Novidade e benefício da linhaça dourada

Benefícios da Linhaça Dourada
São muitas as novidades e os benefícios da linhaça dourada. Conheça os maravilhosos benefícios desta rica semente para o nosso organismo, ela é ótima para as dietas, faz muito bem para o coração e ainda ajuda na renovação e beleza da pele. A linhaça dourada é rica em fibras, vitaminas, ômegas 3 e ômega 6, auxiliando em muito o emagrecimento. Já está comprovado que os benefícios da linhaça dourada são realmente impressionantes para a saúde do nosso corpo e da mente, ela é um alimento altamente nutritivo. A linhaça vem ganhando cada vez mais espaço nos hábitos alimentares de quem busca uma alimentação saudável para uma vida com mais qualidade, pois é considerada como um alimento funcional.

No mercado, encontramos dois tipos de linhaça: a linhaça dourada e a linhaça marrom. A linhaça dourada é mais cara, pois é importada do Canadá, ela é mais rica em ômega 3, ômega 6 e proteínas, no resto elas se equivalem. A linhaça dourada tem a casca mais fina e um sabor mais suave.

Benefícios do óleo de linhaça

Benefícios e propriedades da linhaça dourada

Linhaça é a semente do linho, muito utilizada em culinária. É preferível que se consuma triturada, para melhor aproveitamento do seu alto valor nutritivo, pois é rica em fibras, ácidos graxos e proteína. Além disso, dela se extrai o óleo de linhaça, que é rico em Ômega 3, ômega 6 e Ômega 9. Devido ao seu alto valor nutritivo é considerado alimento funcional. O óleo também é usado na indústria cosmética e em farmácias de manipulação.
A linhaça é considerada um alimento funcional, pois, além de ter suas propriedades nutricionais básicas, tem propriedades preventivas graças aos compostos antioxidantes e anticancerígenos.

A linhaça tem cerca de 40% de óleo em sua composição. Seu óleo é um dos alimentos mais ricos em Ômega 3 da natureza (cerca de 60%) e de Ômega 6. A relação ideal entre Ômega 3 e Ômega 6 é de 1:4 respectivamente, enquanto o óleo vegetal de linhaça apresenta uma relação de 1:3, muito próxima do ideal. Essa presença balanceada entre o Ômega 3 e o Ômega 6 permite a produção das prostaglandinas, que são corpos biologicamente muito ativos e importantes que agem como removedoras do excesso de sódio nos rins, diminuindo assim a retenção de líquidos, o que alivia os sintomas do período pré-menstrual. A alta taxa de Ômega 3 faz da linhaça um alimento de caráter preventivo à saúde, sendo um importante agente antioxidante e renovador celular.

Frutas com linhaça douradaAlém disso, a linhaça é a maior fonte alimentar de lignanas, um fitoesteroide que "imita" a ação do estrógeno. A lignana é muito importante no período da menopausa, quando as taxas desse hormônio são baixas, sendo ela um importante agente natural na reposição desse hormônio. A lignana "engana" os receptores de estrógeno e se acopla a eles. Tratando-se de um óleo vegetal natural, os fitoesteroides têm uma ação fraca em relação ao estrógeno, não tendo ação negativa sobre o tecido mamário. Sendo assim, a lignana é uma substância importante na prevenção do câncer de mama, por neutralizar a ação do estrógeno sobre esse tecido. Existem alguns relatos de indução de icterícia, e reações, possivelmente relacionadas com a dose e consumo exagerado.

Uso medicinal da Linhaça Dourada

A linhaça vem sendo utilizada com fins medicinais, pois conforme estudos da universidade de Toronto, no Canadá, ela auxilia na prevenção e combate do câncer de mama, existe um composto chamado lignana, que trata-se de um tipo de antioxidante que possui composição química similar ao hormônio estrogênio. (Fonte: Wikipédia)

Benefícios do consumo da Linhaça Dourada:

Benefícios do consumo de linhaça- As novidades são os estudos que indicam a linhaça como a principal fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3, que combatem as obstruções nas artérias, causadoras de doenças cardíacas. Pesquisas já comprovaram que o óleo de linhaça tem 60% de ômega 3, o dobro do óleo de salmão.
- Os ácidos graxos essenciais, como os ômegas, estimulam a produção de prostaglandinas, compostos que melhoram a circulação sanguínea e removem o excesso de sódio dos rins, diminuindo a retenção de líquidos, inclusive durante o período pré-menstrual.
- Estudos realizados pela professora canadense de Ciências de Nutrição Lilian Thompson, a semente de linhaça ajuda na prevenção do câncer de mama por neutralizar a ação do estrógeno sobre essa glândula.
- Por possuir componentes semelhantes ao estrógeno, a semente de linhaça também funciona como uma reposição hormonal natural. Ela atua de forma parecida à da soja.
- Cientistas canadenses e norte-americanos têm enfocado um rol de propriedades medicinais da semente da linhaça moída que auxiliam na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.

Como consumir a linhaça:

Farinha de linhaça dourada A semente de linhaça precisa ser moída (no liquidificador ou no moedor de café). Como é muito pequena e sua casca é espessa, fica difícil rompê-la durante a mastigação para aproveitar seus nutrientes. A dose diária varia dependendo da orientação médica. A sugestão é de duas colheres de sopa.
O óleo comestível de linhaça prensado a frio pode ser usado para temperar a salada de sua preferência. Os médicos indicam duas colheres de sopa diárias.
A farinha também pode ser adicionada ao prato de salada ou à porção de arroz na hora de comer. Atenção: se for colocada antes, costuma melar a comida.
A linhaça também pode ser consumida da seguinte forma:
Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço.
Pessoas de todas as idades podem consumir linhaça, inclusive mulheres grávidas.
Se você deseja perder peso, tome uma colher a mais à tarde.
As sementes moídas podem ser adicionadas a iogurtes, saladas, sucos, vitaminas e sopas.

Vitamina preparada com a linhaça: 

Vitamina de banana e linhaçaDeixe duas colheres (sopa) de sementes de linhaça de molho na noite anterior junto com duas tâmaras ou ameixas em um copo de água. De manhã, acrescente mais um copo de água e bata no liquidificador. Em seguida, adicione uma banana e uma pitada de canela e bata novamente.

Por possuir componentes semelhantes ao estrógeno, a semente de linhaça também funciona como uma reposição hormonal natural. A Universidade de Monash, na Austrália, comprovou essas características numa pesquisa com pacientes que consumiram um complemento diário de farinha de linhaça. O resultado foi inequívoco: diminuição dos sintomas da menopausa, como suores, dores de cabeça e insônia, em 80% das mulheres. Houve ainda redução no colesterol e no peso. (Fonte: Nova Abril)

A linhaça previne as seguintes doenças:

- Câncer de mama, de próstata, de cólon, de pulmão.
- Diabete.
- Previnem os divertículos nas paredes do intestino, a prisão de ventre e a acidez estomacal.
- Diminui as condições inflamatórias de doenças, tais como a artrite, colite, amidalite, gastrite e hepatite.
- Combate o lúpus, a anemia e alivia alergias.
- Diminuição da tensão nervosa.
Linhaça na alimentação- Auxilia no tratamento do sistema cardiovascular, pois combate a arteriosclerose, eliminando o colesterol aderido nas artérias, a esclerose múltipla, a trombose coronária, a alta pressão arterial, a arritmia cardíaca, e incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos.
- Melhora a aparência e a textura da pele, muito útil para peles secas e sensíveis.
- Auxilia nas funções renais.
- A linhaça dourada é muito benéfica para as mulheres grávidas, ela ajuda a corrigir distúrbios intestinais, como a prisão de ventre, muito comum durante a gestação. A linhaça atua ainda como auxiliadora na formação do cérebro e da retina da criança.

Uso da linhaça para emagrecer:

A dieta da semente de linhaça, desenvolvida pelas nutricionistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ficou bastante conhecida depois de ter sido apresentada no programa Globo Repórter, da Rede Globo.
Para aproveitar os benefícios da linhaça na luta contra a balança, basta acrescentar a farinha de semente de linhaça no cardápio diário. O ideal é consumir quatro colheres de sopa rasas de farinha de linhaça todos os dias. Ou, como foi mostrado na dieta da linhaça do Globo Repórter, a medida de dois copinhos de café (aqueles de plástico mesmo), somente no café da manhã. Uma colher de sopa de semente de linhaça tem aproximadamente 66 kcal.

Onde encontrar a linhaça: 

É muito fácil encontrar as sementes de linhaça e os produtos da linhaça.
Linhaça com shake de morangoPodemos encontrar a linhaça no mercado em dois tipos, a linhaça dourada e a linhaça marrom, também podem ser encontradas nas lojas de produtos naturais. A marrom é encontrada com mais facilidade, mas tem um valor inferior ao da linhaça dourada, a quantidade de ômega 3 também é reduzida.
Também podemos encontrar a farinha de linhaça, um produto já moído e pronto para o uso.

A melhor forma de consumo é misturar a linhaça dourada às frutas, sucos, vitaminas, shakes e iogurtes. No caso da farinha, pode ser adicionada diretamente na comida ou salada e legumes, sempre na hora de consumir.

Abraços e muita paz!

Novidade e benefício da linhaça dourada Novidade e benefício da linhaça dourada Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on fevereiro 14, 2015 Rating: 5
16 comentários:
  1. Amigo,

    Muito bom ler sobre isso. Ainda tento aprender a gostar do sabor.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida amiga Sissym!!!
      Que bom que gostou, fico muito feliz com o carinho.
      O sabor não é muito agradável, a dourada é mais suave, com o tempo a gente acaba acostumando. Faço uso há um bom tempo, já acostumei com o sabor.
      Obrigado, querida amiga, fico sempre muito feliz com sua presença, valeu!!!
      Beijos e muita paz!!!

      Excluir
  2. Misturo na minha vitamina pós treino, pra mim fica perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, querida amiga Vanda Miaki!!!
      Faço uso durante as refeições, é ótima.
      Valeu querida amiga, fico muito feliz com sua presença, participação e apoio, obrigado!!!
      Tenha um excelente domingo!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  3. Misturo na minha vitamina pós treino, pra mim fica perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Vanda Miaki!!!
      Faço uso durante as refeições, é ótima.
      Valeu querida amiga, fico muito feliz com sua presença, participação e apoio, obrigado!!!
      Tenha um excelente domingo!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  4. Dalva Neves
    Muito bom!!!
    Descurtir · Responder · 1 · 20 de junho de 2015 10:40

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, querida amiga Dalva Neves!!!
      Sim, é muito bom para a saúde.
      Obrigado, minha amiga, fico muito feliz com sua visita, participação e apoio, valeu!!!
      Tenha um ótimo domingo!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  5. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Conheço , já utilizo há algum tempo. Costumo bater com suco ou vitaminas. Ótimas informações, amei. Muita Saúde e Harmonia sempre para VC!!
    Descurtir · Responder · 1 · 18 de fevereiro de 2015 13:37

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, minha querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Também faço uso desta maravilha, acrescento às refeições.
      Obrigado, que bom que gostou das informações, fico muito felic om sua presença, participação, apoio e carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha um lindo e abençoado domingo!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  6. "Ou, como foi mostrado na dieta da linhaça do Globo Repórter, a medida de dois copinhos de café (aqueles de plástico mesmo), somente no café da manhã." Não entendi, é pra utilizar essa medida da farinha apenas pela manhã e o restante do dia não? ps: meu objetivo de seu consumo é para a perda de peso, além dos outros benefícios, é claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anyelle!!!
      Sim, esta nutricionista indica apenas um consumo ao dia, de dois copinhos ou quatro colheres de sopa... eu faço uso e divido em duas porções... duas colheres no café da manhã e duas no jantar.
      Se fizer uso dos dois copinhos no café da manhã, já estará consumindo a quantidade diária, não há necessidade no restante do dia.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Tenha um excelente semana!!!

      Excluir
  7. existe contra indicacao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, caro Fabio Teixeira!!!
      A linhaça deve ser consumida com moderação, pois é um alimento altamente calórico e muito rico em fibras, o consumo excessivo pode provocar desconforto intestinal. Ela também possui alguns efeitos secundários. como produzir gases durante os primeiros dias do seu consumo, que desaparecem à medida que se habitua o organismo. Alergias podem aparecer, mais é raro.
      A linhaça também não é indicada para doentes de esclerose sistêmica e obstrução intestinal.
      Consumindo a linhaça em cápsulas evita-se todos esses efeitos adversos.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Grande abraço e muita paz!!!

      Excluir
  8. existe contra indicacao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, caro Fabio Teixeira!!!
      A linhaça deve ser consumida com moderação, pois é um alimento altamente calórico e muito rico em fibras, o consumo excessivo pode provocar desconforto intestinal. Ela também possui alguns efeitos secundários. como produzir gases durante os primeiros dias do seu consumo, que desaparecem à medida que se habitua o organismo. Alergias podem aparecer, mais é raro.
      A linhaça também não é indicada para doentes de esclerose sistêmica e obstrução intestinal.
      Consumindo a linhaça em cápsulas evita-se todos esses efeitos adversos.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença e participação, valeu!!!
      Tenha uma ótima semana!!!

      Excluir