Bondade e a caridade no banco dos réus

Caridade no banco dos réus
Por vezes, a bondade e a caridade humana passam pelo banco dos réus e o julgamento humano é implacável. Mas, como afirma o nosso grande Mestre, cada um será julgado por suas obras, pelas boas ações que pratica receberá o galardão, não basta ter fé, pois a fé sem obras é morta. Alimente e fortaleça sempre o lado positivo da vida, agindo e pensando com otimismo e bondade, servindo e auxiliando a todos os que necessitam, sem julgamento ou distinção, este é o verdadeiro crescimento e sentido real da vida.

Servir, além do próprio dever, não é bajular e sim ganhar segurança. Cada pessoa a quem você preste auxílio, é mais uma chave na solução de seus problemas. É natural que você faça invejosos, mas não inimigos. Cada boa ação que você prática, é uma luz que você acende, em torno dos próprios passos. Quem fala menos ouve melhor, e quem ouve melhor aprende mais. (André Luiz)

A Caridade no banco dos réus
- Mande entrar a ré! - ordenou o juiz.
O tribunal estava montado. A mulher, com passos tímidos, avançou e acomodou-se no banco dos réus. O advogado da acusação estava preparado; as perguntas, direcionadas à ré, fizeram-se ouvir na sala da justiça:
- Qual o seu nome?
- Caridade - respondeu a interpelada.
- A senhora sabe que está sendo acusada de alimentar a ociosidade e a preguiça dos indigentes da nossa cidade criando obstáculos para que a municipalidade os eduque e os instrua nos conceitos de cidadania?
- Sim.
- A senhora reconhece que, com sua ação, dita caridosa, tem contribuído para o aumento de indigência sustentada?
- Não.
- Consta dos autos do processo que a senhora, na sua instituição, atende pessoas de má vida, consideradas pela lei como contraventoras e até criminosos, e que a senhora não faz distinção entre eles e os cidadãos de bem. Confirma?
- Sim.
- Consta, ainda, que um cidadão honrado, respeitável membro da nossa comunidade, tomando de boa fé a procurou para pedir orientação sobre um processo justo que deveria mover contra os herdeiros, de cuja herança também tinha por direito participar, e a senhora tentou dissuadi-lo dessa ação, contrariando a Constituição do nosso país que prevê os direitos do indivíduo. A senhora confirma?
- Sim.
- Meritíssimo, nada mais tenho a inquirir à acusada - declarou o porta-voz da acusação.
Nesse momento o juiz convoca o advogado de defesa. Prontamente ele se coloca diante da acusada e lhe indaga:
- A senhora tem na memória há quanto tempo se dedica a socorrer as necessidades humanas?
- Não.
Voltando-se para os jurados, o causídico inicia a defesa:
- Sabemos, e isto é conhecido de todos nesta cidade e nas cidades vizinhas, que a acusada, com seu carinho e a sua dedicação, tem convertido almas para o bem, principalmente aqueles que a procuraram na condição de contraventores e criminosos, e que hoje são pessoas trabalhadoras e honradas.
Poderíamos citar aqui uma centena delas. Devo acrescentar ainda que, para municipalidade instruir nossos irmãos indigentes e reintegrá-los à sociedade, é necessário que eles estejam vivos! Não fosse o trabalho de amor, socorrendo com remédios, alimentos e roupas a esses infelizes, quantos não teriam sucumbido de fome e de frio? Não fosse ainda o calor humano que empresta a nossa irmã aqui acusada a esses irmãos, quantos, no auge do desespero, não teriam praticado o suicídio na fuga desesperada do sofrimento?
- Quanto ao nobre cidadão que a procurou de boa fé, e cuja historia consta dos autos, saibam os senhores que, depois de gastar suas economias em um processo do qual não tinha direito constituído, é hoje um dos indigentes que sobrevivem da ação caridosa da nossa irmã acusada.
Para surpresa de todos, complementou sua defesa fazendo uma inspirada exaltação. Com os braços estendidos na direção do banco dos réus, afirmou:
- Senhora Caridade! Rainha da Luz! Procurei por você entre os ricos que distribuem as sobras, mas fui encontrá-la entre os mendigos que repartem entre si as migalhas que os alimenta e os trapos que os aquecem. Procurei por você nos grandes templos das religiões do mundo, mas fui encontrá-la entre o povo, estendendo suas mãos generosas, socorrendo a necessidade humana, oferecendo, além do pão, o calor da fraternidade e do amor que reconforta o espírito. Seguindo o seu rastro de luz, pude ver muitas feridas do corpo e da alma cicatrizando-se ante a ação do seu inigualável amor.
E hoje você está aqui! Diante do tribunal da insensatez humana sendo julgada por amar demais seus semelhantes. Sei que as leis que orientam o seu coração estão além das leis mesquinhas dos homens. Por isso, peço-lhe, perdoa-nos alma querida e justa, pois os homens ainda não sabem o que fazem.
Encerrada a defesa, o júri absolveu a acusada por unanimidade. (Maktub)

Os bons e os maus resultados dos nossos ditos e obras vão-se distribuindo, supõe-se que de uma maneira bastante uniforme e equilibrada, por todos os dias do futuro, incluindo aqueles, infindáveis, em que já cá não estaremos para poder comprová-lo, para congratularmo-nos ou para pedir perdão, aliás, há quem diga que é isto a imortalidade de que tanto se fala. (José Saramago)
As boas ações elevam o espírito e predispõem-no a praticar outras. (Jean-Jacques Rousseau)

Bom coração e boas ações

Abraços e muita paz!

Bondade e a caridade no banco dos réus Bondade e a caridade no banco dos réus Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on setembro 03, 2014 Rating: 5
2 comentários:
  1. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Linda Lição de Vida. Como é comum o ser humano julgar...como se fôssemos sempre certos nas ações. Que Deus ilumine a Humanidade, tão carente de Dons Espirituais.Para as boas ações , precisa-se mesmo, apenas de bom coração, oportunidades não nos falta.Esteja sempre abençoado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, minha querida amiga Eloiza Martins De Oliveira Miranda!!!
      Sim, o ser humano julga com muita facilidade e sem olhar o rabo... rsrsrs... a grande maioria se acha dono da verdade, mas na realidade pouco sabemos...
      Obrigado, minha querida amiga, que bom que gostou da lição, fico muito feliz com sua presença, com seu lindo comentário, com o seu apoio e carinho de sempre, valeu!!!
      Tenha um lindo e abençoado dia!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir