Gelatina é um doce gostoso que faz bem

Gelatina, um doce saudável
A gelatina é um doce gostoso que faz bem, é eficaz na saúde e na beleza do corpo. A gelatina ajuda a emagrecer e, de quebra, faz um bem danado para a elasticidade da pele. Quando o assunto é dieta, a gelatina tem espaço garantido no cardápio. Refrescante e saborosa, ela ajuda a controlar a vontade de comer doces e ainda estimula a produção de fibras de colágeno.

Com poucas calorias e bastante versatilidade, a gelatina é uma aliada daqueles que procuram manter uma alimentação saudável regularmente. Sem gordura, nem colesterol, e com muita água ela é uma opção e tanto para quem procura se alimentar bem. Em função da sua ação no nível gástrico e como se liga a uma grande quantidade de água, a gelatina produz um ativo efeito de saciedade. Assim também é uma opção para quem está de dieta ou procura alimentos com poucas calorias. Ela é composta por cerca de 84 a 90% de proteína, 8 a 15% de água, 1 a 2% de sais minerais e tem em sua composição subprodutos do colágeno, proteína predominante na pele, ossos, cartilagens, tendões e tecido conjuntivo. O colágeno representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano e tem uma função primordialmente estrutural, ou seja, dá sustentação às células, mantendo-as unidas. 
Gelatina e seus benefíciosDe acordo com a nutróloga Tamara Mazaracki, ela é recomendável porque além de ser pouco calórica, fornece nove dos dez aminoácidos essenciais ao corpo, beneficiando a síntese do colágeno e auxiliando na nutrição dos tecidos. As propriedades do colágeno fazem dele um ingrediente especial e importante. A gelatina oferece uma combinação multifuncional única de propriedades tecnológicas e promotoras da saúde. O uso da mesma tem dado resultados positivos principalmente no fortalecimento dos ossos, na prevenção de doenças como osteoporose, na nutrição desportiva, promovendo maior resistência e também na manutenção da beleza, auxiliando o crescimento e brilho das unhas, dos cabelos e da pele. Para quem procura um efeito mais rápido e não quer ingeri-la somente como sobremesa, é só procurar a gelatina hidrolisada (também chamada de colágeno hidrolisado). Esta pode ser diluída em meio copo de água ou adicionada em sucos, leite, sopas, chás, com dose diária de 10g (uma colher de sopa), ensina a nutróloga'.

Os Benefícios da Gelatina:
Controle do Peso: Alguns estudos têm mostrado que a gelatina é um elemento importante que aumenta a produção de HGH (hormônio do crescimento humano), ao mesmo tempo, estimula o metabolismo através de seus ácidos de nutrientes e aminoácidos. Além disso, a fibra e a proteína ajuda a fazer você se sentir completo, o que elimina os seus desejos pelas comidas e reduz os excessos. Isso o torna um alimento útil para quem está tentando controlar seu peso naturalmente.

Gelatina para pele saudávelCicatrização: As proteínas são uma parte essencial da cicatrização de feridas, a gelatina contém um aminoácido específico chamado glicina, que está diretamente ligado à redução da inflamação. Isto significa que uma ferida pode passar da fase de inflamação para a etapa de cura muito mais rápida, e os aminoácidos adicionais e as proteínas ajudam a desenvolver uma nova pele no tecido da cicatriz.

Unhas, cabelos e dentes: As pessoas estão sempre tentando encontrar novas maneiras de cuidar de seus cabelos, pele, unhas e dentes. A queratina, uma das proteínas encontradas na gelatina, é encontrada em quantidades elevadas nas partes do seu corpo, e ajuda a mantê-los fortes. Portanto, o consumo de gelatina é uma maneira simples e eficaz de garantir a manutenção desses elementos superficiais do seu corpo em uma boa forma!

Saúde óssea e articular: As proteínas encontradas na gelatina, bem como o selênio, fósforo e cobre encontrada em quantidades significativas podem ajudar a manter os ossos fortes e aumentar a densidade mineral óssea em seu corpo. Este pode ser um importante mecanismo de defesa contra a osteoporose, enquanto que alguns outros aminoácidos encontrados na gelatina são conhecidos por reduzir a inflamação, o que significa que as condições como a artrite pode também ser ajudado ao consumir gelatina. Além disso, a gelatina pode contribuir para o desenvolvimento da cartilagem, o que reforça as articulações e ossos e estende a sua longevidade.

Sistema imune: A Prolina, um outro aminoácido encontrado em quantidades significativas na gelatina, tem sido relacionada com a melhora da função imunológica em animais, o que significa que podemos melhorar a nossa saúde e capacidade geral de combater infecções e doenças através do consumo de gelatina em nossa dieta diária.

