Ginseng a raiz da vida e da longevidade

Ginseng para saúde
O Ginseng é uma raiz medicinal nativa da Coréia. É uma erva com vários benefícios para o nosso organismo, também conhecida como Raiz da Vida e da longevidade. Ginseng é uma erva de rejuvenescimento, que combate várias doenças, aumentando em muito a resistência do organismo e a capacidade mental. É um poderoso estimulante, regula o sistema nervoso e as funções sexuais, tem ação anti-fadiga ou anti-estresse. A raiz é retorcida e, muitas vezes, parece-se com o corpo humano. O ginseng tem uma raiz principal que se assemelha ao corpo humano.

Ginseng, descoberto pelos chinesesOs chineses descobriram a mais de quatro mil anos o uso do Ginseng como erva medicinal, ele estimula o corpo e a mente, sendo um grande antídoto contra o desânimo e o cansaço acumulado. Seus aminoácidos, sais minerais e vitaminas, foram combinados pela natureza para regular as funções digestivas e glandulares, evitar a enxaqueca, reduzir o ácido úrico, diminuir o colesterol e auxiliar no tratamento da diabetes. Ginseng melhora também a memória e estimula o apetite sexual.

O Ginseng, também conhecido como "raiz da longevidade" ou "raiz da vida", é muito utilizado para ativar e fortalecer a circulação geral do organismo. A sua comprovada ação terapêutica já é utilizada com grande eficiência contra o estresse, desânimo, esgotamento, mal de Parkinson, impotência sexual, enfim, um grande tônico para todo o organismo

O Ginseng brasileiro (Pfaffia) é indicado como auxiliar no tratamento das irregularidades circulatórias, reumatismo, arteriosclerose, senilidade, declínio sexual e diabetes. Ginseng é um tônico fortalecedor, dando nova vitalidade ao organismo humano.

Ginseng e o uso medicinalGinseng é uma das onze espécies de plantas perenes, com crescimento lento, com raízes carnudas, pertencente ao gênero Panax da família Araliaceae.
Ginseng é encontrado na América do Norte e na Ásia Oriental (principalmente Coréia, nordeste da China, Butão, no leste da Sibéria), tipicamente em climas mais frios.
Aqui vamos nos referir ao Ginseng do gênero Panax usadas como erva medicinal como as espécies Panax ginseng, Panax japonicus etc., consideradas como "ginseng verdadeiro".
A raiz é mais frequentemente disponível na forma seca, inteira ou fatiada. Folhas de Ginseng, embora não tão altamente valorizada, é por vezes usada. Medicina popular atribui diversos benefícios para o uso oral de ginseng americano e ginseng asiática (Panax ginseng) raízes, incluindo papéis como um afrodisíaco, estimulante, diabetes tipo II e tratamento ou cura para a disfunção sexual em homens.
Ginseng podem ser incluídos em pequenas doses em bebidas energéticas ou chás de ervas. Pode ser encontrado em tônicos capilares e preparações cosméticas, mas essas utilizações não demonstraram ser clinicamente eficazes. (Wikipédia)

As propriedades do Ginseng:
Afrodisíaco
Antidepressiva
Anti-inflamatória
Antioxidante
Uso do Ginseng para saúdeBio-estimulante
Depurativo
Diurético
Estimulante
Fortificante
Hemostático
Hipocolesterolêmica
Hipotensora
Revitalizante
Tônico.

As indicações do Ginseng:
Afecção do fígado, afrodisíaco, anemia, bio-estimulante, câncer no pulmão, cansaços, capacidade aeróbica, colesterol alto, convalescença, coração, debilidades, deficiência de libido e ereção, depressões, depurativo, diabete tipo 2, diurético, doenças de pele, fadiga crônica, falta de energia e de concentração, fígado, fortificante, fraquezas, função imunológica, gripe e resfriado, ferida e inflamação na garganta, hemorragias, impotência sexual, indisposições, infecção, infertilidade masculina (3 meses de uso), melhorar a performance atlética, melhorar a vitalidade mental e física, memória, menopausa, pressão alta, próstata, reumatismo, revitalizante, stress, tônico geral.

Modo de uso do Ginseng cápsulas:
Recomenda-se tomá-lo três vezes ao dia, sendo a primeira cápsula em jejum, durante um período de trinta dias. Depois, diariamente uma cápsula por dia, em jejum matinal.
Recomenda-se tomar de 5 a 10 g de ginseng por dia.
Quando em pó, basta misturar uma colher de sopa às principais refeições, tomar uma cápsula diária, ou consumir de 3 a 4 xícaras de chá por dia.

Ginseng, uso do cháChá de Ginseng: 
A raiz é a parte aproveitada do ginseng e o cozimento da planta é adicionando 2,5 g de ginseng em 100 ml de água colocada para fervura, e borbulhando. É indicado tampar a panela e aguardar em fogo baixo durante 10 a 20 minutos. Após coar, esse preparo deve ser usado no mesmo dia.

Pesquisas realizadas com Ginseng.
Muita pesquisa foi feita em Ginseng com resultados variados. Um estudo com Siberian Ginseng mostrou que o uso diário pode aumentar o número de células brancas do sangue, incluindo a atividade das células T, assim como as células T citotóxicas e células assassinas naturais que eliminam células invasoras e aquelas que foram infectada viralmente.
Um estudo com 93 voluntários com o vírus herpes simplex 2 (o que pode levar a herpes genital) constatou que houve uma redução (de 50%) no número de focos. Ginseng é conhecido por conter fitoestrogénios.
Em um estudo clínico randomizado publicado na Journal of the American College of Nutrition, pesquisadores procuraram fornecer evidências de eficácia e segurança no uso do ginseng para diabetes. O ginseng-americano é útil para melhorar o controle do diabetes e reduzir fatores de risco associados, tais como hiperlipidemia e hipertensão, além de melhorar a resistência à insulina. Eles também descobriram que o Panax quinquefolius atua no trato digestivo para aumentar a secreção de insulina.
Pesquisadores reconhecem a longa história de uso do ginseng como um remédio herbal natural para diabetes e investigaram o efeito e mecanismo do ginseng-vermelho na estimulação da liberação de insulina em ratos. Foi relatado no Journal of Ethnopharmacology que o extrato de ginseng estimulou significativamente a libertação de insulina em comparação com o grupo controle.
Estudos com o ginsengO Journal of Evidence Based Complementary and Alternative Medicine relatou que estudos mostraram que o ginseng-americano aumenta a produção de insulina e reduz a morte celular em células pancreáticas beta. Eles observam que outros estudos têm revelado a capacidade do Panax quinquefolius para reduzir a glicemia em pacientes com diabetes mellitus tipo II, bem como em animais com diabetes induzida.

Efeitos colaterais:
Não são descritos efeitos colaterais dessa planta medicinal, mas se usada em altas doses, superior a 8 g diariamente, podem surgir erupções na pele, nervosismo, insônia, hipertensão e diarreia. E o ginseng é contra indicado para paciente com pressão alta ou doença aguda, e também para mulheres grávidas. Há casos de reações adversas com insônia, cefaleia, nervosismo, diarreia. Em caso dosagem excessiva pode provocar edema, coceira, depressão, vertigem, palpitações, alergias, cefaleia, problemas no sistema imunológico. Raramente, pode causar excitação (nervosismo/inquietação) e insônia. Cafeína (café) com ginseng aumenta o risco de excitação e transtorno gastrointestinal. Pessoas com pressão alta devem usar o ginseng com cautela. Uso a longo prazo de ginseng pode causar anormalidades menstruais e tenderness dos seios em algumas mulheres. Ginseng não é recomendado para mulheres grávidas ou amamentando. Pode potencializar a ação da glândula pituitária e do hipotálamo, causando reações alérgicas e taquicardia. (Plantas Que Curam)

O ginseng foi submetido a diversos estudos em relação ao câncer e suas especificidades, quando combinado a determinados tipos de químicas que também teriam o intuito de cura, no entanto, os estudos ainda não estão concluídos.

Ginseng e seus vário benefícios

Abraços e muita paz!

Ginseng a raiz da vida e da longevidade Ginseng a raiz da vida e da longevidade Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on dezembro 09, 2014 Rating: 5
6 comentários:
  1. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Quantas coisas maravilhosas, vamos tomar! Muita Serenidade para VC!! Obrigada pelas informações!!
    Descurtir · 1 · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · há 3 horas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Pois é, minha amiga, mais uma maravilha criada pela natureza para benefício de nossa saúde. ela é perfeita, grande obra do Divino Criador.
      Obrigado, fico muito feliz com sua participação e apoio, valeu!!!
      Tenha uma noite maravilhosa e abençoada!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  2. Mauro Enrico Molina · Quem mais comentou · Luzerna
    é una radice con tante propietá, benefiche.
    Descurtir · 1 · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · 10 de dezembro às 10:00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, caro amigo Mauro Enrico Molina!!!
      Sim, é uma raiz com muitos benefícios para nossa saúde.
      Obrigado, caro amigo, fico muito feliz com sua presença, com seu comentário, com seu apoio e com o carinho, valeu!!!
      Tenha uma excelente e abençoada semana!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  3. Patricia Schmidt
    Maravilha obrigado!
    Descurtir · 1 · Responder · Moderado · Publicly Visible · Deixar de seguir a publicação · 28 de fevereiro às 20:32

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida amiga Patricia Schmidt!!!
      Valeu querida amiga, também agradeço por sua presença e participação, obrigado!!!
      Feliz Páscoa!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir