite, fazendo um creme. Reservar.
Separar as claras das gemas e, em outra panela, bater as claras que não podem ficar secas, mas úmidas.
O segredo é não bater demais. Reservar.
Passar as gemas numa peneira para retirar a película, adicioná-las ao creme, novamente no fogo, e misturar bem.
Juntar o queijo parmesão ralado a taioba.
Desligar o fogo e deixar descansar.
Jogar a massa sobre as claras misturando delicadamente e acrescentar a mussarela.
Mexer bem e pôr o sal.
Untar com manteiga, um refratário e despejar a massa.
Levar ao forno pré-aquecido (180 graus), durante 30 minutos.
Servir quente. (Cybercook)


Estudos e avaliação da Taioba 

Pesquisas sobre a taiobaFaculdade de Engenharia de Alimentos - FEA
Taioba (Xanthosoma sagittifolium) : composição química e avaliação das propriedades funcionais in vivo = Taioba (Xanthosoma sagittifolium) : chemical composition and evaluation of its functional properties in vivo.
Resumo do estudo: Diversos estudos têm sugerido que a ingestão frequente de vegetais reduz o risco de doenças crônicas não transmissíveis em função da presença de compostos como a fibra alimentar (FA) e demais substâncias bioativas associadas, os quais produzem efeitos positivos sobre a saúde humana. A FA inclui polissacarídeos não amiláceos, oligossacarídeos resistentes à digestão e lignina. Essas substâncias podem passar inalteradas pelo trato gastrintestinal ou serem fermentadas pela microbiota colônica, resultando em efeitos fisiológicos benéficos. A taioba (Xanthosoma sagittifolium) é uma arácea comestível originária da América tropical e possui considerável valor nutritivo. A porção tuberosa é consumida por diversas populações em todo mundo, no entanto, o consumo de suas folhas é menos difundido. O objetivo deste estudo foi caracterizar parcialmente a fração fibrosa da folha de taioba liofilizada (FTL), e avaliar possíveis efeitos fisiológicos in vivo em ratos Wistar machos alimentados com dieta AIN 93G, ou hiperlipídica. As folhas de taioba foram cozidas em água, liofilizadas e quimicamente caracterizadas. Por meio de ensaio biológico foram avaliados os efeitos da FTL sobre a produção de ácidos graxos de cadeia curta, sobre o metabolismo de ácidos biliares (AB) e indicadores bioquímicos. A FTL apresentou teores de fibra alimentar total, solúvel e insolúvel de 35,23 ± 0,26%, 6,82 ± 0,06% e 28,04 ± 0,21%, respectivamente. A análise da composição monossacarídica mostrou que a glicose é o monômero mais abundante (61%), sugerindo a presença de celulose em grandes quantidades. Os animais alimentados com dieta AIN 93G contendo taioba apresentaram maior peso e excreção de gordura fecal, e melhores perfis de ABs, por diminuir a proporção de ABs secundários. Nos ratos alimentados com dieta hiperlipídica a adição de FTL resultou em menor ganho de peso corporal e gordura hepática, e maior peso e conteúdo de gordura nas fezes; além disso, observaram-se maiores concentrações de ácidos graxos de cadeia curta e ABs fecais em comparação ao grupo controle, que recebeu baixos teores de fibra; também se observou menores concentrações de colesterol sérico e maior conteúdo de cinzas corporais nos grupos recebendo a FTL.
Os resultados sugeriram que os componentes da folha de taioba possuem elevada capacidade de ligação com os ABs e alta fermentabilidade, indicando que a folha possui potencial para reduzir o risco de doenças cardiovasculares e câncer de cólon. 


Efeitos colaterais da taioba

A Taioba é tóxica se consumida cru, devido a ráfides de oxalato de cálcio contidas em seus órgãos. Pelo mesmo motivo, não é recomendado o consumo pessoas com gota, artrite ou cálculo renal.

Abraços e muita paz!

Novidades e ricos benefícios da Taioba Novidades e ricos benefícios da Taioba Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on junho 07, 2015 Rating: 5
16 comentários:
  1. Adorei seu post! Estava pesquisando sobre a Taioba para escrever em meu blog. Farei referência ao seu! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, querida amiga Janaína Lima!!!
      Obrigado, que bom que gostou do post, fico muito feliz com sua presença e carinho, valeu! Fique a vontade e obrigado pela referência.
      Tenha um lindo e abençoado domingo!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Boa noite, caro Alisson Carneiro!!!
      Obrigado, também lhe desejo muita saúde!
      Tenha uma excelente e abençoada semana!!!
      Grande abraço e muita paz!!!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Boa noite, caro Alisson Carneiro!!!
      Obrigado, também lhe desejo muita saúde!
      Tenha uma excelente e abençoada semana!!!
      Grande abraço e muita paz!!!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Boa noite, caro Alisson Carneiro!!!
      Obrigado, também lhe desejo muita saúde!
      Tenha uma excelente e abençoada semana!!!
      Grande abraço e muita paz!!!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Boa noite, Irene!!!
      Sim, saborosa e muito nutritiva.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Tenha uma semana maravilhosa e abençoada!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá, Irene!!!
      Verdade, é saborosa e muito nutritiva.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Tenha uma ótima e abençoada noite!!
      Abraço e ótima semana!!!

      Excluir
  7. Bom dia, gostei muito da sua matéria e gostaria de uma orientação. Tenho uma plantação de taioba casaeiro, só para o consumo de casa, de uma tempos venho morando manchas escuras tipo poeira nas folhas como se fosse um fungo. O que fazer para eliminar. Obs: meu plantio de taioba fica protegido com sobreiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Solange!!!
      Fico muito feliz com sua presença e participação, obrigado!
      É difícil diagnosticar qual é o problema, mas se for fungos, existem vários fungicidas no mercado e se quiser natural pode usar o fumo ou o vinagre diluído em água.
      Abraços e ótima semana!!!

      Excluir
  8. O que fazer se consumir a taioba tóxica?

    ResponderExcluir
  9. Olá Edna! Obrigado por sua visita!
    Procurar um médico é sempre a melhor opção. Veja como identificar a comestível aqui https://www.youtube.com/watch?v=oDp_AcP7hIU
    Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir