Lecitina de soja é rica fonte de Colina

Colina, a vitamina da Lecitina de soja
A lecitina de soja é uma das mais ricas fontes naturais de colina, apelidada como o nutriente ou vitamina inteligente para a vida do cérebro, tem grande importância para a preservação da memória. A colina é uma vitamina solúvel em água do grupo B. Ela é responsável pela produção de um neurotransmissor chamado acetilcolina, que é particularmente importante para a saúde global do cérebro.
Colina é um catião orgânico, um nutriente essencial que faz parte do complexo B de vitaminas. Trata-se de uma amina natural encontrada nos lipídios presentes na membrana celular e no neurotransmissor acetilcolina.
A colina é um nutriente essencial, pois não é sintetizado pelo corpo humano. Este composto é responsável pela síntese de acetilcolina, um neurotransmissor responsável pelo bom funcionamento do cérebro. A colina está presente na lecitina de soja, um composto natural e isento de colesterol, diferentemente das fontes animais de colina, como carne vermelha e gema de ovo.

Colina e Lecitina de SojaColina: é “A mais nova Vitamina”. Embora os cientistas de nutrição conheçam a Colina há anos, somente hoje os pesquisadores estão entendendo o quanto essa vitamina é essencial para o organismo. A Academia Nacional de Ciências (NAS), dos EUA, a reconheceu como um nutriente essencial. É o único componente dietético na categoria de vitamina a ser reconhecido como tal. A NAS recomenda que os homens consumam 550 mg por dia, e as mulheres, 425 mg. A colina pode afetar positivamente o desenvolvimento cerebral, incluindo a memória por toda a vida, saúde cardiovascular, função hepática e desenvolvimento reprodutivo.

O que é lecitina de soja?
A lecitina é um fosfolipídio encontrado de forma natural em alimentos de origem animal e vegetal, sendo a gema de ovo, a soja e o gérmen de trigo as principais fontes. Entre os benefícios da lecitina da soja estão o controle do colesterol, regulação da produção hormonal, regularização da menstruação, emagrecimento, minimização dos sintomas da menopausa e combate à dor de cabeça. (Wikipédia)

Soja em grãos e LecitinaA lecitina presente nos grãos da soja é um componente lipídico que age na regulação dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue, promovendo uma ação benéfica na saúde cardiovascular. A lecitina também pode ser extraída do óleo de soja e empregada na fabricação de produtos industrializados para facilitar a homogeneização dos ingredientes e ajudar na dissolução.
A soja na dieta é uma ótima opção para auxiliar na perda e manutenção do peso. O beneficio do consumo da proteína de soja é que, além de aumentar a saciedade, evitando o consumo excessivo de outros alimentos, eleva o gasto energético levando à redução no ganho de gordura corporal e peso.

A soja não possui colesterol, por ser de origem vegetal e não agrega teores excessivos de gordura saturada (a “gordura ruim”) e possui gorduras boas, como ômega 3 e 6. Deste modo, incluir de maneira equilibrada a soja e alimentos derivados da soja na dieta é uma alternativa nutritiva e gostosa para o controle do peso. (Ades)

Sedentarismo e a lecitina de sojaCom relação ao sedentarismo, muitos trabalham o dia inteiro sentados, chegam tarde a casa, cansados e não sobra tempo para a prática de exercícios.
Mas com este estilo de vida, o aumento de doenças relacionadas ao sedentarismo e a má alimentação cresce a cada dia, sendo obrigatório tomar uma posição mais drástica. Por que não mudar os maus hábitos aos poucos, com adaptação de corpo e mente de forma gradativa e para o resto da vida? Males como câncer e hipertensão, podem ser prevenidos com a alimentação certa. Alguns alimentos devem ser incluídos no cardápio do homem a fim de prevenir doenças, além de melhorar a desempenho físico e mental, retardar o envelhecimento, auxiliar na perda de peso, entre outros. Lembre-se sempre que, bons hábitos alimentares associados à prática regular de atividade física são uma estratégia fundamental para a redução do risco de doenças crônicas, se forem adotados ao longo dos anos.

Alimentos para os músculos.
Lecitina de soja e os músculosA soja e seus derivados, principalmente o tofu e extrato de soja, amêndoas, azeite de oliva e chocolate acima de 70% cacau devem fazer parte da alimentação, porque estão cheios de substâncias que nutrem as fibras musculares e ajudam na recuperação pós-treino como alimentos fontes de proteínas e os antioxidantes. Uma dica interessante, para quem procura ganho de massa muscular é consumir proteína de alto valor biológico com baixo teor de gordura, logo após o treino de força ou anaeróbico (musculação, lutas marciais, power ou vinyasa yoga, ginástica localizada ou exercícios com peso, etc.). Experimente um copo de extrato de soja (ou leite de soja com cinco ou mais gramas de proteínas por copo) com uma colher de lêvedo de cerveja, ou ainda, uma fatia grossa de tofu com duas ou três amêndoas, por exemplo. (Jaqueline Louize)

A Lecitina de Soja permite que as gorduras passem pelas paredes arteriais, prevenindo a formação de depósitos de gordura nos vasos sanguíneos. Além disso, lecitina de soja aumenta o metabolismo e o transporte das gorduras. Por isso, ela é indicada para ajudar a reduzir o mau colesterol. Na realidade, a lecitina de soja oferece vários benefícios à saúde, mas o maior deles é essa importante capacidade de regular as taxas de colesterol no sangue. Todos os estudos já realizados com a lecitina de soja comprovaram sua capacidade de combater a hipercolesterolmia e aumentar o “bom colesterol” (HDL).

Outros benefícios da Lecitina de Soja:
Queijo de Soja, o tofuA suplementação com lecitina de soja, de acordo com a orientação médica, traz ainda outras vantagens. Ela melhora a aprendizagem, a memória e a concentração devido à fosfatidilcolina, que eleva a concentração de acetilcolina no cérebro. A lecitina também aumenta a absorção das vitaminas lipossolúveis, e seu teor de fósforo ajuda a diminuir a fadiga e o cansaço. Como se não bastasse, a lecitina também melhora a saúde da pele, favorecendo a hidratação e melhorando sua elasticidade.
A lecitina ajuda a tratar as dores na bexiga, coração, intestinos, vesícula biliar, e a arteriosclerose. Auxilia no tratamento do câncer de mama, colo e de útero e doenças de pele. Pode aliviar dores de cabeça, dores reumáticas, edemas, de estômago, febres, gripe. Ajuda a reduzir as taxas de LDL no sangue, sem alterar a taxa de HDL. Ajuda a diminuir a insônia, na prevenção de osteoporose, reumatismo e melhorar os sintomas da menopausa.
Lecitina de soja é um produto calmante, adstringente, antigripal, anti-reumática, dissolvente, emoliente, estomáquica, fungicida, mulsificante, hipocolesterolêmica, nutritiva, laxante, sudorífera e tônica.

Controle e redução do peso.
Sua importância no controle e redução de peso é de permitir o correto metabolismo das gorduras, distribuindo-as de forma uniforme na corrente sanguínea. Acredita-se que a lecitina seja um diurético, ajudando, portanto a superar os problemas de retenção de líquidos. É bom, porém lembrar que a lecitina contém aproximadamente 10 calorias por grama. (Fonte: Oficina de Ervas)

Onde comprar a Lecitina de Soja.
A lecitina de soja costuma ser encontrada em lojas de produtos naturais e, até mesmo, em farmácia. Não é necessária prescrição médica.
Consumo: Siga as instruções do fabricante.

Leia também: As maravilhas e vantagens da lecitina de soja

Benefícios da Soja

Abraços e muita paz!

Lecitina de soja é rica fonte de Colina Lecitina de soja é rica fonte de Colina Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on novembro 19, 2014 Rating: 5
2 comentários:
  1. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Ótimas informações, vamos coloca-las em nossa alimentação!1 Muitas alegrias e Saúde!
    Curtir · Responder · Moderado · Publicly Visible · Seguir publicação · 21 de novembro às 22:58

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, minha querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Obrigado, minha querida amiga, que bom que gostou das informações sobre a lecitina, fico muto feliz com sua participação e carinho, valeu!!!
      Tenha um ótimo e feliz domingo, repleto de muta luz!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir