Yacon na saúde e na vida do ser humano

Batata yacon
A batata Yacon é de grande ajuda na saúde e na qualidade de vida do ser humano. Ela oferece grande ajuda no controle do diabetes, na regulação do intestino, no tratamento  de colesterol alto, na redução dos e ácido graxos no sangue, aumento da imunidade e no aumento da sensação de saciedade, com isso ajuda bastante nos regimes alimentares. Também ajuda no aumento da absorção de minerais como cálcio, magnésio e ferro e é rica em potássio.

O yacon (Smallanthus sonchifolius) é uma planta originária da Cordilheira dos Andes cujas folhas e tubérculos são consumidos na forma natural em diversos países da América Latina. Seu consumo é feito há milhares de anos pelos Incas. O yacon é mais conhecido como batata yacon e tem sido produzida no interior de São Paulo. Atualmente as batatas já podem ser encontradas em diversos países da Europa, tornando-se importante alimento funcional. Conhecida como batata do diabético, a batata yacon é empregada no tratamento de colesterol alto e de diabetes, pois os tubérculos contém frutano, tipo de açúcar não absorvido pelo trato digestivo. Ao contrário da batata doce e da inglesa, a batata yacon não deve ser frita, nem cozida. Ela é consumida crua, como uma fruta, ou na forma de suco. (Wikipédia) 

Yacon na redução dos níveis de glicemia.


Yacon e a diabetesA batata yacon ficou conhecida por auxiliar na redução dos níveis de glicemia. Muitos diabéticos que incluíram o tubérculo andino na alimentação perceberam que as taxas de açúcar no sangue se reduziram com o passar do tempo. Alguns relatam, inclusive, que deixaram de tomar alguns remédios para controlar a glicose por causa da batata. Ela tem a textura macia e é levemente adocicada. Seu gosto lembra o sabor da pera e do melão. O formato dela é parecido com o da batata doce.
A Batata Yacon pode ser considerada um alimento funcional pelo seu alto teor de Frutooligossacarídeos (FOS) e inulina. Estes não são digeríveis pelo aparelho digestivo, tendo o mesmo efeito de fibra alimentar. Por este motivo pode ser utilizada por pacientes com diabetes do tipo 2, pois podem ajudar no controle da glicemia. Os carboidratos simples são digeridos e absorvidos rapidamente, produzindo um aumento súbito da taxa de glicose no sangue e gerando picos de insulina. Já o efeito do carboidrato presente na batata yacon é o contrário, devido ao tamanho de sua molécula são digeridos e absorvidos lentamente, ocasionando aumento pequeno e gradual da glicemia.
Além de ser eficaz para os diabéticos, os seus benefícios para a saúde do organismo podem ser vários: baixa caloria, sensação de saciedade, aumento da imunidade, regulação do intestino, redução do colesterol e ácido graxos no sangue, aumento da absorção de minerais como cálcio, magnésio e ferro e é rica em potássio.

Baixa Caloria - O carboidrato da batata yacon é menos calórico que um carboidrato simples. Cada 100 gramas da batata yacon tem aproximadamente 30 calorias, já a batata inglesa tem 51 calorias na mesma quantidade. E também é rica em água.

Regulação do Intestino - Estudos mostram que a batata yacon é rica em inulina, um prébiotico, tipo de carboidrato do grupo dos frutooligossacarídeo. A inulina por não ser digerível pelo organismo humano ajuda a melhorar o funcionamento intestinal por estimular o crescimento e a atividade de bactérias no cólon. A melhora do funcionamento intestinal ajuda diretamente o aumento da imunidade.

Sensação de Saciedade - Por ser um alimento rico em fibras, a batata yacon dá uma sensação de saciedade por ter uma ação lenta na digestão. Ótimas para regimes alimentares.

Yacon plantaçãoEm alguns lugares você escuta sobre o consumo de Chá de folhas do Yacon, pelo seu efeito hipoglicemiante. Mas cuidado, alguns estudos mostram que o uso prolongado deste chá pode levar a sérios problemas renais. Neste caso, o uso oral das folhas do Yacon não deve ser recomendado, visto que os riscos são bem maiores que os benefícios.

Como devo consumi-la?

A batata Yacon pode ser consumida crua, como fruta ou adicionada em sucos e farinhas, ao contrário de outros tipos de tubérculos como a batata inglesa e a batata doce, que geralmente se apresentam cozidas, assadas ou fritas.
Ela pode ser utilizada como um substituto bem interessante para as pequenas refeições ao dia, como a colação ou o lanche da tarde. É importante dizer que mesmo tendo poucas calorias seu consumo não deve ser em excesso. (Gabriela Cuesta) 

Pesquisa sobra a Yacon.

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Franca (UNIFRAN), em São Paulo, afirma que o consumo diário da batata yacon pode ajudar no controle da glicemia em portadores de diabetes tipo 2. Segundo os pesquisadores, o tubérculo é rico em um carboidrato chamado frutooligossacárico, que age de forma semelhante as fibras em nosso organismo. Um carboidrato simples - também conhecido como amido - é absorvido rapidamente pelo organismo, elevando as taxas de glicose no sangue em uma velocidade maior e gerando picos de insulina. Já no caso do carboidrato presente na batata yacon o que acontece é o contrário. "Nosso corpo não consegue quebrar as moléculas desse carboidrato com tanta facilidade, por isso sua absorção é mais lenta", diz o nutrólogo Roberto Navarro. E por que esse mecanismo faz diferença no controle do diabetes? "Os carboidratos da batata yacon, por serem de lenta absorção, liberam o açúcar no sangue em baixas quantidades, equilibrando as taxas de glicose do organismo e, consequentemente ajudando a controlar a doença, como fazem as fibras", completa o especialista.  

A Universidade de Fukushima, no Japão, encontraram nela uma substância semelhante à insulina, capaz de reduzir as taxas de glicose no sangue. Esses estudos concluíram que o tubérculo, originário dos Andes, pode contribuir no tratamento de diabetes.

Receitas para consumo do yacon.


Suco da batata yaconPara se obter os melhores resultados, a batata yacon deve ser consumida crua como uma fruta, não frita ou cozida. Com aparência de batata-doce, ela tem a textura porosa e o sabor semelhante ao da pêra. Coma de três a quatro fatias por dia.
Em relação à quantidade, não existe uma recomendação específica. A dica é incluir uma porção da batata em sua dieta algumas vezes na semana. O alimento pode ser usado no preparo de saladas, sucos e vitaminas. 

Receita de suco com Batata Yacon

2 xícaras (chá) de melão
1 batata yacon
2 colheres (sopa) de hortelã picada
1 xícara (chá) de água de coco
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba sem coar.

Yacon para consumo

Abraços e muita paz!

Yacon na saúde e na vida do ser humano Yacon na saúde e na vida do ser humano Reviewed by Luís Eduardo Pirollo on agosto 09, 2014 Rating: 5
4 comentários:
  1. Eloiza Martins De Oliveira Miranda · Quem mais comentou · Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins
    Preciso saber comprar esta batata, não conheço. A Natureza ajudando-nos sempre. Muita Harmonia para VC!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida amiga Eloiza!!!
      Minha querida amiga, já uso faz um tempo, tem lá na Izabel do Jingo. É uma batata para consumir crua, é bem saborosa, também pode ser consumida em sucos.
      Obrigado, Minha querida amiga, fico muito feliz com sua participação, apoio e carinho, valeu!!!
      Muita harmonia para você também!!!
      Tenha uma ótima noite e um domingo maravilhoso, e abençoado!!!
      Abraços e muita paz!!!

      Excluir
  2. Bom dia querido amigo Luis
    Que maravilha esta batata! Fico cheia de vontade de beber esse suco, tem um aspecto apetitoso, mas não conheço nem nunca ouvi falar desta batata. Acho que por aqui não há... nem vejo nos mercados.
    Tenha um dia feliz e abençoado
    Bjinhos no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, minha querida amiga Gatinha!!!
      Sim, minha querida amiga, esta batata é maravilhosa, já uso faz algum tempo, gosto do sabor, se parece com a pera, tem muita água e é bem apetitosa. Ela é consumida como fruta, é só descascar e comer. Uma pena não ter por ai, aqui encontramos nas casas especializadas em frutas, legumes e verduras.
      Obrigado, fico muito feliz com sua presença, com seu comentário e com o seu carinho de sempre!!!
      Valeu, minha querida amiga, tenha também um dia muito feliz e abençoado!!!
      Beijinhos no coração!!!

      Excluir