Benefícios e mistérios da flor de lótus

Mistérios da flor de lótus
São muitos os benefícios e os mistérios que envolvem a flor de lótus. Ela é considerada sagrada e um dos símbolos mais antigos e mais profundos do nosso planeta. Com nome científico de Nelumbo Nucifera, ela é uma planta aquática do gênero Nelumbo, conhecida popularmente como lótus, flor de lótus, loto-índico e lótus-índico. No oriente, a flor de lótus significa pureza espiritual. Na literatura clássica de muitas culturas asiáticas, a flor de lótus simboliza elegância, beleza, perfeição, pureza, graça e vida saudável.

Trata-se de uma planta nativa da Ásia, habitante de cursos de água lentos ou lagoas de água doce, vivendo a pouca profundidade. É enraizada no fundo lodoso por um rizoma vigoroso do qual partem grandes folhas arredondadas, sustentadas acima do espelho de água por longos pecíolos. Produz belas flores rosadas ou brancas, grandes e com muitas pétalas.

Benefícios da flor de lótus

Os mistérios da Flor de Lótus

A flor de lótus representa um grande mistério para a ciência, que não consegue explicar a característica própria que possui de repelir microorganismos e partículas de pó. Sua luminosa e imaculada pétala tem o dom de “auto limpar-se”, ou seja, conseguem repelir microrganismos e poeiras.

É também a única planta que regula o seu calor interno, mantendo-o por volta dos 35º, isto é, a mesma temperatura do corpo humano.
É conhecida pela longevidade das suas sementes, que podem germinar após treze séculos.

Maravilhas da flor de lótusA flor de Lótus é uma espécie de flor aquática, com muitos significados para os países do Oriente, especialmente o Japão, o Egito e a Índia. Ela é considerada sagrada e um dos símbolos mais antigos e mais profundos do nosso planeta. Nos ensinamentos do budismo e hinduísmo, a flor de lótus simboliza o nascimento divino, o crescimento espiritual e a pureza do coração e da mente.

Serviu de inspiração para a arquitetura do Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo.
O lótus é cultivado como planta ornamental em jardins aquáticos de todo o mundo.
As flores, as sementes, as folhas novas, e as "raízes" (rizomas) desta espécie de lótus são comestíveis.

Sua simbologia é uma de suas virtudes mais apreciadas: é associada à pureza espiritual e ao renascimento. Uma das flores mais belas, ela nasce em meio à lama, inspirando um caminho de purificação e de transcendência em relação a tudo que é considerado impuro no mundo.

Princípios ativos da flor de lótus: 

Simbologia da flor de lótusCálcio, carboidrato, magnésio, potássio, óleos essenciais, proteína, sais, sódio, betacaroteno, tanino, nelumbina, roemerina, zinco.

Indicações de uso da flor de lótus:
Afecções respiratórias, afecção e sangramento uterino, catarro pulmonar, cólera, desobstruir as vias respiratórias e eliminar as secreções, diarréia, distúrbio estomacal, enfisema pulmonar, febre, gripes, laringite, pneumonia, rinite, suores da menopausa, tosse e vômito.

Usos tradicionais da flor de lótus:
Diarréia, hemorragia, hemorragia uterina, hemorróidas, envenenamento por cogumelos, problemas de fala (gagueira), resfriados, sinusite, tosse, tosse seca.

Propriedades medicinais da flor de lótus:

Adstringente, afrodisíaco, cardiotônico, emenagogo, hemostático, hipotenso, rejuvenescedor, sedativo.

Na medicina alternativa, as sementes e as raízes são consumidas junto com arroz, agindo como um afrodisíaco. As sementes são usadas como um calmante e cardiotônico, além de serem utilizadas tradicionalmente para melhorar gagueira, dificuldades de fala e concentração.

Usos da flor de lótusTodas as partes da Lótus são usadas de algum modo como medicinas. A raiz da Lótus ajuda a dispersar o muco que se encontra estagnado. A Loto ajuda a estancar sangramentos. A região da Lótus que conecta as raízes com o resto da planta é consideradas com as propriedades mais medicinais.

Na culinária, folhas, talos jovens, pétalas, sementes e os rizomas são comestíveis. A farinha de raiz da Lótus é usada para engrossar molhos. Partes tenras jovens podem ser comidas cruas em saladas ou cozidas como um legume. As folhas são usadas para embrulhar comidas para serem assadas ou cozinhadas em vapor. As flores podem ser flutuadas em sopas.

A Lótus possui como componentes químicos asparagina, tanino, nelumbina, betacaroteno, vitamina B-1 e B-2 e niacina. Deve ser evitada em casos de indigestão e constipação.

A Lótus é considerada a flor sagrada da Índia, um símbolo espiritual. A flor também é assemelhada a Lakshimi, Deusa da Prosperidade. Na lenda da flor de Lótus é dito que Horus, deus do Sol egípcio, e Brahma, terem nascido de flores de Lótus. Em muitas partes do mundo, A Lótus é usada em cerimônias religiosas.

É dito que suas cinco pétalas representam as cinco fases da roda hindu da vida: nascimento, iniciação, matrimônio, descanso e morte. É uma planta aquática. Na tradição grega, a Lótus era comida para induzir um estado sonhador, mas na medicina chinesa é usada para aliviar devaneios. (Plantas Medicinais e Fisioterapia)

Chá de Flor de Lótus 

Chá medicinal da flor de lótusO chá tem características desintoxicantes, ajuda no controle da pressão sanguínea e taxas de gordura. Serve para combater insônia, cansaço físico e mental, stress.
Regulariza o fluxo menstrual, é um ótimo desintoxicante.
É consumido há mais de dois mil anos no Japão, considerado um chá sagrado.

Benefícios da raiz de lótus

Raiz de lótus é uma excelente fonte de vitamina C. Em 100 g de raiz fornece 44 mg ou 73% dos valores diários recomendados. A vitamina C é um potente antioxidante. Ela é necessária para a síntese de colágeno no corpo. O colágeno é a principal proteína estrutural do corpo, necessários para manter a integridade dos vasos sanguíneos, pele, órgãos e dos ossos. O consumo regular de alimentos ricos em vitamina C ajudam o corpo a proteger-se contra o escorbuto, desenvolver resistência contra a infecção viral, aumenta a imunidade, acelerar a cicatrização de feridas e a remover o câncer.

Chá de raiz da flor de lótusA raiz de Lótus fornece quantidades saudáveis de alguns minerais importantes, tais como cobre, ferro, zinco, magnésio e manganês. O cobre é um co-fator para muitas enzimas vitais para o nosso organismo. Outros minerais que funcionam como co-fatores para estas enzimas, são o manganês e zinco. E juntamente com o ferro, são necessárias para a produção de células vermelhas do sangue.

Modo de usar:
Tomar uma xícara do chá, três vezes ao dia.
Parte utilizada: planta inteira; raiz.

Estudos sobre a flor de lótus

Em 1996, Shen-Miller foi à China com o objetivo de pesquisar mais a fundo a flor de Lótus e sua equipe coletou sementes de lótus que datavam cerca de 450 e 500 anos.

O que descobrem os cientistas?
1. Longevidade: Depois de séculos de envelhecimento, as proteínas das sementes do lótus permanecem capazes de promover a germinação das sementes, mesmo sob um “céu sombrio”.

2. Auto-reparação: Para a sobrevivência a longo prazo, as sementes são capazes de ativar genes que produzem proteínas para reparar e manter ambientes estressantes.
Pesquisas sobre a flor de lótus“Estes regulamentos genéticos são recursos únicos e valiosos a serem explorados nessa planta”, diz Shen-Miller.

3. Capacidade para combater o estresse: Uma alta porcentagem de proteínas da semente do lótus permanece fluida mesmo à temperatura de ebulição. Estas proteínas solúveis em calor são vitais para combater o estresse.

4. Outras habilidades genéticas: O genoma incomum do lótus também dá outras habilidades de sobrevivência: “Suas folhas repelem a sujeira e água, suas flores geram calor para atrair polinizadores e o revestimento do fruto da lótus é uma cobertura com antibióticos e feita de cera, que assegura a viabilidade da semente que ele contém”, disse Shen-Miller à imprensa científica.

A flor de lótus possui em seu DNA a capacidade de auto-regeneração, auto-preservação, mesmo diante de todas as intempéries do meio ambiente.

E, além disso, há na flor de lótus um mecanismo, ainda em estudo, que coordena uma espécie de “desligamento” e “acionamento” das principais funções da planta, garantindo a reserva de energia, mesmo em situações de estresse biológico.

Flor de Lótus e seus mistérios

Abraços e muita paz!

Benefícios e mistérios da flor de lótus Benefícios e mistérios da flor de lótus Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on maio 03, 2015 Rating: 5
31 comentários:
  1. Olá Luis, nossa, até estou enferrujada de tanto tempo que não escrevo ou venho aqui no seu cantinho amigo!
    Ma saiba que jamais o esqueci viu?
    Está no meu coração! ♥
    Que postagem valiosa e especial!

    Eu sempre quis saber mais sobre a Flor de Lótus este foi o artigo mais completo que li! Parabéns amigo! Aqui está reunido tudo o que precisamos saber sobre esta flor tão bela, auto limpante e maravilhosa! E o melhor de tudo: tem propriedades para eliminar o estresse...rsrs Estou precisando de verdade, ando com um cansaço mental tão grande...

    Bem, agradeço o belo artigo e desejo uma ótima semana amigo!
    Fique bem sempre!
    Abraços e obrigada! :))))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha querida e adorável amiga Adriana!!!
      Minha querida amiga, o tempo não existe quando se tem uma forte ligação pela amizade. Também ando bem afastado dos blogues, só vou lá no blog da Gatinha, falamos todos os dias, já virou vício... rsrsrsrsrsrs...
      Estava na temporada de imposto de renda, é tudo muito corrido e o tempo bem apertado, mas foi mais uma etapa vencida, já terminou.
      Você também mora no meu coração, com lugar especial e perpétuo.
      Que bom que gostou da postagem, fico muito feliz com sua presença, com seu lindo comentário, com seu apoio e com o carinho de sempre, valeu amiga!!!
      Acho linda a Flor de Lótus, que além de linda ainda nos reserva alguns mistérios e tem alguns benefícios para a nossa saúde, é perfeita.
      Eu é que agradeço pela sua agradável visita e pelo lindo e agradável comentário.
      Obrigado, tenha também uma semana maravilhosa e abençoada, querida amiga!!!
      Fique muito bem, também!
      Abraços, obrigado e muita paz!!! :)))))))

      Excluir
  2. Que demais essa postagem, parabéns! Adorei saber sobre a Flor de Lótus, de beleza exuberante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, querida amiga Iane Cardoso!!!
      Que bom que gostou da postagem, obrigado!!!
      Sim, a Flor de Lótus tem uma beleza exuberante e muitos mistérios.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Tenha um maravilhoso e abençoado final de semana!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  3. Que demais essa postagem, parabéns! Adorei saber sobre a Flor de Lótus, de beleza exuberante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, querida amiga Iane Cardoso!!!
      Que bom que gostou da postagem, obrigado!!!
      Sim, a Flor de Lótus tem uma beleza exuberante e muitos mistérios.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Tenha um maravilhoso e abençoado final de semana!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  4. Que demais essa postagem, parabéns! Adorei saber sobre a Flor de Lótus, de beleza exuberante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, querida amiga Iane Cardoso!!!
      Que bom que gostou da postagem, obrigado!!!
      Sim, a Flor de Lótus tem uma beleza exuberante e muitos mistérios.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Tenha um maravilhoso e abençoado final de semana!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Olá, querida Alexandra Nurhan!!!
      Obrigado, que bom que gostou da postagem, fico muito feliz com sua presença, participação e carinho, valeu!!!
      Tenha uma semana maravilhosa e abençoada!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Olá, querida Alexandra Nurhan!!!
      Obrigado, que bom que gostou da postagem, fico muito feliz com sua presença, participação e carinho, valeu!!!
      Tenha uma semana maravilhosa e abençoada!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  7. Respostas
    1. Olá, boa noite!!!
      Obrigado, que bom que gostou da postagem, fico muito feliz com sua presença, participação e carinho, valeu!!!
      Tenha um excelente e abençoado final de semana!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  8. Luís, bom dia hoje vi no globo rural uma reportagem sobre o cultivo da papola. Tenho um terreno alagado que acredito ser perfeito para o cultivo. Como não tenho as mudas e nem conhecimento técnico quero pedir sua ajuda. Abraço. Robinson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, caro Robinson!!!
      Infelizmente não vou poder lhe ajudar, não conheço o cultivo desta planta. Você pode facilmente encontrar na internet. Mudas podem ser encontradas no mercado livre. Boa sorte com o cultivo.
      Obrigado, fico feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Abraços e ótima semana!!!

      Excluir
  9. Luis boa noite, muito bacana essa matéria, parabéns... Li a matéria toda e me interessou muito sobre a parte que fala que melhora a gagueira. Vc tem alguma experiência nessa questão ou é informação de outras literaturas? Se positivo como seria essa dinâmica? Grato Francisco Gomes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, caros Vilermando Matias e Francisco Gomes!!!
      Não tenho esta experiência particularmente, é informação do site "Plantas Medicinais e Fisioterapia".
      Obrigado, que bom que tenha gostado da matéria, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Abraços e ótima semana!!!

      Excluir
  10. Respostas
    1. Boa noite, caro Djalma!!!
      Você pode comprar os produtos da flor de lótus em lojas de produtos naturais, farmácias homeopáticas, ou diretamente pela internet, procure na internet por "extrato de flor de lótus".
      Obrigado, fico feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  11. Respostas
    1. Olá caro amigo Djalma, boa noite!!!
      Você pode comprar os produtos da flor de lótus em lojas de produtos naturais, farmácias homeopáticas, ou diretamente pela internet, procure na internet por "extrato de flor de lótus".
      Obrigado, fico feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Abraços e ótima semana!!!

      Excluir
  12. Bom dia, Selma Pimenta!!!
    Sim, é uma pena que no Brasil esta planta é pouco conhecida e cultivada.
    Obrigado, que bom que gostou da postagem, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
    Tenha um excelente final de semana!!!
    Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, Selma Pimenta!!!
    Sim, é uma pena que no Brasil esta planta é pouco conhecida e cultivada.
    Obrigado, que bom que gostou da postagem, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
    Tenha um excelente final de semana!!!
    Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  14. Pesquisa totalmente válida e informativa,gostei! Somos produtores de lotus aqui no Brasil e abastecemos toda liberdade com raiz , folha e flor de lotus em época de safra ! A partir deste mês começamos safra de lotus!!

    ResponderExcluir
  15. Obrigado, caro amigo(a)!!!
    Fico feliz com sua participação e comentário, que seu negócio com a flor de lótus prospere muito!
    Abraços e excelente domingo!!!

    ResponderExcluir
  16. Obrigada! Amei saber tudo isso da Flor de lótus...foi-me recomendado o uso da raiz da flor de lótus para depressão...só de ver tudo isso já comecei a melhorar...bela postagem!

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, Sonia Paola!!!
    Eu é que agradeço por sua visita. Que bom que gostou da postagem, estimo melhoras para sua depressão.
    Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  18. Nossa , muito legal saber sobre a flor de lótus , uma aula. Amei!

    ResponderExcluir
  19. Boa noite, Unknown!
    Obrigado por sua presença e participação, valeu!!!
    Abraços e ótima semana!!!

    ResponderExcluir