Os ricos benefícios da batata da terra

Benefícios da batata doce
Alguns alimentos são muito importantes para a manutenção de nossa saúde, entre eles podemos encontrar os ricos benefícios da batata da terra ou batata doce.
A batata da terra ou batata doce é um tubérculo rico em carboidratos e vitaminas, tem baixo índice glicêmico, o que fez este alimento causar grande interesse nos adeptos de atividades físicas, acabou por virar o carboidrato do momento. Além disso, ela é muito benéfica para o nosso organismo, pois é um dos alimentos mais nutritivos do mundo. Ainda é um alimento rico em fibras, potássio, e fonte de ferro. Temos facilidade para uso desse alimento, pois é a quarta hortaliça mais cultivada no Brasil.

Ricos benefícios da batataA batata doce, também chamada batata da terra, batata da ilha, jatica e jetica, é uma planta da família das convolvuláceas, da ordem das Solanales (a mesma da batata, do tomate, das pimentas etc.). Originária dos Andes, se espalhou pelos trópicos e subtrópicos de todo o mundo. É a quarta hortaliça mais cultivada no Brasil e a que possui o maior índice de produtividade de quilocalorias por hectare por dia.
As folhas e brotos da batata doce são comestíveis após breve cozimento, saborosas e nutritivas, constituindo verdura de produção facílima e abundante. (Fonte: Wikipédia)

A batata da terra é um dos alimentos mais nutritivos do mundo. A Batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glícose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina (responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras). Rica em fibras, também é fonte de ferro, vitamina C e potássio, além de apresentar alto teor de vitamina E

Batata da terra com cascaA melhor maneira de obter todos os benefícios da batata doce ou batata da terra na dieta é de forma cozida e com casca. É necessário cuidado com a preparação devendo se evitar fritar, pois a fritura vai aumentar a gordura na batata doce prejudicando a saúde.

Benefícios da batata da terra ou batata doce.
Fornece energia para o treinamento, auxilia na queima de gordura e no ganho de massa muscular porque libera a glicose no sangue lentamente.

Ajuda a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicêmico. O carotenóide na batata doce pode ajudar seu corpo a responder à insulina e estabilizar o açúcar no sangue. A batata doce também tem uma quantidade significativa de vitamina B6, ajudando na resistência na doença do coração.

Auxilia no emagrecimento, pois diminui o apetite pela riqueza em fibras. Batata doce ou batata da terra é uma boa fonte de fibra dietética, ajudando a promover um sistema digestivo saudável. A investigação descobriu que eles também podem ajudar a limpar metais pesados como arsênio e mercúrio do trato digestivo. Ela é digerida com mais lentidão pelo organismo, o que gera a sensação de saciedade por mais tempo.
Seu efeito emagrecedor apareceu de uma pesquisa científica da College of Agriculture and Life Sciences, EUA. Ela tem baixo índice glicêmico, portanto é digerida mais lentamente pelo corpo, dando saciedade por mais tempo e prorrogando a vontade de comer novamente, o que combate a obesidade.

Batata doce cozidaFortalece o sistema imunológico porque tem boa quantidade de vitamina A. A vitamina A que contém na batata da terra ou batata doce, atua diretamente no sistema imunológico, tornando-o mais eficiente e resistente.
A vitamina A age como antioxidante e atua na manutenção dos ossos, tecido epitelial. A pesquisa mostrou que o pigmento antocianina antioxidante é abundante no amido da batata doce, o que pode diminuir os perigos apresentados por metais pesados e dos radicais de oxigênio.

Reduz o colesterol total e auxilia na digestão devido seu teor de fibras. Seu alto teor de fibra solúvel auxilia na redução tanto de açúcar no sangue como no colesterol.

Faz bem para a pele graças a vitamina E. A vitamina E ajuda a proteger as nossas células dos compostos tóxicos que entram no nosso organismo.

Ajuda a prevenir câncer por seu alto teor de vitamina A. A vitamina A atua como antioxidante que combate os radicais livres, retardando o envelhecimento da pele, prevenindo contra as células cancerígenas e mantendo as células saudáveis.

Auxilia na formação de colágeno e previne anemia graças à vitamina C. Riquíssima em vitamina C, fundamental na construção dos ossos, a batata doce também auxilia na cicatrização e na digestão, além de manter a boa saúde do sistema imunológico.

Regula a pressão arterial e reduz cãibras também pela vitamina C. A vitamina C atua auxiliando a absorção dos nutrientes no organismo, além de regular a pressão arterial.

Benefícios batata da terraA Batata doce tem propriedades antiinflamatórias. Graças à vitamina C, vitamina B6, beta-caróteno, e manganês. Elas são eficazes na cura de inflamações internas e externas. A Inflamação reduzida foi demonstrada em tecido de cérebro e tecido nervoso em todo o corpo após o consumo da batata da terra ou batata doce.
Esses tubérculos são ricos em beta-criptoxantina, que ajudar na prevenção de doenças inflamatórias crônicas, como a artrite reumatóide. Estudos descobriram que aqueles que comiam alimentos ricos em beta-criptoxantina foram 50% menos propensos a desenvolver artrite inflamatória do que aqueles que comiam muito desses alimentos.

Características da batata da terra ou batata doce.
A batata da terra ou doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina (responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras). Rica em fibras, ela também é fonte de ferro, vitamina C e potássio, além de apresentar alto teor de vitamina E, conter vitamina A e C. (Fontes: índice de Saúde e Saúde Dica)

Quantidade diária recomendada.
Não tem uma dose diária recomendada. Ela deve estar calculada dentro do plano alimentar de acordo com o objetivo de cada um. É importante dosar a quantidade de batata doce porque se for consumida em excesso e não se praticar atividade física a batata doce engorda.

Batata doce emagrece
Abraços e muita paz!

Os ricos benefícios da batata da terra Os ricos benefícios da batata da terra Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on outubro 23, 2014 Rating: 5
3 comentários:
  1. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    É mesmo uma delícia, em casa consumismo muito. Saber de tantas qualidades é estimulante. Muita harmonia e saúde para VC!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Sim, é uma delícia, além dos ótimos benefícios para a saúde, também gosto muito, vamos continuar consumindo com regularidade.
      Obrigado minha querida amiga, fico muito feliz com sua presença, comentário, apoio e carinho de sempre!
      Tenha uma ótima e abençoada noite!!!
      Abraços com carinho e muita paz!!!

      Excluir
  2. Quem tem cálculo renal ou seja cisto renal pode consumir a batata doce?

    ResponderExcluir