Gelatina e os benefícios para o sonoBenefícios para sono: Estudos têm ligado a glicina na melhoria dos ciclos de sono e uma estimulação de certos neurotransmissores e enzimas que aumentam a qualidade e duração do sono. Ciclos do sono e descanso para o corpo também é importante para o funcionamento geral e no metabolismo do corpo, que afeta a saúde de muitas maneiras.

Tom de pele e efeitos antienvelhecimento: A gelatina é rica basicamente em colágeno, que é um dos elementos mais importantes da nossa pele para manter a elasticidade e a tensão entre as células dérmicas. Ao aumentar a quantidade de colágeno através do consumo da gelatina, podemos manter a nossa pele firme e olhar mais jovens.

Regulação metabólica: Como mencionado anteriormente, a gelatina é uma maravilhosa fonte de aminoácidos e é perto de uma fonte de proteína completa. Isto significa que todas as atividades metabólicas do corpo são melhoradas pela ingestão da gelatina, incluindo a criação de novas células, e a eliminação de células doentes ou saudáveis, aumento dos músculos, o uso e a absorção de nutrientes apropriados, e um número de outras funções essenciais em nosso corpo.

Saúde digestiva: A estimula os sucos digestivos, e aumenta o movimento peristáltico nos músculos lisos intestinais. Isso pode ajudar a melhorar a diversos problemas de saúde, uma vez que a constipação e a incapacidade de absorver adequadamente os nutrientes podem ser um grande problema para a nossa saúde.

Algumas palavras de Precaução: Os efeitos colaterais relatados sobre a gelatina, são os arrotos, inchaço e problemas estomacais, mas essas reações são raras. (Fonte: Saudedica)

Gelatina e as célulasEstudos e pesquisas sobre a gelatina:
Alguns estudos verificaram que uma hora após a ingestão de cerca de 10g de gelatina (colágeno hidrolisado) ocorre um aumento de aproximadamente 500% na concentração plasmática de hidroxilisina, 200% de glicina e 150% de prolina, elementos fundamentais para a síntese de colágeno. Esta teoria atualmente encontra-se em estudo, sendo bastante investigada e discutida na literatura científica.
Novos estudos associam o consumo do produto a reconstituição ou regeneração das articulações. Que a gelatina em pó é uma fonte rica em colágeno não chega a ser uma novidade. Mas agora pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estão encontrando vários motivos para torná-la um importante nutriente na dieta. 
Esses estudos demonstram que o uso diário da gelatina contribui para fortalecer unhas, cabelos e melhorar a hidratação da pele. Além disso, a substância extraída do colágeno bovino e rica em proteínas também funcionaria na manutenção dos ossos e reconstituição ou regeneração das articulações. 
O organismo humano necessita de dez dos aminoácidos essenciais, que são consumidos através dos alimentos. A gelatina contém nove desses aminoácidos. O produto também possui fragmentos de proteínas que facilitam sua absorção no organismo. “Os estudos têm demonstrado que a gelatina pode atuar na regeneração das articulações desgastadas pelo processo de artrose”, explica Jaime Farfan, professor titular da Área de Nutrição e Processamento da Unicamp. “Vamos iniciar um estudo com a Faculdade de Medicina para testar a eficácia em pacientes brasileiros”, diz. 
Segundo Farfan, a gelatina não tem a mesma indicação para as crianças. “Não serve para o crescimento”, afirma. “Mas a gelatina pode ser utilizada a partir de uma determinada idade como forma de manutenção da cartilagem e dos ossos”, completa o especialista.

Maravilhas da gelatina

Boa saúde para você!

Abraços e muita paz!

Gelatina é um doce gostoso que faz bem Gelatina é um doce gostoso que faz bem Reviewed by Luis Eduardo Pirollo on setembro 26, 2014 Rating: 5
2 comentários:
  1. Eloiza Martins De Oliveira Miranda. Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Não imaginava tantos benefícios. Uma delícia, com tantas coisas boas... vamos aproveitar!! Ótima dieta para todos nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, minha querida amiga Eloiza!!!
      Pois é, querida amiga, além de muito saborosa, ainda nos apresenta uma infinidade de benefícios. Alguns deles também não conhecia, vamos aproveitar e incluir em nossa dieta. Ótima dieta para todos nós!!!
      Obrigado, minha querida amiga, fico muito feliz com sua presença, com seu comentário, com seu apoio e carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha um maravilhoso e abençoado final de semana!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir