Só o teste do fogo faz o verdadeiro aço

Aprendendo a ter caráter
Somente com o teste do fogo se faz o verdadeiro aço. O caráter aprende-se na tenra idade, é preciso criar princípios educativos para a construção da reputação e do caráter de um individuo. O caráter e os traços da personalidade precisam ser esculpidos com o aprendizado para que se torne sólido e inalterável no decorrer da vida. O talento educa-se na calma, o caráter no tumulto da vida. O caráter se molda na família e na escola através da prática constante de programas de formação ética e moral.

O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho. O caráter é como uma árvore e a reputação como sua sombra. A sombra é o que nós pensamos dela; a árvore é a coisa real. (Abraham Lincoln)
As dificuldades são o aço estrutural que entra na construção do caráter. (Carlos Drummond de Andrade)
O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu caráter. (Sócrates)

Carta atribuída a Abraham Lincoln enviada ao professor do seu filho.
Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, por cada vilão há um herói, que por cada egoísta, há também um líder dedicado, ensine-lhe por favor que por cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder mas também a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros do céu, as flores do campo, os montes e os vales.
Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos. Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.
Ensine-o a ouvir a todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando esta triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram. Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.
Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.
Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.
Eu sei que estou a pedir muito, mas veja que pode fazer, caro professor. (Abraham Lincoln, 1830)
Não há fonte segura dizer-se que seja de sua autoria. É uma maravilhosa carta, com bons ensinamentos na formação do caráter e ótima filosofia de vida para qualquer filho, mas não e tem provas que foi Lincoln quem a escreveu.

As circunstâncias entre as quais você vive determinam sua reputação...
A verdade em que você acredita determina seu caráter...
A reputação é o que acham que você é; o caráter é o que você realmente é...
A reputação é o que você tem quando chega a uma comunidade nova; o caráter é o que você tem quando vai embora.
A reputação é feita em um momento; o caráter é construído em uma vida inteira...
A reputação torna você rico ou pobre; o caráter torna você feliz ou infeliz...
A reputação é o que os homens dizem de você junto à sua sepultura; o caráter é o que os anjos dizem de você diante de Deus. (William Hersey Davis)

Senhor, minha preocupação não é se Deus está ao nosso lado; minha maior preocupação é estar ao lado de Deus, porque Deus é sempre certo. (Abraham Lincoln)

Manifestação do caráter

Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo... (Isaías 1:17)

Abraços e muita paz!

Só o teste do fogo faz o verdadeiro aço Só o teste do fogo faz o verdadeiro aço Reviewed by Luis Eduardo Pirollo on agosto 26, 2014 Rating: 5
Nenhum comentário: